Quantidade de comida para um Akita Americano

Quantidade de comida para um Akita Americano

O Akita Americano é um dos cães mais leais que existem, possui uma total devoção pela sua família e a fidelidade é um dos traços de comportamento mais importantes. A estas valiosas virtudes somam-se um organismo muito robusto e forte, de fato, o Akita Americano pode chegar a pesar até 66 quilos no caso dos machos

Para manter em ótimo estado a sua estrutura robusta, assim como a sua vitalidade e caráter, a alimentação será um aspecto fundamental, além de ser um fator decisivo na saúde do nosso pet.

Neste artigo do PeritoAnimal esclarecemos-lhe qual deve ser a quantidade de comida para um Akita Americano.

Exigências nutricionais do Akita Americano

As quantidades de proteínas necessárias para um animal saudável são relativamente constantes: aproximadamente 2 gramas de proteína por cada quilograma de peso do cachorro. Cachorros mais jovens ou velhos podem precisar de maiores quantidades. Desde que a dieta seja equilibrada e tenha disponibilidade adequada de aminoácidos não faz diferença se estes são de origem vegetal ou animal[1].

Claro que a alimentação do nosso cachorro também deve contar com os micronutrientes (vitaminas e minerais) suficientes, mas necessitará especialmente de um adequado conteúdo em vitaminas A e D, que correm um maior risco de estar em falta.

Deve seguir as indicações detalhadas na embalagem da ração e, em caso de dúvida falar com o seu veterinário.

Escolher a ração para o seu Akita não tem que ser uma tarefa difícil e também não tem que cair na armadilha de que a ração mais cara é a melhor, no entanto deve ter em conta a opção de escolher comida ecológica.

Quantidade de comida para um filhote de Akita Americano

Após a amamentação, a alimentação do nosso cachorro deve estar focada em provocar um ótimo desenvolvimento e estimular um sistema imune que ainda não completou o seu processo de maturação. Para isso deve escolher comida da gama "junior".

As quantidades de comida vão variar dependendo da idade do filhote:

  • De 2 a 3 meses: 150-200 gramas diárias repartidas em 4 refeições.
  • De 4 a 5 meses: 250 gramas diárias repartidas em 3 refeições.
  • 6 meses: 300-400 gramas diárias repartidas em 2 refeições.
  • 8 meses: 300 gramas diárias repartidas em 2 refeições.

Quantidade de comida para um Akita Americano adulto

A quantidade de comida que proporcionar diariamente a um exemplar adulto varia em função do seu peso e do nível de atividade física que tiver. Claro que, para esta fase deve escolher comida da gama "adult".

É importante consultar periodicamente o veterinário para este realizar uma progressão do peso, se o Akita engordar acima dos parâmetros normais, é porque está ingerindo uma quantidade de energia que não é capaz de queimar. Em contrapartida, se o cachorro emagrecer deve aumentar as doses de ração para cobrir a energia que este gasta com o exercício físico que realiza diariamente.

Dependendo do peso podemos definir as seguintes quantidades:

  • Exemplar de 30 a 40 quilos (geralmente as fêmeas): de 400 a 590 gramas repartidas em 2 ou 3 refeições diárias.
  • Exemplar de mais de 50 quilos: de 590 a 800 gramas diárias repartidas em 2 ou 3 refeições diárias.

À medida que o Akita Americano envelhece deve adaptar a quantidade de comida às suas possibilidades de exercício físico para prevenir a obesidade. Geralmente deverá reduzir em uma pequena proporção a quantidade de ração, embora também possa optar por uma ração mais específica, da gama "senior".

Complementos nutricionais para o Akita Americano

Se a alimentação for correta, o seu cachorro irá adquirir através da mesma todos os nutrientes necessários, no entanto existem certos casos onde é necessário aumentar a ingestão de determinados nutrientes através de complementos dietéticos. Poderíamos destacar duas situações principais:

  • O cachorro encontra-se doente ou está em fase de recuperação.
  • O filhote não está crescendo de forma adequada.
  • A fêmea Akita está grávida ou amamentando.

À exceção destas situações, não se devem utilizar complementos nutricionais exceto se o seu veterinário os tiver indicado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de comida para um Akita Americano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. The Ohio State University - Veterinary Medical Center. Basic Calorie Calculator. Available at: https://vet.osu.edu/vmc/companion/our-services/nutrition-support-service/basic-calorie-calculator