Quantos olhos tem uma aranha?

Quantos olhos tem uma aranha?

Dentre as mais de 40 mil espécies de aranha espalhadas pelo mundo, nem sempre é fácil saber se estamos diante de uma venenosa ou não, mas sempre sabemos que aquilo é uma aranha. Relativamente pequenas no tamanho, grandes na fama, essas predadoras impõem respeito só de ouvir falar. É fácil imaginar uma, não? Aquelas perninhas articuladas, uma agilidade inconfundível e fantasias imaginárias dignas de Hollywood. Mas quando você pensa em uma aranha, como é que você imagina os olhos delas? Quantos olhos tem uma aranha? E pernas?

Neste post do PeritoAnimal respondemos a essas questões e explicamos a anatomia básica de uma aranha, para que você saiba reconhecer bem uma, até mesmo na sua imaginação.

Classificação das aranhas

Diferentes espécies de aranhas podem ser encontradas ao redor do mundo, sempre em habitats terrestres. Atualmente há cerca de 40 mil espécies de aranhas catalogadas mas acredita-se que menos de um quinto das espécies de aranhas existentes estejam descritas. Ou seja, muitas delas ainda não são conhecidas.

As aranhas são artrópodes, da classe Arachinida, ordem Araneae, que engloba espécies de aranhas cujas famílias podem ser classificadas em subordens: Mesothelae e Opisthothelae. Muitas pessoas têm dúvidas se as aranhas são insetos ou não, e respondemos à essa questão neste outro artigo.

Embora a classificação das aranhas possa variar, é comum agrupá-las de acordo com padrões na sua anatomia, sendo que a quantidade de olhos de uma aranha é fator relevante nessa classificação sistemática. As duas subordens catalogadas atualmente são:

  • Opisthothelae: é o grupo das caranguejeiras e outras aranhas que estamos acostumados a ouvir falar. Nesse grupo as quelíceras são paralelas e apontam para baixo.
  • Mesothelae: essa subordem abrange aranhas que são mais raras, famílias extintas e espécies mais antigas. Em relação ao grupo anterior, elas podem ser diferenciadas pelas quelíceras que movem apenas longitudinalmente.

Na seção a seguir contaremos quantos olhos tem uma aranha.

Quantos olhos tem uma aranha?

A maioria das aranhas tem 8 olhos, mas dentre as mais de 40 mil espécies de aranhas há exceções. No caso da família Dysderidae, elas podem ter apenas 6. Aranhas da família Tetrablemma podem ter apenas 4, enquanto as da família Caponiidae podem ter apenas 2 olhos. Também existem aranhas que não têm olhos, que são aquelas que vivem em cavernas.

Os olhos das aranhas ficam na cabeça, assim como as quelíceras e pedipalpos, posicionados, quase sempre, em duas ou três fileiras curvas ou em uma elevação, que é chamada de cômoro ocular. Em aranhas maiores é possível ver quantos olhos tem uma aranha até mesmo a olho nu, conforme a foto.

A visão das aranhas

Apesar de tantos olhos, a quantidade deles não é o que realmente as leva até sua presa. As maioria das aranhas não têm uma visão desenvolvida, já que ela é praticamente um sentido secundário para esses artrópodes. Possivelmente os olhos de aranha não enxergam mais do que vultos ou mudanças de luz.

O sentido secundário da visão das aranhas também explica porque muitas delas caçam ao cair da tarde ou durante a noite. O que realmente permite que se locomovam precisamente é a sua supersensibilidade devido aos pelos espalhados por todo o corpo delas, detectando vibrações.

A visão da aranha saltadora

Existem exceções e as aranha-saltadoras , ou papa moscas (Salticidae), são uma delas. As espécies que pertencem a essa família são mais avistadas durante o dia e têm uma visão que lhes permite reconhecer predadores e inimigos, podendo detectar movimentos, direção e distância, atribuindo funções diferentes a cada par de olhos.

Imagem: Aranha-saltadora com presa

Anatomia da aranha

As pernas, seu corpo segmentado e membros articulados são as características de uma aranha mais visíveis a olho nu. Aranhas não possuem antenas, mas têm sistema nervoso bem desenvolvido e central, assim como pelos refletivos e pernas que as permitem explorar e reconhecer o ambiente, mesmo no caso daquelas aranhas que não têm olhos.

A anatomia básica de uma aranha é constituída por:

  • 8 pernas estruturadas em: coxa, trocânter, fêmur, patela, tíbia, metatarso, tarso e (possíveis) unhas;
  • 2 tagmas: cefalotórax e abdômen, unidos pelo pedicelo;
  • Fóvea torácica;
  • Pelos refletivos;
  • Carapaça;
  • Quelíceras: no caso das aranhas, são garras que injetam veneno (peçonha);
  • 8 a 2 olhos, como já explicamos;
  • Pedipalpos: atuam como extensão da boca e ajudam na captura de presas.

Quantas patas tem uma aranha?

A maioria das aranha têm 8 pernas (quatro pares), segmentadas em 7 partes: coxa, trocânter, fêmur, patela, tíbia, metatarso, tarso e (possíveis) unhas, sendo que a unha do meio é aquela que toca na teia. Tantas pernas para um corpo nem tão grande assim, têm função além do deslocamento ágil.

Os dois primeiros pares das pernas frontais, são aquelas mais usadas para explorar o ambiente, usando a camada de pelos que cobre elas e sua capacidade sensorial. Já os tufos de pelo embaixo das unhas (escópulas) ajudam na adesão e estabilidade de quando as aranhas se deslocam por superfícies mais lisas. Diferentes de outros artrópodes, entretanto, ao invés de músculos, as pernas das aranhas se estendem devido à uma pressão hidráulica que é característica típica dessas espécies.

Quanto aos tamanhos, as maiores e menores espécies conhecidas são:

  • Maior aranha: Theraphosa blondi, pode chegar a medir até 20 cm de envergadura;
  • Menor aranha: Patu digua, tamanho da cabeça de um alfinete.

Quanto tempo vive uma aranha?

A título de curiosidade, a expectativa de vida de uma aranha pode variar muito de acordo com a espécie e condições do seu habitat. Enquanto algumas espécies têm uma expectativa de vida menor que 1 ano, como é o caso da aranha-lobo, outras podem viver por 20 anos, como no caso da aranha-alçapão. A aranha conhecida como 'número 16' ficou famosa ao bater o recorde de aranha mais velha do mundo, ela é uma aranha-alçapão (Gaius villosus) e viveu, por 43 anos.[1]

Agora que você já sabe quantos olhos tem uma aranha e conheceu um pouco melhor a anatomia deste curioso animal, talvez você possa se interessar por este outro artigo em que falamos quais são as aranhas mais venenosas do Brasil.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos olhos tem uma aranha?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. WEISBERGER, Mindy. LiveScience. Say Goodbye to the World's Oldest Spider, Dead at 43. Disponível em: <https://www.livescience.com/62452-worlds-oldest-spider-dies.html/>. Acesso em 15 de abril de 2020.
Bibliografia
  • AUSTRALIAN MUSEUM. How spiders see the world. Disponível em: <https://australianmuseum.net.au/learn/animals/spiders/how-spiders-see-the-world/>. Acesso em 15 de abril de 2020.
  • CASSANDRA, Paula. umCOMO. Aranha verde é venenosa?. Disponível em: <https://animais.umcomo.com.br/artigo/aranha-verde-e-venenosa-25601.html/>. Acesso em 15 de abril de 2020.
  • ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA. Arachnid ARTHROPOD. External features. Disponível em: <https://www.britannica.com/animal/arachnid/>. Acesso em 15 de abril de 2020.
  • SUPERINTERESSANTE. Como é a anatomia de uma aranha?. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-anatomia-de-uma-aranha/>. Acesso em 15 de abril de 2020.
  • WORLD SPIDER CATALOG. Disponível em: <https://wsc.nmbe.ch/>. Acesso em 15 de abril de 2020.