Quanto tempo vive uma galinha?

Quanto tempo vive uma galinha?

A galinha talvez seja a ave mais difundida no planeta Terra. Graças à sua domesticação pelos seres humanos, ela alcançou a distribuição mundial. As galinhas que temos em nossas casas hoje são derivadas de uma espécie asiática que ainda podemos encontrar hoje em seu habitat natural. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar onde as galinhas vivem e quanto tempo vive uma galinha, falando sobre suas condições de vida e algumas raças, continue lendo!

Onde vivem as galinhas selvagens?

Se você já pensou em adotar uma, certamente se preocupa saber onde vivem as galinhas na natureza, para proporcionar as melhores condições para ela em sua casa. Para entender isso, vamos começar falando de seus ancestrais. Nossas galinhas domésticas são derivadas das galinhas selvagens que habitam a Ásia Central. Um antepassado é o galo bankiva (Gallus gallus), que viveu no vale do Indo em um estado semi-domesticado por pelo menos 5000 anos. Naquela época, o ser humano a levou para todo o planeta, o que a tornou, provavelmente, a ave mais numerosa da Terra. Foi domesticada para fornecer carne e ovos.

Atualmente, esse animal vive em estado natural na Índia e no sudeste asiático. São aves que habitam os solos de florestas, formam grupos em que o macho protege as fêmeas até a postura dos ovos, e têm hábitos diurnos. O voo das galinhas e dos galos é muito curto e eles só o usam para escalar galhos baixos, onde passam a noite ou se refugiam quando percebem algum perigo. Sua dieta é onívora e eles buscam alimentos continuamente durante o dia. Eles conseguem sua comida bicando e cavando.

Entre seus hábitos, destaca-se o gosto por banhos de areia, com os quais buscam eliminar parasitas e se limpar. Por outro lado, como todas as aves, as galinhas colocam seus ovos em ninhos, que são buracos rasos cobertos de grama. Na natureza, embora as mortes prematuras sejam abundantes, as galinhas selvagens podem atingir até 15 anos de vida.

Onde vive a galinha?

Nesta seção, vamos nos concentrar em explicar onde as galinhas domésticas vivem em qualquer lugar do mundo. A verdade é que, observando os costumes e o habitat das galinhas em liberdade ou selvagens, veremos que existem poucas diferenças. Assim, as galinhas que podemos ter em nossa casa, não aquelas que são usadas para a produção de carne ou ovos, que vivem em fazendas, geralmente ficam instaladas em galinheiros.

Suas condições ideais de vida devem ser aquelas que respeitam suas tendências e comportamentos naturais. Portanto, é conveniente que os galinheiros caseiros tenham uma área fechada e coberta com alguns lugares elevados os quais as galinhas possam escalar. Por outro lado, o acesso a um terreno seguro ao ar livre permite que elas desenvolvam comportamentos básicos, como escavar o chão, tomar banhos de areia ou bicar.

Em resumo, confinar uma galinha em uma gaiola não é certo, uma vez que esses animais precisam de espaço para se movimentar livremente e realizar seus hábitos diários. Portanto, se você não tiver espaço suficiente para preparar um galinheiro adequado, não recomendamos a adoção de uma galinha. Agora, se puder oferecer todo o cuidado de que ela precisa, você terá um animal muito calmo e afetuoso, especialmente se a tiver desde que era um filhote.

O que a galinha come

Além de onde as galinhas vivem, estamos interessados em saber o que elas comem para garantir que recebam todo o cuidado necessário. Como seu parente selvagem, as galinhas domésticas são onívoras, o que significa que sua dieta inclui um grande número de alimentos. De fato, há poucos alimentos que não podem comer, como o abacate, tomate, folhas de ruibarbo ou cascas de batata. Do contrário, elas podem se alimentar de tudo que encontram ao ar livre, desde diversas plantas, incluindo urtigas, até todos os tipos de insetos, lagartos e até pequenos roedores. Claro, cereais, sementes, legumes e frutas também fazem parte da sua dieta. No entanto, elas não podem se alimentar apenas do que encontram no galinheiro, então a maior parte de sua dieta deve ser fornecida por você. É possível encontrar à venda em estabelecimentos especializados algumas preparações especiais para todas as fases do crescimento das galinhas.

O acesso à terra ou cascalho é importante, não apenas por causa dos banhos de areia de que elas tanto gostam, mas também porque lhes permite ingerir os materiais minerais que ficam armazenados em suas moelas. Este órgão armazena pedras que ajudam as galinhas a esmagar a comida, pois não têm dentes.

Quanto tempo vive uma galinha?

Nós já vimos onde e quanto uma galinha vive em liberdade, e agora veremos agora quanto uma galinha doméstica vive. Estas aves terão uma expectativa de vida diferente de acordo com a raça a que pertencem. Em média, algo entre 5 e 10 anos. Assim, como exemplo, se quisermos saber quanto vive uma galinha-d'angola, especificamente a Numida meleagris, que é a espécie mais difundida destas galinhas, o número fica entre 6 e 8 anos.

Por outro lado, se você se pergunta quanto vive uma galinha japonesa ou uma galinha sedosa do Japão, não há praticamente nenhuma diferença com relação aos 5-10 anos, embora as variedades bantam, de menor tamanho, apresentem uma diminuição na expectativa de vida, que fica entre 4 e 8 anos de idade.

É claro que, para que uma galinha tenha uma expectativa de vida mais longa, é necessário oferecer todo o cuidado necessário, espaço adequado e boa alimentação, como vimos nas seções anteriores. Além disso, sendo um animal de estimação que provavelmente adotamos desde a infância, não pode faltar o amor e as visitas regulares ao veterinário, que indicará as vacinas que a galinha deve receber e seu calendário desparasitação.

Para saber mais sobre as galinhas, confira nosso artigo sobre por que galinha não voa?

Quantos anos vive um galo?

Para quem procura saber quanto tempo vive um galo, a verdade é que expectativa de vida do galo e da galinha é a mesma, então a idade média dos machos também varia entre 5-10 anos, dependendo da raça. Da mesma forma, os cuidados oferecidos também influenciam diretamente os anos de vida do galo, portanto, se ele tiver uma boa qualidade de vida, pode viver até 12 anos! Nesse sentido, é importante destacar que tanto o habitat quanto a alimentação são iguais para galinhas e galos, ou seja, não há distinção entre gênero.

Caso você tenha adotado uma galinha e ainda não sabe qual nome colocar, confira muitas opções de nomes de galinhas nesse artigo do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive uma galinha?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.