Quanto tempo vive um hamster?

Quanto tempo vive um hamster?

O hamster trata-se de um pet muito popular entre os mais pequenos. Muitas vezes é o primeiro animal de estimação numa casa. Trata-se de um animal fácil de cuidar e que apaixona com a sua aparência doce e os seus movimentos. No entanto, é muito importante saber quanto tempo vive um hamster e explicar aos mais pequenos para saberem que em algum momento terão de enfrentar esta realidade. Existem 19 espécies de hamster no mundo, mas apenas umas 4 ou 5 se podem adotar como pets. Um ponto sensível que estas espécies têm é o seu curto tempo de vida. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você quanto tempo vive um hamster.

O ciclo de vida do hamster

A esperança de vida dos hamsters pode variar bastante dependendo do seu habitat, dos cuidados que receber e da espécie em concreto à qual pertence. Estes pequenos animais pertencem à subfamília dos roedores chamados cricetos.

Os hamsters que vivem em casas como animais de companhia têm uma vida média de 1,5 a 3 anos, embora se tenham registado exemplares de até 7 anos de vida. Geralmente, quanto mais pequena é a espécie, menor é a sua longevidade.

No entanto, isto nem sempre é assim. Uma boa alimentação e cuidados vão repercutir diretamente na sua saúde. Além disso, conhecer as doenças mais comuns nos hamsters irá ajudar-nos a detetar um problema mais rapidamente. Por isso, determinar quanto tempo vive um hamster pode variar bastante.

Quanto tempo vivem os hamsters selvagens?

Curiosamente os hamsters em estado selvagem vivem mais que os em cativeiro, apesar de muitos morrerem muito jovens por serem capturados por corujas, raposas e outros predadores.

Um exemplo claro é o hamster selvagem europeu, Cricetus cricetus, que pode chegar a viver até 8 anos. Trata-se de um hamster grande, uma vez que mede uns 35 cm. Mais do dobro que o hamster dourado, que é o maior entre os que encontramos como pet e que não ultrapassa os 17,5 cm de comprimento.

Imagem: sbs.com.au

Quanto vive um hamster segundo a sua espécie

1. O hamster dourado ou hamster sírio

Mesocricetus auratus, é o mais popular do mundo. Mede entre 12,5 e 17,5 cm. Costuma vive entre 2 e 3 anos. Em estado selvagem é uma espécie ameaçada.

2. O hamster russo

O hamster russo ou Phodopus sungorus tem uma esperança de vida de uns 2 anos. Embora possa ser de cor cinza ou marrom, uma caraterística muito interessante é que pode mudar totalmente o seu pelo para cor branca se hibernar nas épocas mais frias do ano.

3. O hamster chinês

O hamster chinês ou Cricetulus griseus é, junto ao hamster sírio, um dos mais populares em casas de todo o mundo. Costumam viver de 2 a 3 anos. São realmente pequenos e destacam-se por serem muito amáveis com as suas famílias.

4. O hamster de Roborovski

O hamster de Roborovski, Phodopus roborovskii é um dos mais pequenos do mundo. Alcançam os 3 anos de vida, inclusive um pouco mais. Não são tão sociáveis como outros hamsters e podem chegar a morrer.

5. O hamster de Campbell

O hamster de Campbell o Phodopus campbelli vive entre 1,5 e 3 anos e costuma se confundir com facilidade com o hamster russo e é um pouco tímido e reservado. Podem ser de cores muito variadas.

Se adotou ou está pensando adotar um destes animais fofinhos, veja a nossa lista de nomes para hamster.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um hamster?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.