Curiosidades do mundo animal

Quais emoções os cachorros sentem?

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 novembro 2017
Quais emoções os cachorros sentem?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

No PeritoAnimal não temos a menor dúvida de que os cachorros têm emoções. Desde que os adota até à sua velhice, eles mostram-nos vários sentimentos que vão desde o amor aos ciúmes. Quando chegamos a casa são os primeiros que nos recebem com uma grande alegria e expressam tristeza quando vamos embora. Esta é a nossa visão subjetiva, mas o que dizem os especialistas? Durante os últimos 25 anos, neurocientíficos têm proporcionado uma grande quantidade de dados e estudos sobre a aprendizagem emocional canina e afirmam que os cachorros são perfeitamente capazes de ter emoções complexas como as dos seres humanos.

Continue lendo este artigo e saiba quais as emoções os cachorros sentem, descobrirá alguns pensamentos sobre a ciência por detrás das emoções do seu pet.

Também lhe pode interessar: Os cachorros sentem amor?

Índice

  1. As emoções nos cães e os especialistas
  2. Alegria e amor
  3. Dor emocional
  4. Ciúmes
  5. Vergonha
  6. Medo

As emoções nos cães e os especialistas

A ciência avançou bastante, especialmente no campo animal. Temos vindo a compreender que os cães têm as mesmas estruturas cerebrais, hormônios e mudanças químicas que produzem as emoções nos seres humanos. Cada vez descobrimos o quão complexos podem chegar a ser. Os cachorros têm inclusive o hormônio ocitocina, aquele que segregamos quando estamos apaixonados ou sentimos afeto pelos outros. Dito isto, imaginará que o seu tem toneladas deste hormônio, porque o que mais gosta é de lhe dar carinho e procurar afeto da sua parte.

Estudos demonstram que em relação às emoções básicas, os seres humanos e outros mamíferos animais somos muito idênticos e estas emoções ocorrem em áreas profundas do cérebro. Embora estes parâmetros se assemelhem, os animais são mais puros em termos de emoções do que as pessoas.

O que acontece é que os sentimentos que os cachorros sentem não estão conectados com pensamentos complexos. Os cachorros não questionam as suas próprias emoções, apenas se dedicam a sentir. As suas emoções são 100% honestas, o seu cachorro nunca lhe poderia mentir, nem ter motivos ocultos sobre algo que está sentindo. Mas isto não os torna menos sensíveis, não quer dizer que não sintam de forma intensa, da mesma forma que nós sentimos.

Quais emoções os cachorros sentem? - As emoções nos cães e os especialistas

Alegria e amor

Ninguém pode negar que os cachorros sentem um amor profundo pelos seus companheiros humanos, que se traduz em uma lealdade como nenhuma. Se construir uma boa e sólida relação com o seu pet, o seu cachorro quererá sempre receber e dar amor, irá vê-lo com uma apreciação única, irá fazê-lo sentir-se querido e apreciado e demonstrará isso constantemente. Procurará lambê-lo, beijá-lo e, se poder, também abraçá-lo.

Da mesma forma, esse amor mistura-se com a alegria. Um cachorro saudável é um cachorro feliz que desfruta da vida. A sua forma de expressar o contente que está é através da brincadeira, dos saltos e de linguagens corporais e sons muito espontâneos. Sem dúvida que, os cachorros sentem alegria. O naturalista Charles Darwin mencionou que "sob a expetativa de qualquer grande prazer, os cães saltam de uma forma extravagante e latem de alegria".

Quais emoções os cachorros sentem? - Alegria e amor

Dor emocional

Os cães não sentem a dor emocional da mesma forma que as pessoas, mas sentem uma sensação de perda e tristeza quando, um membro da sua matilha (família) se vai embora ou morre. Apesar deles não chorarem, expressam a sua perda e angustia de outra forma, como por exemplo através do medo, depressão, perda do apetite, ansiedade, dormir demasiado ou muito pouco ou indiferença. Segundo um estudo realizado, os cachorros podem chegar a mostrar diversas mudanças de comportamento depois de perder um companheiro, entrando em um processo de luto que pode durar semanas ou até meses.

Quais emoções os cachorros sentem? - Dor emocional

Ciúmes

Chega a casa e vai acariciar os seus cachorros e um quer todos os seus mimos e carinho? Os cachorros são criaturas territoriais, até em níveis emocionais. Você é parte dele e ele procurará ter toda a sua atenção. Se tem outro cachorro ou chega alguém novo à família, o seu cachorro sentirá ciúmes deste "invasor" e, por isso perante a pergunta "quais emoções os cachorros sentem", esta é uma das mais comuns.

Os cachorros não apreciam as preferências quando se trata de outra criatura, no entanto quando se trata deles sentem-se muito cômodos com a ideia de não o compartilhar. Isto não tem que ser regra. Se criar os seus cachorros com muito amor ao seu redor, sentido de confiança e independência, além dos seus devidos momentos de distração, não terá um cão ciumento em casa.

Quais emoções os cachorros sentem? - Ciúmes

Vergonha

O seu cão sabe quando faz algo de mal, como fazer xixi onde não deve, morder, quebrar ou comer algo que não deve. A cara típica de culpado, acompanhada da cauda metida entre as patas, encurvar-se como uma bola e ir para a sua cama ou para um canto, são sinais claros de que o seu cachorro está sentindo vergonha. Estes são comportamentos com os quais os donos de cachorros estão muito familiarizados. Mas para os cães, esta emoção é menos complexa que a culpa ou a vergonha humana. As posturas submissas são o claro resultado de uma ansiosa antecipação a uma repreensão sua. Seu querido e emocionalmente inteligente pet sabe que as suas ações não foram corretas e que o levaram a uma ação disciplinária. No entanto, esta emoção que os cachorros sentem não costuma ser duradoura, pelo que corrigir o comportamento passado um tempo após ter sido realizado não obterá resultados, pois o cachorro já se terá esquecido do que fez mal.

Quais emoções os cachorros sentem? - Vergonha

Medo

Os cachorros também pode sofrer de medos e fobias. São criaturas muito sensíveis aos traumas e às emoções fortes. Quantas vezes não saiu já para dar um passeio com o seu cachorro e do nada, ele começa correndo para ficar entre as suas pernas? Esse é um claro comportamento que expressa medo, no qual o seu cachorro procurará a sua proteção. Fogos de artifício, aspiradores, caminhões, pessoas com fantasias e chapéus misteriosos e até a escuridão, podem ser apenas alguns dos fatores que causam a emoção do medo nos cachorros. Por isso, nós como seus cuidadores, devemos ajudá-los com carinho, paciência, atenção e educação emocional.

Agora que já sabe quais emoções os cachorros sentem, notou que o seu expressa alguma que não se encontra nesta lista! Não hesite em deixá-la nos comentários!

Quais emoções os cachorros sentem? - Medo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais emoções os cachorros sentem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Quais emoções os cachorros sentem?