Partilhar

Quantidade de comida para um Akita Americano

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 23 agosto 2019
Quantidade de comida para um Akita Americano

Ficha do animal: Akita Americano

O Akita Americano é um dos cães mais leais que existem, possui uma total devoção pela sua família e a fidelidade é um dos traços de comportamento mais importantes. A estas valiosas virtudes somam-se um organismo muito robusto e forte, de fato, o Akita Americano pode chegar a pesar até 66 quilos no caso dos machos

Para manter em ótimo estado a sua estrutura robusta, assim como a sua vitalidade e caráter, a alimentação será um aspecto fundamental, além de ser um fator decisivo na saúde do nosso pet.

Neste artigo do PeritoAnimal esclarecemos-lhe qual deve ser a quantidade de comida para um Akita Americano.

Também lhe pode interessar: Quantidade de comida para um beagle

Exigências nutricionais do Akita Americano

As quantidades de proteínas necessárias para um animal saudável são relativamente constantes: aproximadamente 2 gramas de proteína por cada quilograma de peso do cachorro. Cachorros mais jovens ou velhos podem precisar de maiores quantidades. Desde que a dieta seja equilibrada e tenha disponibilidade adequada de aminoácidos não faz diferença se estes são de origem vegetal ou animal[1].

Claro que a alimentação do nosso cachorro também deve contar com os micronutrientes (vitaminas e minerais) suficientes, mas necessitará especialmente de um adequado conteúdo em vitaminas A e D, que correm um maior risco de estar em falta.

Deve seguir as indicações detalhadas na embalagem da ração e, em caso de dúvida falar com o seu veterinário.

Escolher a ração para o seu Akita não tem que ser uma tarefa difícil e também não tem que cair na armadilha de que a ração mais cara é a melhor, no entanto deve ter em conta a opção de escolher comida ecológica.

Quantidade de comida para um Akita Americano - Exigências nutricionais do Akita Americano

Quantidade de comida para um filhote de Akita Americano

Após a amamentação, a alimentação do nosso cachorro deve estar focada em provocar um ótimo desenvolvimento e estimular um sistema imune que ainda não completou o seu processo de maturação. Para isso deve escolher comida da gama "junior".

As quantidades de comida vão variar dependendo da idade do filhote:

  • De 2 a 3 meses: 150-200 gramas diárias repartidas em 4 refeições.
  • De 4 a 5 meses: 250 gramas diárias repartidas em 3 refeições.
  • 6 meses: 300-400 gramas diárias repartidas em 2 refeições.
  • 8 meses: 300 gramas diárias repartidas em 2 refeições.

Quantidade de comida para um Akita Americano adulto

A quantidade de comida que proporcionar diariamente a um exemplar adulto varia em função do seu peso e do nível de atividade física que tiver. Claro que, para esta fase deve escolher comida da gama "adult".

É importante consultar periodicamente o veterinário para este realizar uma progressão do peso, se o Akita engordar acima dos parâmetros normais, é porque está ingerindo uma quantidade de energia que não é capaz de queimar. Em contrapartida, se o cachorro emagrecer deve aumentar as doses de ração para cobrir a energia que este gasta com o exercício físico que realiza diariamente.

Dependendo do peso podemos definir as seguintes quantidades:

  • Exemplar de 30 a 40 quilos (geralmente as fêmeas): de 400 a 590 gramas repartidas em 2 ou 3 refeições diárias.
  • Exemplar de mais de 50 quilos: de 590 a 800 gramas diárias repartidas em 2 ou 3 refeições diárias.

À medida que o Akita Americano envelhece deve adaptar a quantidade de comida às suas possibilidades de exercício físico para prevenir a obesidade. Geralmente deverá reduzir em uma pequena proporção a quantidade de ração, embora também possa optar por uma ração mais específica, da gama "senior".

Complementos nutricionais para o Akita Americano

Se a alimentação for correta, o seu cachorro irá adquirir através da mesma todos os nutrientes necessários, no entanto existem certos casos onde é necessário aumentar a ingestão de determinados nutrientes através de complementos dietéticos. Poderíamos destacar duas situações principais:

  • O cachorro encontra-se doente ou está em fase de recuperação.
  • O filhote não está crescendo de forma adequada.
  • A fêmea Akita está grávida ou amamentando.

À exceção destas situações, não se devem utilizar complementos nutricionais exceto se o seu veterinário os tiver indicado.

Quantidade de comida para um Akita Americano - Complementos nutricionais para o Akita Americano

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de comida para um Akita Americano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. The Ohio State University - Veterinary Medical Center. Basic Calorie Calculator. Available at: https://vet.osu.edu/vmc/companion/our-services/nutrition-support-service/basic-calorie-calculator

Escrever comentário sobre Quantidade de comida para um Akita Americano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Katia
Qual quantidade de ração senior pra minha akita de seis anos, tem 35kg
A sua avaliação:
Denis
ola, sou apaixonado com essa raça porem não consigo encontrar criadores confiáveis no Brasil. Você conhece algum que poderia me apresentar?
Heber Lopes
Boa tarde, esta quantidade mínima de proteínas de 25% é também para cães adultos ? Porque a Magnus Premium para cães adultos a quantidade que ela oferece de proteínas é 21%.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Heber! Na verdade, o importante é a quantidade de proteína ingerida pelo animal pois se um alimento tiver menos quantidade de proteína, a ingestão de uma maior quantidade já permite suprir as necessidades proteicas do animal. As quantidades de proteínas necessárias para um animal saudável são relativamente constantes: aproximadamente 2 gramas de proteína por cada quilograma de peso do cachorro. Atualizamos a informação no artigo para ficar mais claro. Obrigada pela sua pertinente questão!
gilberto costa
gostaria de saber a quantidade de comida que se deve dar ex;meu cao de raça akita inu tem 7 meses, quantas vezes ao dia,a mesma quantidade de porçoes
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gilberto! Leia este artigo que pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/quantidade-ideal-de-racao-para-cachorros-20020.html. De qualquer forma, caso ofereça uma ração comercial, a própria embalagem costuma trazer essa informação. As quantidades variam de ração para ração porque nem todas são elaboradas da mesma forma e a mesma quantidade pode ter aportes calóricos diferentes.
gilberto costa
pergunta. tenho um akita qual a quantidade de comida, ou seja a porção diaria que devo dar ex,ele ten 5 meses,eu dou 4 vezes ao dia 150gr.total 600gr ao dia estou certo ou errado.me horiente obrigado
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gilberto! Se o cachorro tem 5 meses você deve dar 250 gramas diárias repartidas em 3 refeições, ou seja aproximadamente 83/85gramas por refeição. Depois vai aumentado conforme as indicações do artigo até ao ponto em que ele é adulto e aí sim poderá chegar a 600 gramas diárias conforme o peso dele. De qualquer modo, na embalagem da ração costuma vir a indicação porque pode variar conforme a marca porque depende da constituição dela.

Quantidade de comida para um Akita Americano
1 de 3
Quantidade de comida para um Akita Americano

Voltar ao topo da página