Já é sabido que sem a decoração própria da época, as celebrações não ficam iguais. Entretanto, devido ao seu aparecimento repentino, suas luzes, decoração chamativa e altura, é inevitável que seu gato não consiga resistir a cheirar e até mesmo a derrubar sua árvore de Natal. Neste artigo do PeritoAnimal queremos mostrar a você que quem tem gato pode ter uma árvore de Natal, além de como escolher e montar a árvore de Natal com gatos em casa. Decorá-la sem que seu gato a derrube? É possível!
Se você ficar atento, vai descobrir que gatos e árvore de Natal não estão condenados a não se entender. Embora exija mais planejamento e muita paciência, uma convivência feliz entre este ícone do Natal e os felinos que habitam o lar é possível. No final das contas, devemos entender que eles veem seu território invadido e, assim como abordamos mudanças dando tempo para eles se familiarizarem, é também necessário apresentar a árvore a eles. Vamos ver o que podemos fazer com a árvore de Natal com gatos em casa.
Qual árvore de Natal é mais adequada para gatos?
Quando falamos em colocar a árvore de Natal com gatos em casa, sempre surge a dúvida sobre qual é a melhor árvore para gatos no Natal: a de pinho natural ou a artificial. Os especialistas concordam que as árvores artificiais, quanto mais naturais parecerem, são a opção mais segura. Isso porque as naturais têm folhas em forma de agulhas, que além de serem pontiagudas, são irritantes e potencialmente tóxicas para o seu pequeno felino. No mais, elas requerem um recipiente com água, que se for bebida pelo seu gato, poderia intoxicá-lo. Para evitar isso, é necessário cobrir a base com uma saia para árvores de Natal. As artificiais, quanto mais naturais parecerem, menos brilhantes e chamativas serão. Esta é a razão pela qual a artificial é a árvore de Natal para gatos mais recomendável. Além disso, se você seguir nossas recomendações, ela durará muitos anos.
Vale destacar que devemos escolher uma árvore o mais estável possível, por isso é melhor escolher uma com base sólida e firme, para que nosso gato não consiga derrubá-la caso queira subir nela. Além disso, procure escolher uma de estatura mediana, já que se o gato subir e cair, a queda será pior dependendo da altura.
A seguir, deixamos uma pequena seleção de árvores de Natal para gatos que consideramos interessantes devido às suas características e originalidade.
- Árvore de Natal arranhador para gatos: neste caso, seu gato poderá manter a saúde das suas unhas com esta árvore natalina. Além disso, algumas delas também contam com enfeites que são completamente apropriados para eles. Se você for muito habilidoso, também pode optar por criá-la você mesmo com os materiais necessários;
- Árvore de Natal de madeira para gatos: a melhor opção é adaptar uma árvore de madeira da forma mais simples possível, pois se adicionarmos luzes e enfeites pendurados, nosso gato vai querer brincar com eles e poderíamos acabar com uma grande bagunça. Podemos deixar espaços para o gato subir na árvore e descansar ou, caso contrário, colocar outras coisas que sabemos que ele não vai derrubar;
- Árvore de Natal para gatos de parede: esta última opção pode ser a mais criativa de todas se você escolher um design fino e que seja preso na parede. Assim, ela passará despercebida pelo seu pequeno felino e você não terá nenhum problema. Se colocarmos luzes, pode parecer uma lâmpada gigante para ele.
O que você achou dessas ideias de árvore de Natal para gatos? Entre as opções de árvore de Natal de parede, de madeira ou de arranhador, qual você escolhe para transformar seu felino em um gato natalino?
Como decorar uma árvore de Natal com gatos em casa?
Agora que já sabemos que a opção mais segura é uma árvore de Natal artificial, vamos às dicas de instalação. Nesse sentido, o ideal é montar a árvore alguns dias antes de enfeitá-la, assim seu gato tem tempo para se acostumar com a novidade. Deixe ele chegar perto, cheirar e ir se familiarizando com o novo item da casa. Sempre que ele agir de forma tranquila perto da árvore, recompense esse bom comportamento.
A seguir, vamos ver as recomendações para saber como montar a árvore de Natal com gatos corretamente:
- É preferível que decoramos a árvore de Natal quando o gato não estiver presente: se ele vir os enfeites e como você os mexe de um lado para outro, seu interesse aumentará. Dessa maneira, será mais difícil tanto enfeitar a árvore quanto evitar que o gato se concentre nela;
- Evite decorar o terço inferior da árvore, ou seja, a zona que está à vista do gato;
- Quando decidir colocar os enfeites à árvore, lembre-se que todos aqueles que são brilhantes, penduram, balançam e ainda fazem barulho vão encantar seu gatinho. Dessa forma, evite-os e, em seu lugar, use elementos decorativos de papel e enfeites que sejam grandes, assim você também poderá prevenir que seu gato os morda e engasgue;
- A estabilidade da árvore é um aspecto prioritário pela segurança de todos. Algumas pessoas optam por fixá-la na parede ou no teto usando cabos. Nós do PeritoAnimal não aconselhamos isso, pois seu felino pode se enroscar, se assustar e causar acidentes, que é justamente o que pretendemos evitar. Por isso, é preferível assegurar-se de que sua base seja sólida, usando, por exemplo, estruturas metálicas, de pedra ou madeira;
- Cobrir a base com papel alumínio ou esconder cascas de laranja ou tangerina é muito eficaz para manter o gato longe da árvore. A textura do primeiro e o cheiro das segundas são muito desagradáveis para eles. Escolha um lugar livre de móveis ou de elementos sobre os quais o gato possa subir e pular para acessar a árvore. Para este fim, os cantos e as zonas próximas a portas são muito adequados.
Agora que você já conhece estas 5 dicas sobre como montar a árvore de Natal com gatos em casa, não duvide em colocá-las à prova.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem gato pode ter uma árvore de Natal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados extra.