Que cachorro devo escolher?

Que cachorro devo escolher?

Quando o desejo de ampliar a família aumenta, pode ser o momento ideal para adotar um cachorro para o qual podemos dar todo o amor que temos dentro de nós. Mas será que é realmente o momento certo, e o amor é suficiente para cuidar bem de um peludo?

É claro que um forte desejo de começar a viver com um cachorro é um pré-requisito, e sem ele não teríamos a motivação necessária para dar um passo tão importante. No entanto, há uma série de fatores que podem influenciar o sucesso de suas decisões com base neste desejo. Portanto, antes de tomar esta grande decisão, é essencial que você tenha certeza de que está realmente pronto ou pronta para adotar e, uma vez confirmado, você tem que saber qual cachorro escolher ou, melhor, como identificar qual cão é o mais adequado para você e vice-versa. É por isso que neste artigo do PeritoAnimal compartilharemos nossas dicas para uma adoção bem sucedida para evitar abandonos no futuro.

Qual o meu conhecimento sobre cachorros?

Às vezes pensamos que para ter uma convivência agradável com nosso futuro companheiro peludo, tudo dependerá de como será o cachorro com quem vamos viver. Esquecemos uma parte fundamental: viver juntos é uma questão de dois (ou três, quatro, ou mais membros da família). Para que possamos conviver de uma maneira agradável, é essencial saber como os cães percebem o mundo ou como eles se comunicam, porque como podemos ensinar alguém ou comunicar com eles se não sabemos como eles se comunicam ou quais são suas habilidades? Se esperamos que tudo isso simplesmente flua, pode ou não fluir.

Por isso, antes de determinar qual raça de cachorro escolher para adotar e fazer parte de nossa família, a primeira coisa a fazer é descobrir sobre as espécies caninas, seus comportamentos, hábitos e necessidades. No artigo seguinte discutimos o seguinte: o que saber antes de adotar um cachorro?

Você também pode conferir as fichas de raças de cachorros que temos aqui em nosso site em que detalhamos suas características, personalidade, cuidados e muito mais.

A melhor raça de cachorro pra mim

De fato, há alguns fatores condicionantes em nosso modo de vida que podem ser decisivos quando se trata de escolher o cachorro a quem queremos dar um lar. Não é o mesmo viver em um ambiente rural e adotar um mastim tibetano ou um golden retriever (cães que precisam de grandes espaços ou longos passeios). Também não é o mesmo se tivermos meios financeiros ou não tivermos uma estabilidade econômica, já que alguns cães, quando filhotes, ou idosos, precisam de mais dinheiro para os cuidados veterinários ou para os materiais necessários.

Mas sem dúvida, o maior fator condicionante hoje em dia é o TEMPO. Muitos cães sofrem com nossas longas horas de trabalho, pois passam muito tempo sozinhos em casa. Nosso conselho é considerar isto antes de escolher uma determinada raça de cachorro, pois muitos cães não toleram a solidão de forma alguma, nem mesmo por algumas horas. Muitos outros, também, precisam que gastemos bastante do nosso tempo em passeios com eles e sessões de brincadeiras porque eles são mais ativos. Portanto, é importante considerar nosso estilo de vida a fim de adotar um cachorro que possa se encaixar nele e viver feliz e com qualidade de vida.

Por outro lado, também recomendamos que você adote um cachorro quando estiver de férias para apoiá-lo na sua adaptação à nova vida, ficando mais tempo com ele.

A construção da família com o cachorro

A família que você formará será a base do canino em toda sua vida, será aquela que vai acompanhá-lo e dar força. É por isso que, se você vive com outros cães, é importante considerar se eles podem ou não ser compatíveis antes de adotar outro canino. Dar-lhes a oportunidade de conhecer uns aos outros em várias ocasiões e observar suas reações é essencial para tomar a melhor decisão para todos. Tenha em mente que a introdução é o primeiro contato e deve ocorrer em território neutro para todos. Explicamos todos os detalhes neste artigo: "adaptação de cachorros com outros cachorros".

A mesma recomendação se aplica no caso de você viver com crianças, outros adultos ou mesmo outros animais. É importante que toda a família esteja envolvida e aceite o novo membro, pois caso contrário podem surgir problemas que serão um fator de estresse diário na coexistência.

Especialmente concentrando-se nas crianças, se você está se perguntando qual raça de cachorro escolher para as crianças, deve ter em mente que um cão não é um brinquedo, é um ser vivo que fica com medo, sente dor, estresse, ansiedade e tristeza, bem como felicidade e prazer. Portanto, antes de tudo pense se você quer adotar um cão porque ele realmente fará parte da família ou porque as crianças estão à procura de entretenimento.

Quando for adotar um cachorro, você deve preparar seus filhos para a chegada dele, sobretudo, para que eles saibam como tratá-lo corretamente. Também será importante escolher um cão de acordo com a personalidade das crianças, pois, por exemplo, se elas forem muito ativas e quiserem brincar com o cachorro e para que tenham uma convivência benéfica para ambos, um cão que não tolera ser perturbado demais pode facilmente ficar estressado. Crianças e cães podem crescer juntos e estabelecer uma forte ligação, mas novamente, eles devem ser compatíveis.

O futuro cachorro

O que é mais importante na hora de decidir qual cachorro adotar? Se é macho ou fêmea? Um filhote ou já adulto? Um cachorro sem raça definida (SRD) ou de raça pura? Bem, tudo isso influencia na decisão. Mas sem considerar nossas possibilidades e limitações, será difícil avaliar qual cão te convém melhor. Porque adotar um cachorro nem sempre é a melhor opção, nem adotar um cachorro filhote nem adulto, muito menos deste ou daquele sexo ou raça. Às vezes simplesmente adotar um cachorro não é o ideal a ser feito naquele momento da sua família. Lembre-se de que alguns cachorros podem viver até 20 anos e você, ao adotá-lo, se compromete a oferecer a ele os cuidados necessários por todo este período.

A adoção de um cão é um processo que pode durar de alguns meses a anos. O importante não é o tempo necessário, mas tomar uma decisão consciente que te ajudará a conviver com o menor número possível de eventos imprevistos. Portanto, para encontrar um cachorro com o qual você pode ter uma melhor convivência, recomendamos que você entre em contato com um adestrador de cães.

Agora que você já sabe como escolher o cachorro ideal para você, recomendamos que assista ao vídeo a seguir em que mostramos quais são as 5 melhores raças de cachorros para tutores de primeira viagem:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Que cachorro devo escolher?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.