Quanto tempo vive um gato com raiva?

Quanto tempo vive um gato com raiva?

Normalmente se associa a raiva aos cachorros, contudo os gatos também podem ser afetados e inclusive transmitir essa doença aos seres humanos.

Apesar de ser mais incomum em gatos, a raiva é igualmente preocupante, pois, uma vez contraída, esta doença não tem cura e o animal morre num curto período de tempo.

Se tem interesse em saber mais sobre esta doença que afeta mamíferos, inclusive seres humanos, quais são os sintomas em gatos e quanto tempo vive um gato com raiva, leia este artigo do PeritoAnimal.

Raiva em gatos

A raiva tem origem do latim rabidus que significa louco, designação da devido ao aspecto característico do animal raivoso que está salivando e sendo agressivo.
É uma doença infecciosa e zoonótica (possível de ser transmitida aos seres humanos) causada por um vírus que afecta o sistema nervoso central e que se alastra e se acumula em grandes quantidades nas glândulas salivares provocando a produção excessiva de saliva contagiada.

Transmite-se principalmente através da mordida de um animal contagiado durante uma briga e também, mas não tão comum, pela arranhadura e lambedura de feridas abertas ou de mucosas como a da boca e dos olhos.

Nos dias de hoje, tem vindo a diminuir em cães e gatos e, também, em humanos devido às campanhas de vacinação. Contudo, os números existentes ainda são preocupantes e tem aumentado, principalmente, entre animais selvagens, onde se destacam os morcegos, em que o número de animais infectados é cada vez maior no Brasil, e, mais recentemente, em texugos.

A raiva não tem cura e, na grande maioria dos casos, leva à morte do gato contagiado. Por isso, o melhor a fazer é a prevenção. Para isso, você deve respeitar o protocolo de vacinação elaborado pelo seu médico veterinário de confiança. Ter cuidado quando o seu gato sai à rua e se envolve em brigas (pois essa é a principal fonte de infecção) ou quando se aproxima de animais selvagens, como morcegos.
Mas então quanto tempo vive um gato quando contrai raiva? Para responder a essa questão vamos explicar um pouquinho como funciona e evolui a doença.

Como evolui a raiva e quais as fases da raiva

Durante a mordida, o vírus presente na saliva penetra e vai para interior dos músculos e tecidos e multiplica-se no local. Depois, o vírus se difunde pelas estruturas em redor e vai até ao tecido nervoso mais próximo, porque tem afinidade por fibras nervosas (é neurotrópico) e não utiliza o sangue como via de disseminação.

A doença apresenta várias fases:

  • Incubação: é o tempo que vai desde a mordida até ao surgimento de sintomas. Aqui o animal parece estar bem e não apresenta quaisquer sintomas (é assintomático). Pode durar de uma semana a vários meses até que a doença se manifeste.
  • Prodrômica: já se observam algumas mudanças bruscas de comportamento. O gato pode ficar mais nervoso, assustado, ansioso, cansado, isolar-se e até tornar-se mais dócil se se tratar de um gato normalmente agressivo. Esta fase pode ir de 2 a 10 dias.
  • Furiosa e de excitação: esta é a fase que caracteriza a doença. O gato está mais agressivo e irritável e pode mesmo morder e arranhar, por isso é necessário ter cuidado.
  • Paralítica: a fase final em que o animal se encontra paralisado, podendo apresentar espasmos e/ou estado de coma, terminando em ôbito.

Sintomas de raiva em gatos

Os sintomas da raiva em gatos mais comuns, mas que nem sempre todos se manifestam, incluem:

  • Febre
  • Mudanças de comportamento, como agressividade ou apatia
  • Excesso de salivação
  • Vômitos
  • Dificuldade em engolir
  • Aversão à luz (fotofobia) e à água (hidrofobia)
  • Convulsões
  • Paralisia

Este sinais podem ser confundidos com outras doenças do foro neurológico e , por isso, é sempre essencial consultar um médico veterinário se o seu pet apresenta algum destes sintomas ou se suspeita qque o seu gato teve acesso à rua e se envolveu em brigas.

Esperança de vida de um gato com raiva

Esta doença não tem cura e a eutanásia pode ser a única opção, pois, uma vez contraída, é de progressão muito rápida, irreversível e é letal para gatos.

A duração da fase de incubação é variável, uma vez que depende da localização e da severidade da mordida, por exemplo, uma mais profunda ou localizada no braço será mais rápida a manifestar sintomas do que uma mais superficial ou na perna. Nos felinos este período oscila entre 14 a 60 dias e no jovens pode ser ainda mais curto.

A esperança de vida de um gato com raiva é relativamente curta. O período de tempo entre as fases acima descritas pode variar de gato para gato, mas uma vez chegando ao sistema nervoso central e surgindo sintomas, a doença evolui rapidamente e a morte ocorre em 7 a 10 dias.

Normalmente, um animal suspeito de apresentar raiva, ou seja, com sinais sugestivos desta doença, é colocado em quarentena para observação durante 10 dias, se ao fim desses dias o animal estiver bem e sem outros sintomas assume-se que ele não tem raiva.

Se tem suspeitas de que o seu gato foi infectado, leve-o ao seu veterinário para que ele possa isolá-lo de forma a evitar o contágio de outros felinos e a minimizar o seu sofrimento.

É importante, se possível, identificar o agressor para que ele seja colocado em quarentena para ser observado e para não contagiar outros animais ou seres humanos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um gato com raiva?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Bibliografia
  • Babboni, S.D., Modolo, J.R. (2011) Raiva: Origem, importância e aspectos históricos, Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP Brasil
  • Eng, T.R., Fishbein, D.B. (1990) Epidemiologic factors, clinical findings, and vaccination status of rabies in cats and dogs in the United States im 1998., J AM Vet Med Assoc. 197(2):201-9
  • Nelson, R.W., Couto, C.G. (2008) Small animal Internal Medicine, Elsevier - Health Sciences Division, 4ª edição, Masby, USA
  • Tepsumethanon, V., Lumlertdacha, B., Mitmoonpitak, C., Sitprija, V., Meslin, F.X., Wilde, H. (2004) Survival of naturally infected rabid dogs and cats. Clin Infect Dis. 39 (2): 278-80