menu
Partilhar

Ração com proteína de inseto para gatos

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 6 setembro 2021
Ração com proteína de inseto para gatos

Ver fichas de  Gatos

Nos últimos anos, os alimentos elaborados à base de insetos se tornaram uma nova opção para a dieta de nossos gatos. Vale destacar que os insetos utilizados nestas receitas crescem de forma completamente natural e não transmitem doenças.

A ração à base de proteína de insetos é uma alternativa completa que pode ser particularmente interessante para gatos que sofrem com alergias. Além disso, os alimentos feitos a partir de insetos, especialmente larvas de moscas, oferecem importantes vantagens ambientais. Como esta opção ainda não está muito difundida, neste artigo do PeritoAnimal, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a ração com proteína de insetos para gatos. É uma alternativa que interessará a todos aqueles amantes de gatos que procuram seu bem-estar e que também se preocupam em cuidar do planeta.

Também lhe pode interessar: Como escolher a ração do gato

Os gatos podem comer insetos?

Em nossa cultura, comer insetos parece estranho, portanto, ainda há poucos tutores que estão cientes de que a proteína de insetos é uma alternativa válida para a dieta dos gatos.

A verdade é que na natureza, os gatos caçam principalmente pequenas presas como pássaros ou roedores, mas também podem comer lagartixas ou mesmo insetos, cuja proteína é muito nutritiva. De fato, não é raro ver um gato em casa caçando uma mosca ou qualquer outro inseto e não se intimidar de comê-lo. Quem assistiu ao filme O Rei Leão certamente se lembra da cena em que Timão e Pumba mostram para Simba que os insetos são "viscosos, mas gostosos".

Não se deve esquecer que os gatos são carnívoros, o que significa que a base de sua dieta deve ser a proteína animal. Isto inclui insetos, portanto não é descabido oferecer-lhes uma ração elaborada à base de insetos. Mas saiba que não devemos dar a eles qualquer inseto que encontrarmos por aí. As novas rações que surgiram nos últimos anos com proteína de insetos são preparados escolhendo as espécies mais interessantes para seu gato com base em suas propriedades nutricionais, certificando-se de adicionar todos os nutrientes e aminoácidos necessários, tais como taurina, que é essencial para a visão e o coração do gato.

Além disso, tais insetos utilizados nas rações são criados de forma natural e sustentável, utilizando alimentos que não são próprios para consumo humano e que de outra forma seriam descartados, tais como vegetais, frutas e cereais que não são esteticamente ideais para acabar em supermercados, mas que ainda estão em boas condições. Isto economiza recursos. As larvas de moscas, principais insetos dessas rações, ao atingirem um tamanho ideal, são então secas e moídas em uma farinha que é misturada com os outros ingredientes para garantir a qualidade do produto final. Além disso, são insetos que não podem transmitir qualquer doença ao seu gato, portanto, não pense que vá encontrar um inseto inteiro dentro do pacote da ração!

Tipos de insetos que os gatos podem comer

Algumas rações com proteína de insetos para gatos não especificam exatamente de quais espécies elas são feitas. Por isso, é importante ler a rótulo da embalaagem e estar ciente disso, pois alguns insetos têm mais qualidades nutricionais para os gatos do que outros. Por exemplo, a mosca soldado-negro tem muito mais benefícios que outros insetos.

Concretamente, as larvas da mosca Hermetia illucens, seu nome científico, são consideradas um superalimento e contém uma grande quantidade de proteínas e aminoácidos de interesse, assim como outros nutrientes importantes, como ferro e cálcio. Ao mesmo tempo, elas possuem baixo teor de carboidrato e são fáceis de digerir.

Outras espécies que podem ser adequadas para consumo por gatos incluem grilos, larvas de minhocas e baratas. Este é um campo que ainda está sendo pesquisado e é provável que venhamos a ver seu crescimento nos próximos anos.

Como dar a ração com proteína de insetos para gatos

A ração com proteína de inseto para gatos é um alimento completo que podemos oferecer diariamente a nosso gato adulto ou jovem. Entretanto, como sempre, quando introduzimos algo novo na vida de nosso felino, a mudança tem que ser feita gradualmente para garantir que eles se adaptem pouco a pouco aos novos alimentos e que não causemos transtornos digestivos ao dar-lhes uma nova dieta de maneira abrupta.

Por outro lado, a ração à base de proteína de insetos pode ser tão saborosa quanto qualquer outra ração, o que facilita a aceitação e a digestão dos gatos. Ela pode ser uma alternativa para felinos que tiveram problemas com proteínas animais tradicionais ou alergias a cereais. Os alimentos à base de insetos muitas vezes contêm painço, que é menos prejudicial aos gatos do que o trigo, o milho ou o arroz. Entretanto, cabe sempre ao veterinário prescrever a dieta mais adequada no caso de patologias.

Ainda há poucas opções no mercado de rações com proteína de insetos para pets. A marca Purina, da Nestlé, lançou, em 2020, uma fórmula que contém frango, favas, além de proteína da larva da mosca soldado-negro. Na Europa, rações à base de proteína de insetos estão presentes desde 2019 e têm ganhado mais mercado nos últimos anos. A marca Catit, por exemplo, vendida na Espanha, também conta com uma fórmula a base de frango e insetos e afirma que sua ração Catit Nuna conta com "92% de proteína sustentável". A expectativa é que outras marcas lancem mais opções ao longo dos próximos anos no Brasil e no exterior.

Ração com proteína de inseto para gatos - Como dar a ração com proteína de insetos para gatos

A pegada ecológica da ração com proteína de insetos para gatos

Além dos benefícios que as proteínas de insetos podem ter para os gatos, vale a pena destacar sua pegada ecológica. Este termo se refere ao impacto que a produção, neste caso de um alimento, tem sobre o planeta.

Os custos da água e as emissões de dióxido de carbono da produção de rações à base de insetos são muito menores do que os associados à produção de uma ração feita a partir de carne de gado, por exemplo. Além disso, há o custo dos recursos, incluindo terra e água, da produção dos alimentos que esses animais consomem. Portanto, a produção de alimentos fabricados a partir de insetos tem um baixo impacto ecológico em comparação com a produção de dietas tradicionais baseadas em proteínas tradicionais. Em outras palavras, enquanto cuidamos de nosso gato, também contribuímos para a conservação do meio ambiente, pois a proteína de inseto é considerada sustentável e de qualidade suficiente para substituir a proteína animal tradicional.

Além disso, a produção de ração a partir de larvas de moscas não deixa sobras, já que o inseto inteiro é utilizado. Isso é o oposto do que acontece com a carne de vaca ou frango, pois uma porcentagem considerável destes animais não é comestível. O resultado é que esses restos são descartados e terminam em aterros sanitários, onde provocam gases de efeito estufa. Em resumo, a proteína de inseto economiza recursos naturais e oferece uma alternativa de consumo sustentável e limpa e, para muitos especialistas, é considerada a proteína do futuro.

Agora que você já conhece bem os benefícios da ração com proteína de inseto para gatos, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre as frutas que os gatos podem comer:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ração com proteína de inseto para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Globo Rural. Ração para pets à base de insetos começa a ser vendida no Reino Unido. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Colunas/planeta-bicho/noticia/2019/01/racao-para-pets-base-de-insetos-comeca-ser-vendida-no-reino-unido.html>. Acesso em 6 de setembro de 2021.
  • UOL-Economia. Purina anuncia linha de ração com proteínas de larva de mosca e plantas. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/09/purina-anuncia-linha-de-racao-com-proteinas-de-larva-de-mosca-e-plantas.htm>. Acesso em 6 de setembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Ração com proteína de inseto para gatos
1 de 2
Ração com proteína de inseto para gatos

Voltar ao topo da página