Quanta água um gato deve beber por dia?

Quanta água um gato deve beber por dia?

Os gatos precisam de água fresca e renovada de forma diária. Podem ser um pouco especiais com a comida, mas no que diz respeito à água, são ainda mais. Além do seu comportamento escrupuloso, é habitual que os proprietários tenha dificuldade para calcular a quantidade diária que o gato bebeu ao longo do dia. Alguns têm a tendência de beber pouco e outros, pelo contrário, demasiado.

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos-lhe quanta água um gato deve beber por dia, entrando em variáveis como a idade, sexo e alimentação. Estes são alguns dos pontos que devemos ter presentes na hora de responder ao nosso veterinário sobre esta tão simples, mas ao mesmo tempo, problemática pergunta.

De que depende a ingestão de água?

Pode chegar a ser uma resposta muito complicada. A ingestão de água pode depender do tamanho do gato, da época do ano em que se encontre e, como todos sabemos, da sua alimentação.

Se o nosso gato se alimenta unicamente de alimento comercial, o qual só apresenta uns 10% de água na sua composição, devemos dar-lhe entre 60 a 120 ml mais que aos gatos que se alimentam de comida úmida, a qual pode conter até 80% de água. Assim sendo, um gato alimentado apenas com ração seca, deverá beber mais água que os gatos alimentados com comida úmida, tudo isso para se manterem corretamente hidratados.

Se nos referirmos à idade do gato, devemos saber que os filhotes e gatos idosos devem beber mais água que os adultos. Mas não há uma regra para isso nas idades, apenas no peso. Um gato de 5 kg de peso deveria beber 250 ml de água por dia em condições normais. É sempre importante saber quanta água pode conter o bebedouro do nosso felino e, se possível, não encher até ficar vazio. No entanto um gato deveria beber tanta água como lhe apetecer, por isso é sempre positivo incentivá-lo com diferentes recipientes em vários lugares da casa, para que nunca se esqueça.

Por último, varia em pequenas proporções dependendo da época do ano. Não é o mesmo no verão, onde sofrem com o calor, que no inverno, quando não querem separar-se nem um segundo do aquecedor, nem para beber água. Devemos ser racionais nestes casos para não nos alarmarmos desnecessariamente.

Quando nos devemos preocupar?

Os extremos nunca são bons, por isso deve começar a prestar mais atenção ao seu gato se bebe pouca ou muita água. Um gato desidratado pode apresentar alguns sintomas, como os que lhe explicamos em seguida:

  • Pelo pouco brilhante e com escamas
  • Pele pouco flexível (pode fazer o teste da pele no pescoço. Puxe um pouco a pele dessa região e se demorar mais que 2 segundos a voltar ao normal o gato pode estar desidratado).
  • Atividade física reduzida, apatia e mau humor.
  • Urina poucas vezes por dia

A deficiência de água, em casos muito extremos pode levar o nosso gato a ter problemas no seu aparelho urinário, como cristais na urina, cálculos nos rins, etc. Sendo a falha renal crônica a causa de morte mais comum nos gatos idosos. Outros problemas serão visíveis na pele, mas também pode verificar um mau odor na boca, ou seja halitose.

A ingestão excessiva de água ou polidipsia, pode estar indicando que o gato perde líquidos por outro lado, quer seja através da urina ou de outras vias. Geralmente a polidipsia virá acompanhada da poliúria, uma patologia que faz com que o gato urine mais que o normal. Podemos detectá-la se observarmos mais de três urinas por dia, inclusivamente fora da caixinha de areia. As mudanças devem ser paulatinas mas quando as notam, pode ser demasiado tarde. Devemos consultar o veterinário quando vemos que algo não está bem.

Dicas para hidratar um gato

  • Evitar bebedouros de plástico, uma vez que costumam desprender sabores que não agradam ao gato e deixam de beber aí. É preferível que sejam de aço inoxidável ou de vidro em vários lugares da casa, especialmente importante em gatos mais velhos com mobilidade reduzida.
  • Manter sempre a água fresca e limpa.
  • O alimento seco pode ser umedecido com um pouco de caldo de peixe ou galinha (sem sal ou cebola) ou água quente para realçar os aromas e estimular o gato a beber mais água.
  • Dê-lhe todos os dias uma pequena porção de comida úmida.
  • Não impeça que beba água da torneira porque é um hábito que os gatos adoram. Hoje em dia já existem pequenas fonte para gatos. Pesquise sobre elas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanta água um gato deve beber por dia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.