Quais as raças de porquinhos da índia? Conheça as 22 raças!

Quais as raças de porquinhos da índia? Conheça as 22 raças!

Quando num porquinho da índia selvagem, existe apenas uma raça de porquinho, de uma única cor (cinza). Porém, os porquinhos da índia domésticos foram criados ao longo de milhares de anos e existem diferentes raças, cores e tipos de pelo.

Existem, inclusive, algumas associações oficiais que promovem as diferentes raças desta espécie, como por exemplo a ACBA (American Cavy Breeders Association) dos Estados Unidos e a CAPI (Clube de Amigos dos Porquinhos da Índia) em Portugal.

Você tem curiosidade em conhecer os diferentes porquinhos da índia que existem e saber quais as raças de porcos da Índia? Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar todas as raças de porquinhos da índia que existem e quais as características delas. Continue lendo!

Porquinho da Índia selvagem

Antes de falarmos das diferentes raças de porquinhos da Índia domésticos, é importante que você conheça o ancestral de todas elas, o porquinho da Índia selvagem (Cavia aperea tschudii). Ao contrário do porquinho da índia doméstico, este porquinho da Índia tem hábitos exclusivamente noturnos. O corpo dele é alongado assim como o nariz, ao contrário do porquinho da índia doméstico que tem um nariz bem mais redondinho. A coloração dele é sempre cinza, enquanto que os porquinhos da índia domésticos são encontrados com inúmeras cores.

Imagem: imgur.com

Diferentes raças de porquinhos da índia domésticos

Existem diferentes raças de porquinhos da Índia que podem ser organizadas de acordo com o tipo de pelo: pelo curto, pelo longo e sem pelo.

Raças de porquinhos da Índia de pelo curto:

  • Abissínio;
  • Coroado Inglês;
  • Coroado Americano;
  • Curly;
  • Pelo curto (inglês);
  • Peruano de pelo curto;
  • Rex;
  • Somali;
  • Ridgeback;
  • Teddy Americano;
  • Teddy Suiço.

Raças de porquinhos da Índia de pelo longo:

  • Alpaca;
  • Angorá;
  • Coronet;
  • Lunkarya;
  • Merino;
  • Mohair;
  • Peruano;
  • Sheltie;
  • Texel.

Raças de porquinhos da Índia sem pelo:

  • Baldwin;
  • Skinny.

De seguida vamos te falar um pouco de algumas das raças mais populares, para que você rapidamente identifique a raça do seu porquinho da Índia.

Porquinho da Índia raça Abissínio

O porquinho da índia Abissínio é uma raça de pelo curto conhecida por causa dos seus pelos ásperos. O pelo deles tem vários remoinhos, o que lhes dá aquele aspeto despenteado muito engraçado. Quando são jovens o pelo é sedoso e à medida que se tornam adultos o pelo vai ficando áspero.

Porquinho da Índia raça Coroado Inglês e Coroado Americano

O coroado Inglês tem uma coroa, tal como o nome indica, na cabeça. Existem dois diferente, o coroado inglês e o coroado americano. A única diferença entre eles é que o coroado Americano possui uma coroa branca enquanto que o coroado inglês possui a coroa da mesma cor que o resto do corpo.

Porquinho da Índia de pelo curto (Inglês)

O porquinho da Índia Inglês de pelo curto é a raça mais comum e mais comercializada. Existem várias cores e padrões de porquinhos desta raça. Os pelos deles são sedosos e curtos e não possuem remoinhos.

Porquinho da Índia Peruano

Existem dois porquinhos da Índia da raça Peruano, a de pelo longo e a de pelo curto. A de pelo curto não é oficialmente reconhecida pela maioria das associações de porquinhos da Índia.

A raça Peruano foi a primeira de todas as raças de porquinhos da Índia de pelo longo. Os pelos destes animais podem ser tão longos que se torna impossível distinguir a cabeça do porquinho da parte traseira. Se você tem um porquinho desta raça como pet, o ideal é aparar os pelos da frente para facilitar a limpeza. Os porquinhos destas raça que participam em concursos de beleza podem chegar a ter 50cm de pelo!

Porquinho da Índia Rex

Os porquinhos da Índia da raça Rex têm um pelo muito denso e crespo. Esta raça originária da Inglaterra é muito similar á raça Teddy Americano.

Porquinho da Índia Somali

A raça Somali foi criada na Austrália e é fruto de um cruzamento entre a raça Rex e a Abissínio. Esta raça também não é oficialmente reconhecida pela maioria de associações.

Imagem: lestrognons.free.fr

Raça de porquinho da Índia Ridgeback

Os porquinhos da raça Rigdeback são um dos porquinhos mais cobiçados pela sua particular crista nas costas. Em termos de genética estão próximos da raça abissínio.

Imagem: guineapigcages.com

Porquinho da Índia raça Teddy Americano

Como já referimos, o porquinho da Índia da raça Teddy Americano é muito semelhante ao Rex. Sendo que os Teddy Americanos são originários da América, tal como indica o nome, enquanto que o Rex é originário de Inglaterra. A pelagem destes porquinhos é curta e áspera.

Porquinho da Índia raça Teddy Suiço

Uma raça com origem na Suíça, tal como o nome indica. Estes porquinhos possuem um pelo curto e áspero, sem remoinhos. Estes porquinhos são um pouco maiores do que as restantes raças, podendo chegar aos 1.400 kg.

Imagem: reptileforunsuk.com

Porquinho da Índia raça Alpaca

Os porquinhos da Índia da raça Alpaca, surgiram de cruzamentos entre os Peruanos e outras raças. Basicamente são idênticos aos peruanos mas com os pelos encaracolados.

Porquinho da Índia raça Angorá

A raça de porquinho da Índia Angorá não é reconhecida pela maioria das associações. Aparentemente, estes porquinhos parecem um cruzamento entre a raça Peruano e a Abissínio. O pelo destes porquinhos é curto na barriga, cabeça e patas e longo las costas. Ele possui um remoinho na região traseira, o que lhes dá um ar muito engraçado.

Porquinho da Índia raça Coronet

O porquinho da Índia da raça Coronet possui bonitos pelos longos e uma coroa na cabeça. Esta raça surgiu do cruzamento entre os Coroados e os Shelties. Devido ao comprimento dos pelos, é importante que você escove regularmente o porquinho e corte as pontas sempre que necessário.

Porquinho da Índia raça Lunkarya e porquinho da Índia Curly

O porquinho da Índia da raça Lunkarya é muito parecido ao Texel. Os pelos dele são compridos e encaracolados.

Porquinho da Índia Curly

É uma variação de pelo curto da raça Lunkarya, de que lhe vamos falar mais à frente. Esta raça ainda não está oficialmente reconhecida pelas associações de porquinhos da Índia.

Porquinho da Índia raça Merino

A raça Merino surgiu do cruzamento entre o Texel e o Coronet. Os pelos são longos e frisados e os porquinhos possuem uma coroa na cabeça.

Imagem: freewebs.com

Porquinho da Índia raça Mohair

Já falamos para você sobre a raça Angorá. Este porquinho, o Mohair, é basicamente um Angorá de pelos encaracolados. Ele surgiu do cruzamento entre um Angorá e um Texel.

Porquinho da Índia Raça Sheltie

É um porquinho da Índia de pelo longo, parecido com o Peruano. A principal diferença é que o porquinho da Índia da raça Sheltie não tem pelos compridos na cara.

Porquinho da Índia raça texel

O porquinho da Índia da raça texel é muito parecido ao sheltie mas tem pelos frisados, sem ondas.

Porquinho da Índia raça Skinny e da raça Baldwin

Os porquinhos da Índia da raça Skinny e Baldwin, praticamente não têm pelos. Os Skinny podem apresentar algumas zonas de pelo (nariz, patas, cabeça), enquanto que os Baldwin não têm pelos em nenhuma parte do corpo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais as raças de porquinhos da índia? Conheça as 22 raças!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.