Quanto tempo vive um porquinho-da-índia

Quanto tempo vive um porquinho-da-índia

É muito importante ter clareza sobre a longevidade de um animal antes de adotá-lo, já que devemos ser responsáveis por ele durante toda a vida e se não for assim, é melhor não ter um mascote, não é mesmo?

Os roedores, como é o caso do porquinho-da-índia, geralmente são animais que podem chegar a ter vidas muito longas se lhes oferecemos bons cuidados, estímulos sociais e enriquecimentos de todo tipo.

Quer saber quanto tempo vive um porquinho-da-índia? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir e conhecer alguns truques para prolongar ao máximo a vida do seu pet.

Quanto tempo vive um porquinho-da-índia

A duração da vida de um porquinho-da-índia está diretamente relacionada a vários fatores, como os cuidados que recebe, alimentação e os problemas de saúde. No geral, são animais que vivem entre 4 e 9 anos.

Determinar com exatidão quanto vive um porquinho-da-índia é complicado e praticamente impossível de garantir, por esse motivo, estabelecemos uma margem de cerca de 5 anos, dado que muitos porquinhos vivem até os 9 anos, enquanto outros alcançam apenas os 3.

Como cuidar de um porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um animal 100% herbívoro, por esse motivo, uma das ferramentas do tutor será precisamente a alimentação. Ele deve conhecer as frutas e verduras boas para os porquinhos-da-índia, assim como os alimentos proibidos para este animal.

A vitamina C é um enriquecimento especial e super benéfico para os porquinhos-da-índia. Também é fundamental que eles tenham água e feno fresco o tempo todo.

O tutor também deve prestar atenção nos cuidados que o porquinho-da-índia exige, além da alimentação. Entre eles encontram-se a necessidade de um espaço amplo, bem como vários túneis e brinquedos para enriquecer sua vida, tal como descrevemos com mais detalhes a seguir.

Finalmente, acrescentamos que o porquinho-da-índia é um animal social, por isso, se não tiver um companheiro (que seria o ideal), você deve dedicar a ele tempo e atenção. Desta forma, o porquinho estará estimulado e receptivo a interagir com pessoas.

Confira o vídeo abaixo do canal do YouTube do PeritoAnimal com mais informações sobre as frutas e verduras boas para porquinho-da-índia:

Doenças comuns do porquinho-da-índia

Antes de adotar um, é fundamental que você conheça as doenças comuns que podem afetar um porquinho-da-índia durante a vida. Só desta maneira você estará prevenido e saberá como agir rapidamente diante do aparecimento de cada uma delas.

  • A diarreia é um problema mais sério do que parece, uma vez que, com uma diarreia forte, o porquinho-da-índia pode se desidratar e morrer com certa facilidade. Se isso acontecer, você deve eliminar todo tipo de conteúdo verde da sua dieta e fornecer feno de qualidade em abundância, assim como um tratamento recomendado pelo veterinário.
  • A pneumonia é outra das doenças mais comuns que o porquinho-da-índia pode sofrer. Geralmente, é causada por estresse, má higiene ou mudança brusca de temperatura. O veterinário provavelmente receitará antibióticos.
  • Os porquinhos-da-índia não são capazes de produzir vitamina C por si mesmos, por esse motivo, diante de uma deficiência dessa vitamina, esse pequeno roedor estará suscetível a sofrer de escorbuto.
  • O aparecimento de tumores costuma ocorrer em indivíduos de idade avançada, ainda assim, você deve saber que um porquinho-da-índia com um tumor pode viver por bastante tempo.
  • Os porquinhos-da-índia podem ser suscetíveis a contrair parasitas do tipo intestinal ou externos se entrarem em contato com animais, fezes ou alimentos infectados. Busque não expôr o porquinho-da-índia a essas situações e mantenha um nível de higiene ótimo.
  • Finalmente, outro fator importante a destacar é a possível presença de fungos, o mais grave sendo a micose. O tutor deve recorrer imediatamente ao veterinário se detectar a presença de fungos no seu porquinho-da-índia pois pode ser contagioso.

Essas são as doenças mais comuns do porquinho-da-índia. Lembre-se que, na presença de qualquer suspeita, você deve levar seu amigo ao veterinário, já que a rapidez no diagnóstico pode ajudar a superar um problema que eventualmente pode ser fatal.

Brinquedos para porquinho-da-índia

Para finalizar esse artigo sobre quanto tempo vive um porquinho-da-índia é importante entender os benefícios de brincar com seu porquinho da índia. Eles são animais energéticos, gostam de se relacionar com outros animais e pessoas, as brincadeiras fora da gaiola ajudam o animal a desenvolver sua mente e traz inúmeros benefícios à saúde do pet, os brinquedos para porquinho-da-índia que mais agradam são:

  • Locais que o porquinho-da-índia possa se esconder;
  • Brinquedos para porquinho-da-índia roer também estão entre os favoritos destes animais;
  • Os porquinhos-da-índia adoram obstáculos, como os labirintos, por exemplo;
  • Esses pequenos roedores adoram brinquedos que tenham um material macio e suave, pois assim conseguem morder e carregar para onde quiserem;

Existe um infinidade de brinquedos para porquinho-da-índia que podem, inclusive, serem feitos em casa. O mais importante é garantir a esse pequeno roedor uma vida saudável, com um ambiente enriquecido e muito amor.

Lembre-se que existem alguns brinquedos que devem ser evitados, como rodas de exercícios e bolas deslizantes, pois podem causar problemas na coluna, afinal, os porquinhos-da-índia são animais muito delicados que exigem alguns cuidados, principalmente na hora de carregá-los.

Assista também o vídeo do canal do PeritoAnimal no YouTube sobre como saber se seu porquinho-da-índia te ama:

 

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um porquinho-da-índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • QUESENBERRY, Katherine. DONNELLY, Thomas. Description and Physical Characteristics of Guinea Pigs. Disponível em: <https://www.merckvetmanual.com/all-other-pets/guinea-pigs/description-and-physical-characteristics-of-guinea-pigs>. Acessado em: 06 Fev. 2019