Raças de cachorro italiano

Raças de cachorro italiano

A Itália é um país interesse para quem quer entender a nossa civilização e a cultura contemporânea, além de ser deslumbrante com toda a arte e gastronomia que tem. É o país que testemunhou o apogeu e a derrota do Império Romano, e também, surpreendente pelo número de raças de cachorro de origem italiana.

Atualmente, o Ente Nazionale della Cinofilia Italiana (Entidade Nacional de Cinofilia Italiana - ENCI) reconhece 16 raças de cachorros italianos. Dede um pequeno maltês a um gigantesco mastim napolitano, o "país da bota" tem cachorros muito especiais e impressionantes, tanto por sua beleza e personalidade forte, como por seus sentidos desenvolvidos e habilidades notáveis.

Quer saber mais sobre as raças de cachorro italiano? Então, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer os 10 cachorros italianos mais populares do mundo!

Raças de cachorro italiano

Estas são as 16 raças de cachorro italiano:

  • Mastim Napolitano
  • Maltês
  • Cane Corso
  • Braco italiano
  • Galgo Italiano
  • Bichon Bolonhês
  • Pastor-Bergamasco
  • Lagotto Romagnolo
  • Pastor-Maremano
  • Vulpino Italiano
  • Cirneco do Etna
  • Spinone italiano
  • Sabujo italiano de pelo curto
  • Sabujo italiano de pelo duro
  • Segugio Maremmano
  • Lutador de Brindisi

Mastim Napolitano

O Mastim Napolitano (mastino napoletano) é um cachorro de porte grande, com um corpo robusto, músculos bem desenvolvidos e mandíbulas fortes. Algumas de suas características físicas mais marcantes são as numerosas rugas e dobras que esses cães exibem em sua cabeça e as múltiplas papadas que se formam em seu pescoço.

É um cão muito caseiro e leal aos seus cuidadores, mas, ao mesmo tempo, revela uma personalidade firme, determinada e independente. Apesar da sua presença imponente, o mastim napolitano pode ser muito sociável com outros cães e desfrutar de uma interação muito positiva com as crianças, desde que tenha uma educação adequada e socialização precoce.

Embora não sejam cachorros particularmente ativos, os mastins devem realizar uma boa dose de atividade física diária para manter um peso saudável e ter um comportamento equilibrado. Além disso, esse grande cachorro italiano precisa da atenção e de se sentir parte de um núcleo familiar para desfrutar uma vida feliz e otimizar as suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Quando ele não tem a companhia dos seus entes queridos ou fica sozinho por muitas horas, pode desenvolver condutas destrutivas e sintomas de estresse.

Maltês

O Maltês, também conhecido como Bichon Maltês, é um cão do tamanho toy que se caracteriza por seu longo e sedoso pelo de cor totalmente branca, precisa de escovação regular para se manter livre de sujeiras e evitar a formação de nós e emaranhados. Embora tenha sido reconhecido como uma raça de cachorro italiano, as origens do Maltês estão associadas não só com a Itália e a ilha de Malta, mas também com a ilha de Mljet, na Croácia.

Estes pequenos peludos precisam de atenção constante dos donos e estão sempre predispostos a receber carinhos, passeio ou brincadeiras com os seus brinquedos favoritos. Eles não gostam de solidão e podem sofrer inúmeros problemas comportamentais, como a ansiedade da separação, se ficarem sozinhos em casa por muito tempo. Se você estiver procurando por um cão mais independente, é melhor buscar outra raça ou conhecer as vantagens de adotar um animal mestiço.

Pastor-Maremano

O Pastor Maremano também conhecido como Pastor-Maremano-Abruzês, é uma antiga raça de cães italianos que se originou na região central de Itália. É um cão poderoso e imponente, de grande porte, aparência rústica e pelagem abundante de cor branca. A aparência é muito semelhante à do Cão de Montanha dos Pirinéus. Tradicionalmente, eles eram usados para guiar e defender rebanhos dos ataques de lobos e outros predadores.

Embora ele possa adaptar-se à rotina doméstica como cachorro de companhia, o Pastor-Maremano precisa de um espaço amplo para se desenvolver, se expressar e movimentar livremente, bem como desfrutar da vida ao ar livre. Portanto, não é uma raça apropriada para apartamentos.

Braco italiano

O Braco Italiano, também conhecido como pointer italiano, é um cão antigo provavelmente originado no norte da Itália, que já era retratado durante a Idade Média. Historicamente, estes peludos foram usados para a caça de aves, primeiro com redes e, mais tarde, com armas de fogo. Atualmente, ele é um dos cães de exposição nacional da Itália, ao lado do spinone italiano.

Os Bracos Italianos são cães fortes, robustos e resistentes, cuja estrutura física é vigorosa sem perder a harmonia de suas características. Embora não sejam tão populares fora do seu país de origem, são excelentes cães de companhia por sua natureza dócil, tem predisposição para o adestramento e demonstram um carinho enorme por seus familiares. Eles devem ser socializados desde filhotes e educados corretamente para evitar latidos excessivos e facilitar a sua adaptação à rotina doméstica.

Galgo Italiano

O Galgo Italiano, também conhecido como Galguinho Italiano, é o menor de todas as raças de galgos reconhecidos atualmente. Na fase adulta, esses cachorros não ultrapassam 38 centímetros de altura na cernelha e costumam ter um peso corporal médio entre 2,5 e 4 quilos. No entanto, o seu corpo exibe uma musculatura bem desenvolvida que lhes permite atingir grandes velocidades ao correr e tem uma notável resistência física.

Infelizmente, os pequenos Galgos Italianos passaram por um processo de reprodução seletiva de "encolhimento" entre os séculos XIX e XX, com o único propósito de obter indivíduos cada vez menores que poderiam ser facilmente diferenciados do Galgo Whippet.

Estes cruzamentos tiveram um efeito negativo na saúde e na aparência do galgo italiano, gerando nanismo, problemas reprodutivos e de fertilidade, malformações genéticas e fraqueza no sistema imunológico, entre outros. Atualmente, muitos criadores profissionais dedicam-se a reverter essas consequências negativas e restaurar a saúde ideal desta raça de cachorro italiano.

Bichon Bolonhês

O Bichon Bolonhês é um cachorro italiano do tipo Bichon que, como o nome sugere, originou-se nos arredores da região de Bolonha. É um cão de pequeno porte que chama a atenção pelos seus olhos salientes e seu pelo totalmente branco, volumoso e lanoso. Embora não sejam muito populares fora de Itália e difíceis de encontrar, esses pequenos peludos são ótimos cães de companhia para pessoas de todas as idades.

Em seu núcleo familiar, o Bichon Bolonhês é muito carinhoso e protetor com seus entes queridos, desfrutam muito de brincar em sua companhia. Quando são treinados corretamente e de forma positiva, se mostram muito inteligentes, obedientes e predispostos ao adestramento. No entanto, eles tendem a ser mais reservados na presença de pessoas e animais estranhos, o que pode levar a comportamentos excessivamente latentes. Portanto, apesar do seu pequeno tamanho e da sua docilidade no trato diário, não devemos negligenciar a socialização dele.

Pastor-Bergamasco

O Pastor-Bergamasco é um cão italiano de aspecto rústico e porte médio, originário da região alpina. Um de seus aspectos físicos mais marcantes e característicos são os tufos que se formam a partir da sua pelagem longa, abundante e áspera (popularmente conhecida como "pelo de cabra"). Os olhos são grandes e a expressão facial dócil e encantadora também chama a atenção.

Estes cães são muito gentis, inteligentes e predispostos a servir. Por esta razão, podem ser treinados com muita facilidade e conseguem realizar uma grande variedade de tarefas e funções com perfeição, ainda que se destaquem especialmente no pastoreio. A sua popularidade como cão de companhia se espalhou para vários países da Europa, no entanto, eles continuam sendo bastante raros de se encontrar no continente americano.

Lagotto Romagnolo

O Lagotto Romagnolo é um cachorro d'água italiano de tamanho médio, cujas origens e o seu próprio nome remontam à região de Romagna. Historicamente, eram caçadores aquáticos nos pântanos, com o passar do tempo, desenvolveram outras habilidades e passaram a ser conhecidos por caçar trufas.

O aspecto físico mais característico é a tradicional pelagem densa, lanosa e encaracolada dos cães d'água. Em relação ao seu caráter, pode-se notar que o Lagotto Romagnolo é um cachorro ativo e alerta, com sentidos bem desenvolvidos e com excelente vocação para o trabalho. Por causa da sua grande energia e inteligência notável, ele precisa ser estimulado diariamente, tanto física como mentalmente, para conservar um comportamento equilibrado: as atividades caninas são uma ótima opção para eles desfrutarem de uma vida feliz.

Vulpino Italiano

O Vulpino Italiano é um cão de tipo spitz de pequeno porte, corpo compacto, músculos bem desenvolvidos e linhas harmoniosas. Segundo os registros da ENCI, esta raça de cachorro italiano está muito próxima da extinção e, até hoje, os centros de incubação oficiais estão trabalhando para recuperar a sua população.

Felizmente, por ter um caráter brincalhão, vivaz e leal, esses cachorrinhos recuperaram a popularidade como cães de companhia.

Cane Corso

O Cane Corso, também conhecido como mastim italiano, é um dos cães italianos mais conhecidos em todo o mundo. É um cão de porte médio-grande, com um corpo musculoso e muito forte, com linhas bem delineadas e notável elegância. Estes cachorros imponentes revelam uma personalidade bem definida e independente, mostrando-se bastante protetores em relação ao seu território e à sua família. A socialização precoce é essencial para ensiná-lo a relacionar-se positivamente com outros cães, pessoas e com o seu próprio ambiente, além de oferecer a possibilidade de desfrutar de uma vida social adequada.

Por ser é um cão muito atlético e enérgico, o mastim italiano, geralmente, se adapta melhor a pessoas e famílias ativas que gostam de atividades ao ar livre. Eles também exigem paciência e experiência em seu processo de aprendizado e é por isso que se recomenda aos tutores experientes que disponham de tempo e conhecimento necessários em obediência básica para treiná-los e promover o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Cachorro italiano: outras raças

Como mencionamos na introdução, a ENCI atualmente reconhece 16 raças de cães italianos, entre os quais selecionamos os 10 cachorros italianos mais populares para apresentar neste artigo. No entanto, também citaremos as outras 6 raças de cachorro com origem da Itália que são igualmente interessantes devido às suas características e temperamento único.

Sendo assim, essas são as raças de cachorros italianos que também são reconhecidas pela Entidade Nacional Italiana de Cinofilia:

  • Cirneco do Etna
  • Spinone italiano
  • Sabujo italiano de pelo curto
  • Sabujo italiano de pelo duro
  • Segugio Maremmano
  • Lutador de Brindisi

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorro italiano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Referências
  1. Sitio oficial del Ente Nazionale della Cinofilia Italiana. Lista de raças disponível em: http://www.enci.it/libro-genealogico/razze-italiane