Quantas vezes um gato deve comer por dia?

Quantas vezes um gato deve comer por dia?

A alimentação é um aspeto fundamental nos cuidados dos gatos. Além da escolha dos melhores alimentos, os tutores também têm dúvidas sobre a sua administração. Quantas vezes um gato come ou as possíveis variações dependendo se é um gato adulto ou um gato filhote estão entre as questões que preocupam as pessoas que vivem com esses animais.

Neste artigo da PeritoAnimal apresentamos recomendações sobre como alimentar corretamente um gato em qualquer idade. Vamos explicar quantas vezes um gato deve comer por dia.

Quantas vezes um gato deve comer por dia em estado selvagem?

Na natureza, é comum que os gatos cacem pequenas presas sozinhos várias vezes ao dia. Essas presas podem ser roedores, aves ou mesmo répteis que têm em comum a alta percentagem de água: cerca de 70%. Trazendo esses hábitos alimentares para o ambiente doméstico, podemos pensar que o melhor para o nosso gato, o mais adaptado à sua fisiologia, seria fornecer-lhe alimentos em pequenas quantidades espalhadas ao longo do dia. Além disso, o alimento terá que conter uma alta percentagem de humidade, pois os gatos, acostumados a presas com uma alta ingestão de água, quase não bebem água.

Mas, nas nossas casas, são introduzidas variações que modificam o padrão natural. Por exemplo, existem outros gatos para competir por recursos? Além disso, nós os alimentamos com rações que fornecem apenas 8% de líquido ou adotamos um gatinho órfão que não pode nem mesmo se alimentar. Todos esses fatores influenciam quantas vezes um gato come por dia, conforme detalhado a seguir.

Quantas vezes um gato recém-nascido deve comer por dia?

Infelizmente, especialmente em certas épocas do ano, não é raro encontrar gatinhos órfãos que tenham sido literalmente abandonados por indivíduos sem coração. Eles são tão pequenos que não conseguem sequer abrir os olhos, não conseguem regular a sua temperatura, muito menos alimentar-se sozinhos. Nesses casos, teremos que alimentá-los com mamadeira, sempre utilizando um leite especialmente formulado para filhotes que podemos comprar em clínicas veterinárias e Pet Shops.

Estes recém-nascidos, pelo menos durante os primeiros 10-15 dias de vida, precisarão comer a cada 2-3 horas, tanto durante o dia como à noite. Pouco a pouco a alimentação será espaçada e poderá ser dada a cada 3-4 horas, depois a cada 6 horas e, com aproximadamente 3-4 semanas de idade, poderemos começar a oferecer ração formulada para filhotes, sempre continuando com o leite até o desmame completo.

Quantas vezes um gato filhote deve comer por dia?

Quando adotamos um gatinho, o ideal é que ele chegue a casa com pelo menos oito semanas de vida. Até esse momento, é muito importante que ele permaneça com a mãe e os irmãos, não só pelo leite materno, que o nutre e lhe dá defesas contra doenças, mas também pelos ensinamentos que só poderá receber da sua família felina e que são fundamentais para o seu equilíbrio psicológico no futuro. A socialização do gatinho começa aí, por isso não deve ser adotado antes.

Porém, nem sempre é possível esperar tanto, pois muitas vezes pegamos em gatinhos bem pequenos na rua. Nesses casos, a primeira coisa é ir ao veterinário para uma consulta e determinar a idade.

Assim saberemos se ele ainda está a mamar e teremos que oferecer-lhe um leite específico, como explicamos na seção anterior, ou ele já pode comer alimentos sólidos sem problemas. Nesse caso, se tiver aproximadamente mais de um mês, é comum optar por deixar comida e água ao seu alcance durante todo o dia para que possa comer quando quiser.

É uma boa opção se lhe dermos um cardápio baseado em ração, que possa permanecer em bom estado ao longo do dia. Mas, como vimos, a ração fornece muito pouca humidade. Por isso, é recomendado que a dieta seja mista, ou seja, combine a ração seca com a ração húmida.

A comida húmida ajuda a garantir que o gatinho consuma a quantidade de água necessária para se manter saudável. Claro, é fundamental escolher alimentos de qualidade, tanto secos quanto húmidos, para atender às suas necessidades nutricionais. Na hora de selecionar o mais adequado para o nosso gatinho, devemos observar seus ingredientes e composição.

Na Catit, empresa que se dedica exclusivamente a melhorar a qualidade de vida dos gatos domésticos, encontramos alimentos secos e húmidos elaborados com ingredientes naturais. Com foco na alimentação húmida, encontramos receitas de refeições completas, como mousse e patê, e refeições complementares em formato de guisado; todos formulados com carne ou peixe como ingredientes principais. São receitas ricas em proteínas e baixas em calorias, muito saborosas, sem cereais, aditivos, conservantes ou subprodutos.

Descubra a grande variedade de alimentos húmidos Catit e escolha aquele que mais pode beneficiar o seu gatinho.

Como combinar comida seca com comida húmida?

É muito importante calcular a quantidade de ração seca e húmida que um gato necessita dependendo da sua idade ou peso para lhe dar metade de cada, então o ideal é oferecer 50% de ração seca e 50% de ração húmida completa do total de gramas que o gato necessita. Ele deve comer diariamente. Se a alimentação húmida for complementar, pode oferecê-la junto com a ração ou reduzir em 20% a quantidade diária de ração dada.

Lembre-se que o excesso de comida coloca o gatinho em risco de sofrer de obesidade, o que não é apenas um problema estético, mas também repercute na saúde ao aumentar as possibilidades de aparecimento de algumas doenças, complicar outras e reduzir a tolerância ao calor, ao exercício ou anestesia.

Alimentos enlatados, se deixados no comedouro o dia todo, podem secar, estragar ou atrair insetos. Para evitar isso, a Catit desenvolveu tetrabriks para alimentos húmidos, que podem ser lacrados novamente, quando os alimentos do pacote não forem totalmente consumidos.

Além disso, pode deixá-lo alimentar-se quando quiser e oferecer-lhe a sua ração de comida húmida quatro vezes ao dia ou mais. Mas, se só pode dar comida húmida ao seu gato uma vez ao dia, recomendamos o Alimentador Inteligente Catit PIXI 6 Porções, que permite deixar as porções diárias programadas e as mantém frescas e livres de bactérias.

Agora que já sabe quantas vezes um gato filhote come, confira a quantidade aproximada: “Quantidade de comida diária para gatos”.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas vezes um gato deve comer por dia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Baciero, Gemma. La clave en el tratamiento de la urolitiasis felina es la dilución urinaria. Axón Veterinaria nº 42. pp. 42-45.
  • Le Brech, Susana. (2020). Problemas de eliminación inadecuada relacionados con el estrés. Webseminario.