Quanto tempo vive uma mosca?

Quanto tempo vive uma mosca?

As moscas são um grupo de espécies da ordem Diptera presente em todo o mundo. Algumas das mais conhecidas são as moscas domésticas (Musca domestica), a mosca da fruta (Ceratitis capitata) e a mosca do vinagre (Drosophila melanogaster).

O tempo de vida de uma mosca passa por quatro fases: ovo, larva, pupa e mosca adulta. Como a maior parte dos insetos, as moscas passam por uma série de transformações morfológicas conhecida como metamorfose. Continue lendo pois nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar como ocorre o ciclo de vida da mosca.

Como as moscas se reproduzem

Se você está nesse artigo, provavelmente já se perguntou como as moscas se reproduzem. Até o século XVII pensavam que esses insetos apareciam espontaneamente na carne podre. No entanto, Francisco Redi comprovou que não era bem assim, mas sim que as moscas passavam por um ciclo e descendiam de uma mosca já existente.

Como acontece com todos os insetos, a reprodução das moscas decorre apenas no seu estado adulto. Antes disso acontecer, o macho deve cortejar a fêmea. Para isso, o macho emite vibrações que também ajudam a controlar a sua posição durante o voo. É por isso que as moscas têm um som bastante característico.

As fêmeas valorizam a canção dos machos e o seu cheiro (feromônios) é muito agradável. Se ela decidir que não quer acasalar com esse macho, continua em movimento. Por outro lado, se ela acreditar que encontrou o companheiro ideal, fica quieta de maneira que ele possa começar o acasalamento. O ato sexual dura, no mínimo, 10 minutos.

Como nascem as moscas

O ciclo de vida das moscas começa com a fase dos ovos, por isso podemos dizer que esses insetos são ovíparos, ou, pelo menos a maioria deles. Um pequeno número de moscas são ovovivíparas, quer dizer, os ovos explodem dentro das fêmeas e as larvas costumam sair de maneira direta durante a posta.

Afinal, como nascem as moscas?

Depois do acasalamento, a fêmea busca um bom lugar para colocar os ovos. O local escolhido depende de cada espécie. A mosca doméstica coloca os seus ovos em restos orgânicos em decomposição, como a carne decomposta. É por isso que as moscas sempre ficam em volta do lixo. A mosca da fruta, como o nome indica, coloca seus ovos em frutas como maças, figos, pêssegos, etc. O número de ovos de cada posta varia entre 100 e 500. Ao longo da vida podem chegar a colocar milhares de ovos.

Em pouco tempo esses ovos eclodem. Deles saem as larvas das moscas que, normalmente, são pálidas e largas. De maneira popular, costumam ser chamadas de vermes. A principal função das larvas é se alimentar de tudo que puder para conseguir aumentar de tamanho e se desenvolver adequadamente. O alimento também depende da espécie da mosca. Como você deve imaginar, as larvas moscas domésticas se alimentam de restos orgânicos em decomposição, enquanto que as larvas de moscas da fruta se alimentam da polpa da fruta. É por essa razão que você já encontrou alguns "vermes" nas frutas mas, na realidade, são larvas de moscas.

Metamorfose das moscas

Quando já tiverem comido o suficiente, as larvas se cobrem de uma espécie de cápsula de uma cor mais escura, normalmente marrom ou avermelhado. Isso é o que se conhece como pupa, durante essa etapa o animal não se alimenta nem se move. Aparentemente a pupa é um ser inativo mas, na realidade, está sofrendo o processo de metamorfose.

A metamorfose é o processo biológico pelo qual a larva se transforma em mosca adulta. Durante esse período seu corpo se diferencia em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Além disso, apresentam patas e asas. Depois dessa transformação, a mosca adulta sai da pulpa da mesma maneira que as borboletas. No estado adulto, começam o processo de reprodução.

A duração da metamorfose das moscas depende da temperatura. No verão, quando as temperaturas estão mais altas, esse processo ocorre de maneira rápida. Durante o inverno as moscas permanecem na pupa até que o calor volte, por isso as moscas não incomodam nas épocas mais frias. Se elas se refugiarem bem, conseguem sobreviver na forma adulta até a primavera.

Tempo de vida de uma mosca

Não é fácil responder quanto tempo vive um mosca pois isso depende da espécie e condições de vida. No entanto, é possível afirmar que o ciclo de vida das moscas costuma durar entre 15-30 dias, sendo consideradas um dos animais com menor tempo de vida.

Quanto mais quente seja o clima e melhor for sua alimentação, mais tempo uma mosca consegue sobreviver. Parece pouco tempo, mas é o suficiente para colocar milhares de ovos. Essa eficiência permitiu que as moscas colonizassem todo o mundo, adaptando-se a todos os ambientes possíveis.

Curiosidades sobre a mosca

As moscas não são apenas esses animais incômodos que muitos pensam. Algumas espécies de moscas são bastante benéficas para o ser humano, por essa razão vamos explicar algumas curiosidades sobre as moscas que demonstram como elas são mais interessantes do que parecem:

  • Algumas moscas são polonizadoras. Muitas moscas são polonizadoras como as abelhas e borboletas. Quer dizer, se alimentam de néctar durante o seu estado adulto transportando o polen desde uma flor até outra. Assim, contribuem para a reprodução das plantas e, portanto, para a formação de frutos. Essas moscas são da família Calliphoridae (moscas azuis e verdes).
  • Moscas predadoras. Também existem algumas espécies de moscas predadoras, a grande maioria das moscas se aliementam de outros insetos ou aracnídeos que são prejudiciais para o ser humano. Por exemplo, as moscas-das-flores (família Syrphidae) são predadoras de pragas como afídios e aleyrodidae. Essas moscas se assemelham fisicamente as abelhas e vespas.
  • São alimento de outros animais. Outras espécies de moscas são muito incômodas e podem transmitir doenças. No entanto, são o alimento de muitos animais como aranhas, rãs, sapos, aves e, inclusive, peixes. Sua existência é fundamental para a vida de outros animais e, por isso, para o correto funcionamento do ecossistema.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive uma mosca?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Bussell, J et al. (2014): Abdominal-B Neurons Control Drosophila Virgin Female Receptivity. Current Biology, 24 (14), pp. 1584-1595.
  • Zer-Krispil, S. et al. (2018): Eyaculation Induced by the Activation of Crz Neurons Is Rewarding to Drosophila Males. Current Biology, 28 (9), pp. 1445-1452.
  • Chinery, M. (1980): Guía de campo de los insectos de España y Europa. Omega. 4ª ed
  • Hickman, C.P. et al. (2009): Principios integrales de Zoología. McGraw-Hill, Madrid.