Qual a alimentação dos girinos

Qual a alimentação dos girinos

Quer saber em que consiste a alimentação dos girinos? As rãs são animais de estimação bastante comuns, sendo que as crianças pequenas gostam bastante delas e, mais ainda se forem pequenos girinos.

Ter um girino com crianças em casa é uma ótima oportunidade para lhes ensinar a ficarem responsáveis por um animal que é fácil de cuidar. E para começar com seus cuidados, tem de descobrir neste artigo de PeritoAnimal o que os girinos comem.

Como é um girino

Os girinos são a primeira fase que passam as rãs ao nascer. Como muitos outros anfíbios, as rãs sofrem uma metamorfose, desde que nascem como pequenas larvas até que se convertem em uma rã adulta.

Ao saírem do ovo, a larva tem uma forma arredondada, sendo que podemos apenas distinguir a cabeça e, portanto não têm cauda. Conforme a metamorfose avança, vai desenvolvendo a cauda e adotando uma forma idêntica à dos peixes. O seu corpo vai passando pouco a pouco por mudanças até se transformar em um girino.

Os girinos de sapo podem chegar a permanecer na água até aos três meses, respirando através das guelras proporcionadas ao nascer. É normal que o girino se pegue a algum objeto do aquário nos primeiros dias e fique quieto, uma vez que começará a nadar e a comer um tempo mais tarde. Por isso, pode ser que nesses dias se alimente de parte da comida que tem no seu interior, passando depois a comer aquilo que lhe vamos explicar de seguida.

Alimentação dos girinos

Antes de mais, se há algo que devemos ter em conta em relação aos girinos é que devem permanecer debaixo de água até lhe saírem as patas. Sob nenhuma circunstância devem sair da água antes, uma vez que poderiam morrer.

Primeiros dias: fase herbívora. Quando começam a mexer-se, depois de terem passado esses primeiros dias agarrados a qualquer lugar do aquário, o normal é que comam muitas algas. Isto porque, no princípio, os girinos são maioritariamente herbívoros. Por isso, nesses primeiros dias o normal é que tenha o aquário cheio de algo e que o deixe desfrutar dos seus primeiros dias nadando e comendo. Outros alimentos que lhe pode dar são a alface, espinafres ou pele de batata. Isso deve ser dado, tal como a restante comida, tudo muito bem triturado para que o possa comer e digerir sem dificuldade.

A partir do crescimento das patas: fase omnívora. Após as patas crescerem deverá começar a variar a sua alimentação, uma vez irá se tornar em um animal omnívoro. Por ser difícil dar-lhes alimento que comeriam se estivessem em liberdade (fitoplâncton, perifíton,...), terá que substituir esta comida por outras opções como estas:

  • Comida para peixes
  • Larvas vermelhas
  • Larvas de mosquito
  • Minhocas
  • Moscas
  • Pulgões
  • Verdura fervida

É importante relembrar novamente que deve estar tudo triturado. Além disso, a verdura deverá estar sempre fervida, podendo ajudar a evitar indigestões, gases e diversos problemas estomacais. Os girinos são como nós, se não lhes der uma alimentação variada no final podem sofrer de problemas.

Quantas vezes deve dar-lhes de comer por dia?

Os girinos devem comer duas vezes por dia em pequenas quantidades, embora dependendo do tipo de rã esta frequência possa variar. Além disso, como acontece com a alimentação de outros peixes, devemos retirar a comida se não a tiver comida e também não devemos colocar muita quantidade para evitar sujar o aquário.

E aqui está o nosso pequeno guia da alimentação para girinos. Agora, como sempre, cabe-lhe a si ajudar-nos a completar este artigo. Por isso, não deixe de partilhar conosco o que dá de comer aos seus girinos e se experimentou outras coisas. Comente e dê-nos a sua opinião!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a alimentação dos girinos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.