Quais são os melhores prêmios para gatos?

Quais são os melhores prêmios para gatos?

Se você vive com um gato em casa, certamente tem em mente oferecer-lhe, mais ou menos frequentemente, um prêmio, porque ele se comporta muito bem, sabe fazer algum truque ou simplesmente porque é adorável e merece um carinho em forma de comida ou não. Mas a verdade é que existem tantas opções, entre petiscos para gatos e outras não comestíveis, que é difícil escolher a melhor.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre quais são os melhores prêmios para gatos de qualquer idade ou condição. Além disso, também vamos falar sobre outros tipos de prêmios para gatos que você pode oferecer que não sejam comestíveis.

Como escolher os melhores petiscos para gatos

Em nossa revisão sobre quais são os melhores petiscos para gatos, começamos com todos aqueles produtos destinados ao consumo ocasional ou, se for diariamente, em pequenas quantidades. Em outras palavras, eles funcionam como um suplemento à dieta. Para uma boa escolha, siga estas recomendações:

  • Leia o rótulo. Preste atenção à lista de ingredientes, mas também às letras pequenas, ou seja, observe as recomendações de uso e administração oferecidas pelo fabricante. Desta forma, garantimos que se trata de um petisco para gato adequado.
  • Busque a naturalidade, ou seja, que a composição seja "normal". Com isto queremos dizer que devemos buscar produtos com menos ingredientes e que sejam reconhecíveis. Por exemplo, frango, atum, peru, etc... Evite longas listas e evite aditivos.
  • Nunca opte por ingredientes como o açúcar. Os gatos não têm necessidade de introduzi-lo em sua dieta, ao contrário.
  • Tenha cuidado com o leite. Nem todos os gatos toleram isso e podem sofrer distúrbios digestivos.
  • Os petiscos para gatos nunca devem exceder 10% da quantidade de calorias que um gato deve consumir por dia. Caso contrário, vamos acabar promovendo o ganho de peso e até a obesidade no felino.
  • Finalmente, você geralmente terá que experimentar vários petiscos para encontrar a que enlouquece seu gato. Compre pequenas embalagens, pelo menos até descobrir qual é o preferido de seu gato. Desta forma, você evita que o petisco estrague ou que tenha que jogá-lo fora.

Os melhores prêmios para gatos

Após rever as recomendações gerais para escolher os melhores prêmios para gatos, vamos ver quais são os petiscos para gatos e prêmios não comestíveis mais recomendados dentro da grande variedade que existe:

Biscoitos para gatos

Começamos com o que talvez sejam as guloseimas mais conhecidas, os chamados biscoitos ou snacks, que são pequenos em tamanho e de consistência dura, em geral, mas também podemos encontrá-los com recheio cremoso, enquanto o exterior nesses casos pode ser mais ou menos crocante.

Há muitas variedades de tipos de biscoitos para gatos, assim como sabores diferentes. Esta versatilidade faz deles uma opção obrigatória se você estiver procurando os melhores petiscos para gatos. Este tipo de formato, sendo pequeno em tamanho, geralmente é facilmente ingerido pelos felinos e serve tanto para dar-lhes um prêmio de vez em quando quanto para treinamento.

Sim, alguns gatos conseguem aprender diferentes truques e os prêmios funcionarão como um estímulo e um reforço positivo que os incentivará a repetir o comportamento recompensado. Para mais detalhes, não perca este artigo sobre como adestrar um gato.

Estes petiscos para gatos são facilmente armazenados e geralmente mantidos em boas condições por longos períodos de tempo. Se você preferir, você também pode fazer uma versão caseira com a receita que compartilhamos neste vídeo:

Barrinhas para gatos

Outro dos mais populares petiscos para gatos são as chamadas barrinhas, bastõezinhos ou palitinhos para gatos. Essas barrinhas são geralmente comercializadas em pequenas porções ou facilmente fragmentadas. Elas também são fáceis de comer e fáceis de armazenar. A consistência é variável, de modo que podemos encontrar mais duras ou mais flexíveis.

Como os biscoitos, existem diferentes sabores e variedades para atender a todos os tipos de gatos. Elas estão nesta lita de melhores petiscos para gatos porque elas também servem como prêmios ocasionais ou sessões de adestramento.

Pastas para gatos

Este ponto inclui aquelas guloseimas que têm uma diferença fundamental com biscoitos e barras, que é sua consistência macia. Isto inclui pastas, cremes ou até mesmo molhos. No primeiro caso, destacam-se as pastas de malte. Talvez nem todos os cuidadores os tenham mencionado ao listar quais são os melhores petiscos para gatos, pois eles normalmente são usados mais como um remédio para promover o trânsito digestivo adequado do que como um prêmio. Mas a verdade é que a pasta pode ser considerada uma boa opção de guloseima se o gato gostar, claro. Então, vale testar.

Essas pastas são encontradas em diferentes variedades e sabores. Elas são dadas ao gato diretamente colocando uma pequena quantidade em nosso dedo ou depositados em uma de suas patas dianteiras para que o gato a ingira por si mesmo lambendo. Embora possam ser usadas como um prêmio pontual ou para aprendizagem, talvez seja mais complicado oferecer a pasta nesses momentos.

Por outro lado, os cremes, que também vêm em variedades diferentes, podem ser dados da mesma forma que as pastas ou uma pequena quantidade pode ser colocada diretamente na tigela do gato, servindo como uma boa opção entre os petiscos para gatos. Finalmente, os molhos também oferecem uma consistência suave, mas são frequentemente usados mais para umedecer os alimentos secos, adicionando-os por cima. Neste caso, seria um prêmio mais orientado a oferecer uma refeição especial.

Petiscos especiais para gatos

Nesta lista de melhores petiscos para gatos você deve levar em consideração não apenas a consistência ou a forma de administração do produto, mas também as características do próprio gato. Assim, podemos encontrar variedades dependendo de sua idade, tais como petiscos para gatos bebês, adultos ou para gatos idosos.

Há também petiscos para gatos com problemas de saúde, por exemplo, para aqueles com doenças que afetam o sistema urinário ou gastrointestinal, obesidade, má aparência da pelagem, estresse, problemas orais, etc. Tenha em mente que estes tipos de petiscos não são medicamentos, eles não curarão o gato, não importa o quanto você lhes dê. Nesses casos, você deve sempre seguir as recomendações de seu veterinário.

Otros prêmios para gatos

Agora que você já viu quais são os melhores petiscos para gatos, terminamos este artigo apresentando outros tipos de recompensas que não precisam necessariamente ser comestíveis. Por exemplo, você pode recompensar seu gato com o seguinte:

  • Catnip ou erva do gato: a planta preferida de muitos gatos pode ser mantida em casa e oferecida como um tipo de prêmio a ele. Há sementes à venda para plantar, mas também é possível escolher brinquedos com este aroma que são capazes de literalmente enlouquecer nosso gato.
  • Jogos: não apenas brinquedos com catnip, qualquer objeto é um brinquedo em potencial para nosso gato. Bolas de papel ou caixas de papelão são úteis para o que mais importa para nosso gato, ou seja, que passemos um bom tempo com ele. Além disso, desta forma, contribuímos para mantê-lo em forma. Neste outro artigo, compartilhamos 10 brincadeiras para entreter seu gato.
  • Massagens: para os amantes de mimos, alguns minutos de carícias relaxantes podem ser um excelente prêmio que, além disso, fortalecerá sua ligação com o felino, especialmente se escolher um momento em que o gato está receptivo, acariciando as áreas que ele mais gosta. Saiba todos esses detalhes em como fazer carinho no gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores prêmios para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • GUIMARÃES, Ana Luiza Neves; TUDURY, Eduardo Alberto. ETIOLOGIAS, CONSEQÃœÊNCIAS E TRATAMENTOS DE OBESIDADES EM CÃES E GATOS-REVISÃO. Veterinária Notícias, 2006, vol. 12, no 1. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18667>. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.
  • ALVES, Raquel Sampaio, et al. Frequência e fatores de risco da obesidade em uma população de gatos domésticos no Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Veterinary Medicine, 2017, vol. 39, no 1, p. 33-45. Disponível em: <http://rbmv.org/index.php/BJVM/article/view/81>. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.