Curiosidades do mundo animal

Quantos anos vive um cachorro vira-lata?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 julho 2023
Quantos anos vive um cachorro vira-lata?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Muita gente fala que um cachorro de raça vive mais que um pet sem raça definida, mas, afinal, quantos anos vive um cachorro vira-lata? Um cachorro será sempre um cachorro, com pedigree ou sem ele, mas o que os torna diferentes? Os cães sem raça definida são adorados por alguns e rejeitados por outros por diferentes motivos: não se sabe como vão ser quando crescerem, não se sabe se terão muito ou pouco pelo, não se sabe se o caráter será bom ou não... São muitas as perguntas que fazemos quando temos um cão sem raça, mas vamos tentar esclarecer algumas neste artigo.

No PeritoAnimal vamos te ajudar com todas estas dúvidas que podem surgir na hora de adotar um vira-lata e, especificamente, falaremos sobre quanto tempo vive um vira-lata. Trata-se de uma das perguntas mais frequentes em veterinários e, a nosso entender uma das mais difíceis de responder, entenda o motivo a seguir.

Também lhe pode interessar: Quantos anos vive um gato?

Índice

  1. Quantos anos vive um cachorro vira-lata?
  2. É verdade que um cachorro vira-lata vive mais que um de raça pura?
  3. História do vira-lata
  4. Caraterísticas do vira-lata

Quantos anos vive um cachorro vira-lata?

É muito habitual ouvir dizer que os vira-latas vivem mais que os cachorros de raça pura. Trata-se de um mito ou da realidade? Afinal, quantos anos vive um cachorro vira-lata? Os cães SRD (sem raça definida) são extremamente fortes e ao longo dos anos foram se reproduzindo os exemplares mais resistentes das diferentes condições ambientais. Estas caraterísticas fazem-nos poder confirmar que são indivíduos que vivem por mais tempo que os demais. Assim, a expectativa de vida de um cachorro vira-lata é de 16 a 18 anos, com alguns alcançando até 20 anos.

Mas é importante lembrar que a expectativa de vida está muito relacionada com o estilo de vida que seguem: uma má alimentação, baixa qualidade de vida ou carências na sua saúde são variáveis que podem influenciar na expectativa de vida. Cada cachorro é diferente, apenas podemos estimar a esperança de vida e nunca confirmar quanto viverá um cachorro, com ou sem papéis.

O vira-lata tem algumas qualidades que o tornam único e irrepetível. Apesar de não podermos prever o seu comportamento ou expectativa de vida como se tenta fazer em raças, são animais muito inteligentes com uma forte capacidade de adaptação ao meio e às diferentes situações. São estes mesmos exemplares os que deram lugar depois às raças puras. Estes últimos são vira-latas prolongados no tempo e geneticamente modificados.

Por último, vale ressaltar que a riqueza e a variedade do sangue dos vira-latas, ao contrário do sangue empobrecido e da alta consanguinidade nos cachorros de raça, favorece uma maior esperança de vida e um menor risco de sofrer de problemas de saúde.

E qual será a expectativa de vida do cachorro vira-lata caramelo, o queridinho do Brasil? Saiba tudo nesta ficha do PeritoAnimal.

Quantos anos vive um cachorro vira-lata? - Quantos anos vive um cachorro vira-lata?

É verdade que um cachorro vira-lata vive mais que um de raça pura?

Não é necessariamente verdade que os cachorros vira-latas vivam mais do que os cachorros de raça pura. A expectativa de vida de um cachorro pode depender de vários fatores, incluindo genética, cuidados veterinários, alimentação, ambiente, exercício, estilo de vida e qualidade geral de vida. Embora alguns estudos sugiram que os vira-latas podem ter uma tendência a serem mais saudáveis devido à maior diversidade genética, não existe uma regra absoluta que se aplique a todos os cães vira-latas. Cachorros de raça pura também podem ter uma vida longa e saudável se receberem os cuidados adequados.

História do vira-lata

Agora que você já sabe quantos anos vive um cachorro vira-lata, falaremos um pouco sobre esses animais. O cão sem pedigree ou SRD apenas tem algo que o carateriza, que é o fato de pertencer à família canis familiares, por isso sabemos que se trata de um cachorro.

A sua origem reside na era terciária, produto de vários cruzamentos entre os lobos. Isto conhecia-se como um cruzamento aleatório, sem a intervenção do homem, pelo que o único objetivo era a continuidade da espécie. Assim foram surgindo exemplares cada vez mais resistentes, uma vez que os fracos ou com doenças morriam e, muitas vezes, não chegavam a se reproduzir dando lugar a uma "raça muito forte". Trata-se de um cruzamento natural do qual desconhecemos os seus ancestrais.

As diferentes misturas de sangue nos cruzamentos faz com que gozem do "vigor híbrido", que não é mais do que a resistência obtida a doenças herdada por consanguinidade. Isto é lógica pura, os indivíduos mais saudáveis possuem maior fertilidade e possibilidades de se procriar que os mais fracos ou doentes.

A história ajuda-nos a entender melhor a esperança de vida destes exemplares para poder responder à pergunta feita no título da melhor forma possível.

Descubra os diferentes nomes de raças de cachorro neste outro artigo.

Quantos anos vive um cachorro vira-lata? - História do vira-lata

Caraterísticas do vira-lata

Além disso, os vira-latas não contam com nenhuma desvantagem em relação aos cachorros de raça, o que os torna bastante interessantes. Com os cachorros de raça, a única coisa com a qual podemos estar tranquilos é que possuem as caraterísticas que procuramos e, mesmo assim, muitas vezes deparamo-nos com exceções na raça, pois os animais, tal como os seres humanos, são seres únicos.

Tal como nós, o seu temperamento estará associado em parte à genética que traz e em grande parte, aos fatores ambientais em que se desenvolvei e/ou desenvolve atualmente. Estes animais diferenciam-se se forem criados na rua, em uma casa de família, com um ambiente equilibrado ou forem resgatados de situações impróprias. Proporcionando-lhe amor e um ambiente saudável são extremamente fiéis e carinhosos, basta vê-los com cara de felicidade para entender o amor que sentem pela sua "matilha humana".

Além disso, podemos adestrá-los em diferentes atividades, tal como as raças mais habituais como os cães de resgate ou de terapia.

Quantos anos vive um cachorro vira-lata? - Caraterísticas do vira-lata

Agora que você sabe qual é a expectativa de vida de um cachorro vira-lata, ou seja, já sabe seu tempo de vida médio, não perca o vídeo a seguir no qual continuamos falando sobre este assunto!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos anos vive um cachorro vira-lata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Nuno Ribeiro
Este é o meu vira latas
Os de raça apurada em nada são melhores ,pelo contrário
Têm menos defesas
Foi adotado e está feliz
A sua avaliação:
Evaldir
O meu cachorro viveu até os 23 anos. Era um vira lata muito parecido com pudo.
Julia
Olá, Minha avó tem um cachorro com seus 20 anos ou mais, ele está debilitado, não consegue comer mais, não consegue deitar para dormir já q tem medo de deitar e não conseguir levantar, bate nas nossas pernas por não conseguir enxergar e está muito magro, ele parece sofrer muito e eu quero ajudar, mas não sei como, alguém pode me ajudar sobre o q fazer?
Luísa Savala
Oi Julia! Veja algumas informações sobre os cuidados com cachorro idoso no nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-de-um-cachorro-idoso-7775.html
De qualquer forma, é importante que ele seja acompanhado por um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
João carlos
esta é a meg, vira latas linda, meu bebezinho, foi resgatada em situação de abandono e eu adotei ele com 2 meses, é muito amorosa mimada e é o xodó da familia, todo mu do ama a meg.
Meg
Como foi quando ele morreu?
Minha vizinha tem um que tem uns 18 anos mais ou menos
Está sem andar, meu namorado dá comida pra ele com uma seringa, acho que ele não vai resistir.
Eu gostaria de dicas de como cuidar dele para pelo menos ele não sofrer mais do que o inevitável.
Beatriz
Tive um vira latas que viveu 18 anos e era muito saudável nunca apresentou doença alguma era adestrado e obedecia todos os comandos como qualquer cachorro de raça o único gasto que tinham os com ele eram vacinas e alimentação e adotamos de graça em um canil pessoas deviam se conscientizar ao invés de pagar por cães de raça pura que tem gastos absurdos e vivem doentes deveriam adotar milhões de vira latas em busca de um lar irão te retribuir com a mesma lealdade e carinho e de graça pra mim quem ama os cachorros como eu ama a espécie não raças tenha um cão por amor não por estatus
Célia S
Esta é a Doly, minha cachorra SRD. Ela é linda está com 2 anos e meio. Adotei ela com 3 meses. Muito inteligente. Só falta falar kkkkk.... é verdade mesmo!
Célia S
Esta é a Doly, minha cachorra SRD. Ela é linda está com 2 anos e meio. Adotei ela com 3 meses. Muito inteligente. Só falta falar kkkkk.... é verdade mesmo! Aí na foto ela era bebê ainda, estava com 4 meses!
A sua avaliação:
Arnaldo Calado
Meu vira lata chama-se Dudol. Eu mesmo inventei o nome. Kk. Adotamos ele com 6 meses de idade porque estava para nascer meu primeiro e único filho e queria que ele tivesse um companheiro, uma vez que já tínhamos decidido ter apenas um filho. Hoje o Dudol tem 14 anos. Cão muito inteligente, dócil, companheiro e dorminhoco. Kk. Ele é muito saudável, aliás, durante toda a vida ele foi. Raras vezes ficou doente. Devido a idade ele está meio surdo. Mas só. Está muito firme. Não apresenta o peso da idade. Eu, minha esposa e filho amamos ele e ele é muito importante para nós.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Arnaldo! Muito obrigado por compartilhar a vossa história com o Dudol, que vira-lata lindo :)
Suhelen Maltez Cícero de Jesus
meu cachorro tem treze anos e quase já não tem os dentes gostaria de saber mais quanto tempo ele terá de vida
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Suhelen! Tudo depende do estado de saúde dele. Existem cachorros que vivem 20 anos! Se o seu cachorro comer uma boa ração, fizer exercício e tiver visitas regulares no médico veterinário, ele pode ainda viver uns anos mais!
sylvia monteiro grati
esqueci de dizer que gostei muito da materia
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sylvia! Valeu pelo comentário :)
sylvia monteiro grati
tenho 2 caes vira lata valente, o maais velho 11 anos e menina com 6 anos
ele morre de medo dela é verdade que a femea é dominadora
1 de 4
Quantos anos vive um cachorro vira-lata?