Partilhar

Quanto tempo vive um gato?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 31 outubro 2018
Quanto tempo vive um gato?

Ver fichas de  Gatos

Acolher um animal é tornarmo-nos responsáveis pela sua vida, por este motivo devemos conhecer bem o seu tempo de vida, o tempo que acompanhará a nossa família. Se não vamos conseguir cumprir com as suas necessidades devemos procurar outro animal de estimação.

Os gatos são animais que vivem muitos anos e que nos podem acompanhar por muito tempo. Atualmente e graças à vacinação, às rações de alta qualidade e à proximidade do veterinário essa tempo aumenta de forma considerável.

Quer saber quanto tempo vive um gato? Neste artigo do Perito Animal vai descobrir a média de vida assim como alguns truques e conselhos para melhorar e tentar aumentar a sua longevidade.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um gato com raiva?

O gato, um animal de grande longevidade

Como comentamos anteriormente existem fatores que podem aumentar ou relacionar a etapa de vida de um gato. Entre eles encontramos a alimentação, a ausência de doenças e os cuidados que recebe durante a sua vida.

Regra geral podemos estimar que um gato vive entre 15 a 20 anos. Não podemos afirmar com exatidão quanto vai durar a vida de um gato visto que com uma doença pode não durar os 15 anos e em determinados casos podem chegar a superar os 20 anos de vida. Cada gato é único e a sua esperança de vida também.

Quanto tempo vive um gato? - O gato, um animal de grande longevidade

Como aumentar a longevidade do meu gato

Entre os cuidados de um gato destacamos fundamentalmente a alimentação que deve ser de qualidade e ótima para as suas necessidades nutricionais. Se não sabe que ração pode dar ao seu gato consulte o seu veterinário. Em algumas ocasiões, quando envelhecem, os gatos costumam precisar de um alimento específico, não apenas um ligth mas sim um especial para problemas de coração, para alergias, etc.

Também deverá informar-se das quantidades exatas que requer visto que um excesso pode provocar obesidade no gato, algo muito prejudicial que reduz a esperança de vida (especialmente em exemplares de idade avançada).

Além disso será importante que de vez em quando lhe ofereça rações de comida úmida, porque devido ao fato de beber pouca água, o gato é um animal que precisa de uma forma de hidratação extra. Ajude-o com este tipo de alimento para gatos, ele vai adorar!

Quanto tempo vive um gato? - Como aumentar a longevidade do meu gato

Outro requisito indispensável será estar atento à saúde do nosso gato e recorrer ao veterinário diante de qualquer sintomas de doença. Algumas das doenças mais comuns são:

  • alergia
  • broncopneumonia
  • gripe
  • otite
  • conjuntivite
  • cataratas
  • má digestão

Pode evitar o aparecimento de doenças graves vacinando o seu gato e restringindo o seu acesso ao exterior. Se pelo contrário pretende que ele saia e entre em casa livremente deverá implantar-lhe um chip de localização.

Finalmente devemos proporcionar uma higiene constante aos objetos do gato incluindo a cama, os comedouros, caixa de areia, brinquedos... E muito importante: devemos mudar a água com muita regularidade.

Além disso o gato é um animal que requer atenção e carinho por parte dos seus proprietários para ser bem socializado. Especialmente se tem sobrepeso devemos estimular o gato para brincar e fazer exercício.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Quanto tempo vive um gato?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
REGINA CELIA MEIRA
COMO FAÇO PARA MINHA GATA ENGRAVIDAR? ELA JÁ ENTROU E SAIU DO CIO E NÃO ENGRAVIDOU.

Quanto tempo vive um gato?
1 de 5
Quanto tempo vive um gato?

Voltar ao topo da página