Quantidade de água que um cachorro deve beber por dia

Quantidade de água que um cachorro deve beber por dia

Manter um cão bem hidratado é fundamental para que tenha um bom estado de saúde. O cachorro é um animal que mostra claramente quando precisa de beber água, normalmente fica com a língua seca, este é o sinal mais claro. Uma vez que saiba que o nosso precisa de beber água, um tema importante que deve saber é a quantidade que precisa de beber. De seguida, neste artigo do PeritoAnimal vamos mostrar para você a quantidade de água que um cachorro deve beber por dia.

O tipo de alimentação tem influência

Sabemos que existem três tipos diferentes de alimentação que podemos dar ao nosso cachorro e o tipo da mesma vai influenciar na quantidade de água que precisará, vamos ver as diferenças:

  1. Comida úmida, ou seja, a comida das latas. Não é recomendável alimentar o nosso cachorro apenas à base deste tipo de comida, pois não têm todas as propriedades necessárias e além disso irão fazê-lo engordar muito, mas no que diz respeito à bebida, podemos dizer que ao ser úmida precisará de menos água como é lógico.
  2. Comida semi-úmida, por si só já conta com algum líquido o que tornará "menos necessário" o consumo de água, mas mais necessário que com as latas que indicamos no ponto anterior.
  3. Comida seca, esta é a opção mais habitual, mais econômica e mais saudável, mas que não adiciona líquido à dieta do cachorro, o que se resolve facilmente dando água ao cachorro, vamos ver de seguida qual a quantidade recomendável.

Quantidade de água necessária

Vamos tomar como referência o nosso último ponto, ou seja, a comida seca e é muito simples, temos apenas que multiplicar por 2,5 o peso de comida que o nosso cão ingere.

É importante que toda esta água seja ingerida em condições ótimas, com frescura e para isso precisamos de saber qual é o melhor bebedouro que devemos comprar, saiba isso no próximo ponto.

Pode dar água de coco para cachorro? Descubra neste artigo.

Tipos de bebedouros para o cachorro

Quando vamos comprar este tipo de acessórios costumamos cair na tentação de escolher um dependendo do quão bonito nos parecer, mas visto que estamos escolhendo um recipiente onde o nosso cachorro vai beber água, temos que ter em atenção que seja saudável. Vamos ver os tipos de bebedouros que existem:

  1. Bebedouros de plástico, todos os conhecemos, são econômicos e fáceis de lavar mas podem causar certas reações alérgicas, se optar por estes deve se certificar que o plástico seja de máxima qualidade.
  2. Bebedouro de cerâmica, tem designs invejáveis, mas a limpeza vai ser complicada pela sua superfície e não é conveniente não podermos limpar os restos de sujidade, pois o cão tem de desfrutar de uma bebida fresca e pura.
  3. Bebedouro de aço inoxidável, o mais resistente de todos, se encontrarmos um de boa qualidade vai manter a água sem substâncias tóxicas, além disso são muito fáceis de limpar.

O bebedouro mais recomendável é este último, embora não o encontremos com designs muito atrativos, vamos manter o nosso cachorro saudável sem esquecer que 60% dele é água e que devemos cuidar da sua bebida com cuidado.

Se acha que o seu cachorro está bebendo muita água, leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Se gostou deste artigo, então não hesite em compartilhá-lo! Se tiver alguma dúvida pode deixá-la no campo de comentários um pouco mais abaixo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de água que um cachorro deve beber por dia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.