Quantas horas dorme um gato por dia?

Quantas horas dorme um gato por dia?

Se você tem inveja da quantidade de horas que o seu gato passa dormindo, não se preocupe, você não é o único! Seja na caminha dele, num sofá, ao sol, em cima do seu computador e nos lugares mais estranhos e surpreendentes, por vezes até de aparência muito incômoda, o gato é um especialista na hora de selecionar o sítio ideal para fazer uma sesta, investindo nela grande parte do tempo dele.

Embora pareça incrível, o organismo do gato precisa de todo esse descanso para ele estar saudável. Você tem curiosidade para saber quantas passa o seu felino dormindo? Então não pode perder este artigo do PeritoAnimal onde lhe explicamos quantas horas dorme um gato por dia.

Quantas horas dorme um gato bebe?

Se você já teve uma ninhada de gatinhos recém nascidos em casa, sabe que eles passam muitas horas dormindo, o que pode causar algumas dúvidas nos "papás" humanos. De qualquer modo, se os gatinhos acordam para comer e são lavados pela mamãe deles, você não tem de se preocupar com nada.

Com certeza você já se questionou quantas horas dorme um gato filhote. Durante os primeiros dias de vida, até por volta das 4 ou 5 semanas, os filhotes felinos dormem 90% do dia, o que faz por volta de 20 horas diárias de sono. É necessário todo este tempo de descanso? A realidade é que sim, pois enquanto os gatinhos dormem é libertada uma hormona que estimula o crescimento.Por essa razão, todas essas horas de sono contribuem para um bom desenvolvimento do filhote no período estipulado. É por isso que os gatos filhotes dormem muito.

Embora estejam dormindo, os gatinhos não estão totalmente inativos. É bastante comum observar eles moverem as patinhas durante o sono profundo, esticando as ainda indefesas garras e estremecendo o corpo. Enquanto são filhotes, estes são os movimentos necessários para que façam exercício suficiente para se desenvolverem sem problemas.

Depois da quinta semana de vida, os filhotes diminuem drasticamente o número de horas de sono, passando cerca de 65% do tempo a dormir. Você vai reparar que durante o tempo que estão acordados, começam brincando para além de se alimentarem. Os gatinhos filhotes são muito curiosos e fazem muitas travessuras!

Quantas horas dorme um gato adulto?

Depois da quinta semana de vida e antes de completar um ano de idade, os filhotes dormem 65% do tempo deles, como já lhe contamos. Ao chegar à idade adulta, a média de horas que passam dormindo por dia aumenta novamente, passando cerca de 70 a 75% do tempo a dormir. Ou seja, passam por volta de 15 a 16 horas por dia dormindo. É por volta de um ano de idade que os gatos atingem a idade adulta, embora em algumas raças possa demorar mais algum tempo.

Embora precisem de longos períodos de descanso, os gatos adultos não dormem as 16 horas todas de uma vez. Você com certeza já reparou que os gatinhos fazem muitas sestas ao longo do dia, em diferentes espaços da casa onde se sentem confortáveis. Para além das várias sestas, o gato passa por etapas de sono profundo uma ou duas vezes por dia.

E os gatos velhotes?

A "terceira idade" e a velhice felina ocorrem com ligeiras diferenças conforme as raças. De um modo geral, consideramos que o gato é idoso quando ultrapassa os doze anos de idade. Provavelmente você não vai notar nenhuma diferença na aparência externa do felino mas pouco a pouco os hábitos dele vão se tornando mais sedentários e a personalidade dele mais calma. Só nos gatos muito idosos (com cerca de 15 a 18 anos de idade) ou muito doentes, se observa um deterioramento físico visível.

Os gatos idosos diminuem a atividade física e aumentam proporcionalmente o número de horas de sono. Os gatos mais velhinhos dormem consideravelmente mais tempo, ocupando cerca de 80 a 90% do dia deles, ou seja, de 18 a 20 horas, muito semelhante a quando eram filhotes.

Porque os gatos dormem muito?

Não existe um acordo unânime sobre a razão pela qual os gatos passam tantas horas dormindo. Alguns estudos indicam que os gatos se dão ao luxo de dormir tanto, inclusive na natureza, porque são bons caçadores e conseguem o alimento deles muito mais rapidamente do que outras espécies conseguem. No inverno, eles dormem ainda mais horas de modo a perderem menos quantidade de calor corporal. É também por essa razão que procuram os lugares mais quentinhos para descansarem (como o seu computador).

Outras razões que levam o gato a dormir muitas horas podem ser ele estar entediado ou passar demasiado tempo sozinho. Enquanto você não chega a casa, o seu felino aproveita para dormir uma sesta. Se quando você chega a casa, o seu felino continua com uma atitude muito dorminhoca, considere brincar mais com ele. Claro que, nunca deve interromper do sono natural dele, pois isso pode provocar problemas de comportamento e estresse. Se você tem outro pet em casa, eles podem se divertir juntos quando você não está, o que é muito benéfico para equilibrar as horas de atividade física e as horas de sono.

Muitas pessoas acreditam que os gato são animais estritamente noturnos e que por essa razão dormem de dia. Na verdade, o gato também dorme durante a noite!

Sono dos gatos - fases do sono felino

Como já lhe contamos, o sono dos gatos está dividido numa série de sestas e uma etapa de sono profundo. As sestas costumam ser rápidas, o gato permanece relaxado mas ao mesmo tempo está alerta a tudo o que acontece em volta dele, pelo que se desperta muito facilmente. Se não existir nada que o acorde, ele continua com o sono dele, entra no sono REM ou sono profundo, durante o qual você pode observar as extremidades dele se movimentando. Também através das pálpebras fechadas você consegue observar movimentos dos olhos. Por vezes também podemos observar o nariz deles se movimentando para cheirar melhor como se estivesse acordado para cheirar a comida preferida dele. Foram estes movimentos que permitiram concluir que os gatos são capazes de sonhar e perceber estímulos que vêm do exterior.

Como você pode ver, o gato passar horas dormindo é perfeitamente normal. Apenas será um sinal de preocupação se o gato dormir demasiado, não se levantar em nenhum momento para comer, beber, fazer as necessidades dele e/ou brincar com você.

Descubra por que alguns gatos dormem de olho aberto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas horas dorme um gato por dia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.