Pulga de gato: como identificar, causas e soluções

Pulga de gato: como identificar, causas e soluções

Se você tem um ou mais felinos em casa, é possível que saiba que esse é um problema comum, tanto em gatos com acesso ao exterior, como em gatos que não saem. Como qualquer condição felina, as pulgas em gatos devem ser prevenidas mas, caso já seja muito tarde para isso, existem várias soluções para minimizar o desconforto do seu pet e acabar com a infestação. Se você quer saber tudo sobre este parasita, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal sobre pulga de gato e saiba como identificá-las, suas causas e soluções.

O que é pulga de gato

A pulga de gato é um parasita muito irritante que se alimenta do sangue dos gatos, que se espalha muito facilmente e que pode transportar várias doenças, tanto para os animais de estimação quanto até mesmo para humanos. Portanto, é vital que os tutores desses animais saibam como identificá-las o quanto antes para que possam erradicá-las logo do corpo de seus gatos.

Quando um gato está com coceira, se for observado que ele coça muito, os tutores devem estar vigilantes caso algo dê errado. Um dos motivos mais comuns para essa coceira é a presença de pulgas, um parasita muito popular que causa grande desconforto.As pulgas são muito resistentes fora do corpo do animal, uma vez que duram vários meses sem hospedeiro, sendo o foco de transmissão de várias doenças.

Causas das pulgas em gatos

Como regra geral, os gatos ficam infestados pulgas quando entram em contato com animais já infestados. No entanto, em alguns casos, o contágio não ocorre de animal para animal, mas sim através de tecidos sintéticos ou peles naturais, como tapetes, colchões e cobertores, onde as pulgas estão esperando um novo hóspede.

A pulga adulta geralmente não muda de gato - permanece sempre no mesmo - e se alimenta de sangue. No entanto, eles se espalham muito rápido, porque as fêmeas depositam cerca de 30 ovos por dia.

Os ovos são instalados no ambiente do animal, em objetos como o arranhador ou em móveis como o sofá, sendo, por isso é tão importante acabar com as infestações: não só para combater pulgas no animal, mas também para eliminar ovos e larvas que podem se encontrar em qualquer lugar do ambiente.

Como identificar pulga de gato

Na maioria das vezes, é difícil localizar esses parasitas devido ao seu tamanho minúsculo, pelo que o comportamento do animal deve ser cuidadosamente observado. O principal sintoma nos gatos é o prurido causado pela infestação: por causa dessa coceira, o animal ficará incomodado, ansioso, chateado, irritado, arranhará com frequência, se lamberá e até se morderá a ele mesmo. Essas ações podem até causar perda de pelo ou feridas em algumas áreas.

Os tutores devem ficar atentos e, ao observarem algum desses sintomas, devem inspecionar seus gatos. Se eles encontrarem alguma amostra de pulga, não há dúvidas, mas, como já foi apontado, pode ser bastante complicado, por conta do tamanho diminuto da praga. Nesse caso, você pode descobri-laspesquisando os sinais que a pulga deixa em seu animal de estimação.

O gato deve ser colocado em uma superfície clara e lisa, como a banheira, para reconhecer excrementos de pulgas que caem da pelagem, e deve ser penteado cuidadosamente com um removedor de pulgas. Caso o seu gato tenha pulgas, você será capaz de verpontinhos negros no pente ou no chão da banheira.

Para descobrir se são excrementos de pulgas, basta coletá-los em um lenço branco e umedecê-lo. Se os pontinhos de dissolverem e aparecerem manchas vermelhas no lenço, serão, sem dúvida, excrementos de pulgas, já que essas manchas vermelhas são devidas ao sangue que as pulgas sugam do gato que ainda não foi digerido.

Doenças associadas à pulga de gato

Por mais desconfortáveis que sejam, as pulgas são perigosas porque transmitem várias doenças.

Antes de tudo, o gato pode desenvolver anemia devido a uma perda significativa de sangue se estiver infestado por muito tempo. Da mesma forma, o prurido habitual pode aumentar se o gato apresentar uma reação alérgica à saliva da pulga.

Por outro lado, existe uma anemia infecciosa felina chamada hemobartonelose, causada por bactérias da família Mycoplasma (Hemobartonella felis). As pulgas são transmissoras dessas bactérias que danificam os glóbulos vermelhos do animal.

Da mesma forma, essas mesmas bactérias causam bartonelose, que pode ser transmitida às pessoas através de um arranhão ou entrando em contato com qualquer ferida.

Por último, as pulgas também podem ter ovos de tênia. Nesse caso, se o gato ingere pulgas quando lambe, os ovos atingem o intestino e as tênias (parasitas) se desenvolvem no intestino e tomam se desenvolvem dentro do organismo do gato.

Como acabar com pulgas em gatos

As pulgas devem ser removidas o mais rápido possível do gato para que a infestação não cresça e não cause as doenças mencionadas. Para se livrar dos parasitas, você deve tratar o animal e seu ambiente.

Para eliminar as pulgas em gatos, existem vários produtos como pipetas, sprays e colares antiparasitários. Também existem comprimidos eficazes por um certo período de tempo. O dono do animal pode escolher os meios que considerar mais adequados ou os que o veterinário indicar nos casos mais graves.

No que diz respeito ao tratamento do meio ambiente, deve ser feita uma limpeza completa para eliminar os ovos e as larvas, garantindo que eles não infestam o animal novamente. Tapetes e cobertores devem ser lavados a um mínimo de 60 ° C e aspirados regularmente. O tutor também pode tratar o ambiente e todas as superfícies onde o gato geralmente se encontra com sprays antiparasitários.

Não esqueça que não é apenas a saúde do animal está comprometida, uma vez que as pulgas passam facilmente para as pessoas, embora geralmente sejam especializadas em um tipo de hospedeiro - é por isso que existem pulgas de gatos e pulgas de cachorros, que são seres parasitários diferentes.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pulga de gato: como identificar, causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .