Partilhar

Quanto e com que frequência deve comer o meu cão

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 26 maio 2016
Quanto e com que frequência deve comer o meu cão

Ver fichas de  Cachorros

Duas das dúvidas mais comuns a respeito da alimentação do cão são: quanto deve comer o meu cão? E, com que frequência devo alimentá-lo? As respostas a estas duas preguntas dependem de muitos fatores como a idade do cachorro, o seu nível de atividade física, doenças ou condições clínicas que possa apresentar, a comida para cães que lhe dá, etc.

A pessoa mais indicada para indicar quanto e com que frequência deve alimentar o seu cachorro é sem dúvida o seu veterinário, especialmente se falamos de um cachorro filhote ou um cão mais idoso. No entanto no PeritoAnimal oferecemos-lhe alguns conselhos que podem ajudar no que refere a horários e quantidades de alimento para o seu pet.

Descubra quanto e com que frequência deve comer o seu cão em seguida.

Também lhe pode interessar: O que maritaca come

Como escolher uma boa ração para cachorros?

Para começar deve saber que o cão, independentemente da sua idade ou raça, precisará de uma alimentação de qualidade, quer se trate de ração ou de alimentos caseiros. Se tiver dúvidas pode sempre recorrer a um veterinário para que o oriente, mas o básico será guiar-se pelo seu tamanho e atividade física.

Por exemplo, no mercado existem rações específicas para cães gigantes que têm um elevado conteúdo de cálcio. Isso é perfeito uma vez que ajuda a fortalecer os ossos que terão de suportar muito peso. Não se esqueça que existem muitas variedades diferentes:

  • Puppy ou filhote
  • Junior
  • Adult
  • Senior
  • Cães toy
  • Cães pequenos
  • Cães médios
  • Cães grandes
  • Cães gigantes

Lembre-se que o cachorro é um animal que agradece a rotina e a constância. Isso ajuda-o a orientar-se e a se sentir confortável no seu meio ambiente. Por este motivo é recomendável escolher sempre os mesmos horários e lugares para as refeições. Quer seja uma, duas ou três vezes. Escolher adequadamente a ração do nosso cão é vital, deve saber que muitos cães não querem comer ração, uma vez que esta não é a adequada para ele ou é de baixa qualidade.

Pode sempre combinar a ração com um pouco de alimento caseiro ou de alimento úmido.

Quanto e com que frequência deve comer o meu cão - Como escolher uma boa ração para cachorros?

De quanto em quanto tempo deve comer um cachorro?

Em termos gerais, a frequência com que deve alimentar o seu cão é maior quando este é filhote e diminui à media que vai crescendo. Salvo quando o seu cão tenha alguma condição clínica que demande frequências diferentes, pode utilizar as seguintes recomendações como um guia geral:

  • Cachorros até 8 semanas de idade: até as 8 semanas de idade, os cachorros alimentam-se de leite materno, por isso devem estar com a sua mãe e seus irmãos. Separá-los de forma prematura é prejudicial para uma boa socialização, e além disso, o alimento artificial, como o leite materno artificial, não confere a proteção adequada ao filhote.

    A partir da terceira ou quarta semana pode começar a oferecer aos filhotes bocados semi-sólidos para que se se vão acostumam à comida sólida. Para isso, pode misturar um pouco de comida para cachorro com a água.

    A partir das seis semanas já pode oferecer aos cachorros comida para cachorros umas 4 vezes ao dia (consulte o veterinário para escolher a comida), mas devem continuar a ter a possibilidade de beber o leite materno. Lembre-se de escolher sempre um alimento de qualidade e adaptado ao seu tamanho.

  • Cachorros de 2 a 3 meses de idade: devem receber comida pelo menos 4 vezes ao dia. Em algumas raças muito pequenas, como os chihuahuas ou os yorkshire terrier, talvez seja necessário alimentar os cachorros umas 5 vezes por dia para evitar a hipoglicêmia.

  • Cachorro de 3 a 6 meses de idade: nesta etapa o cachorro já está habituado ao alimento sólido. Deve começar a reduzir a sua dose habitual para uma quantidade de refeições menor. Devem receber comida 3 vezes ao dia.

  • Cachorros de 6 meses a 1 ano de idade: neste momento o seu cão já deve começar a receber comida apenas duas vezes ao dia. Isto ajudará a manter melhor os horários e a se adaptar à sua próxima etapa de vida adulta.

  • Cães com mais de 1 ano de idade: a partir de um ano de idade, o cão pode comer uma ou duas vezes ao dia. Para algumas pessoas é mais cômodo alimentar os seus cães apenas uma vez por dia, enquanto que outras lhes parece melhor dar-lhes a mesma ração mas repartida pela manhã e pela tarde.

A etapa do cachorro é muito importante para um desenvolvimento. Isso significa que será imprescindível uma ração de qualidade, uma rotina adequada e ração moderada. Não se esqueça de recorrer ao veterinário para se certificar que o seu cão se está desenvolvendo bem.

Quanto e com que frequência deve comer o meu cão - De quanto em quanto tempo deve comer um cachorro?

De quanto em quanto tempo deve comer um cão adulto?

Os cães adultos podem alimentar sem problemas em uma ou duas refeições diárias. Nesta etapa, o seu sistema digestivo é mais forte e estável, e ao contrário do que acontece com outros animais, o cão não precisa de comer com regularidade para manter ativo o seu trânsito intestinal.

Não esqueça de variar de forma ocasional o seu cardápio para que se sinta motivado e feliz de receber comida do seu agrado. Por outro lado, na dieta do cão adulto, devemos incluir prêmios que utilizamos para o premiar usando o reforço positivo.

Pode oferecer ao seu cão todo o tipo de snacks se ele estiver saudável e considerar que queima completamente este aporte calórico. No entanto, se tem dúvidas, pode optar por snacks baixos em calorias. Embora estes costumem ser ligeiramente mais caros, são muito benéficos para prevenir a obesidade nos cães.

Quanto e com que frequência deve comer o meu cão - De quanto em quanto tempo deve comer um cão adulto?

A quantidade de comida adequada para o cão

Em média, os cães adultos comem à volta de 2% ou 3% do seu peso corporal cada dia. No entanto, isto depende da idade do cão, as calorias da comida em questão, a atividade física que faz com o seu cão e o peso ótimo para o seu tamanho e contexto físico.

Como não é possível dar uma informação geral para todos estes fatores, as próprias embalagens de ração para cães oferecem recomendações gerais baseadas no peso do cão. Use estas recomendações como um guia geral e a partir delas decida se vai dar um pouco mais ou um pouco menos que o indicado na embalagem. Tenha em conta que os cães muito ativos (por exemplo, que fazem esportes coo o agility ou que saem para correr consigo), necessitam de um pouco mais de alimento que os cães que não fazem muita atividade física. Consulte sempre a embalagem do alimento do seu animal de estimação e siga as instruções marcadas.

De qualquer forma, é importante que pese o seu cão uma vez por mês para saber se mantém, reduz ou aumenta o seu peso. Se pensa que o seu cão tem problemas de peso ou tem alguma dúvida sobre a quantidade que lhe deve dar, consulte o seu veterinário.

Quanto e com que frequência deve comer o meu cão - A quantidade de comida adequada para o cão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto e com que frequência deve comer o meu cão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Quanto e com que frequência deve comer o meu cão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Alexander
Após ler uma publicação que a USP realizou um teste de qualidade com várias marcas de ração para cães, e nenhuma passou no controle de qualidade, eu mudei meu conceito sobre rações, e estou dando uma refeição balanceada feita em casa.
Ração jamais.
Fernanda Araújo
Bom dia;
Castrei minha cachorra a 18 dias, ja retirou os pontos e o veterinário disse que ela estava pronta para voltar a rotina normal. Porém de três dias pra cá ela começou a vomitar uma espuma amarela com a frequência de dia sim e dia não. Estou muito preocupada, ela tem 6 meses, e mesmo antes da castração ela ja era acostumada a comer sempre pela manhã e pela noite.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernanda! Uma vez que não é apenas uma situação esporádica eu aconselho que você consulte o seu médico veterinário porque a sua cachorra pode estar com algum problema gastrointestinal. Desejamos as rápidas melhoras para ela.

Quanto e com que frequência deve comer o meu cão
1 de 5
Quanto e com que frequência deve comer o meu cão

Voltar ao topo da página