Problemas da raça bulldog francês

Problemas da raça bulldog francês

Tal como acontece com a maioria dos cachorros de raça, o bulldog francês têm uma certa predisposição para padecer de determinadas doenças hereditárias. Por isso, se você tem um "frenchie" e te interessa saber mais sobre a saúde dele, este artigo do PeritoAnimal vai te explicar quais são os problemas da raça bulldog francês.

Neste artigo vamos referir, de forma breve, quais as doenças mais comuns nesta raça, de acordo com investigadores e veterinários. Recordamos que os cachorros que padecem deste tipo de problemas, não devem ser reproduzidos. O PeritoAnimal aconselha vivamente a que sejam esterilizados os cachorros com doenças hereditárias, para evitar a transmissão dos problemas aos filhotes.

A síndrome do cachorro braquicefálico

A síndrome do cachorro braquicefálico é um transtorno que afeta a maioria dos cachorros com o focinho achatado, como o bulldog francês, o pug e o bulldog inglês. Este problema, para além de dificultar a respiração do cachorro desde que ele nasce, pode inclusive obstruir as vias respiratórias completamente. Geralmente, os cachorros que têm este problema roncam e podem inclusive apresentar um colapso.

Estes problemas estão diretamente relacionados com a cria seletiva e os standards que determinam as diferentes federações caninas, o que pode levar a problemas leves ou graves, conforme cada caso concreto.

Se você tem um cachorro braquicefálico deve ter muita precaução com o calor e o exercício físico, já que são extremamente susceptíveis de sofrer de um golpe de calor (insolação). Para além disso, podem sofrer de problemas gastrointestinais (devido à dificuldade em deglutir os alimentos), vômitos e um risco mais elevado de ter problemas na sedação para cirurgias.

Problemas mais comuns do bulldog francês

  • Colite histiocítica ulcerativa: é uma doença inflamatória intestinal que afeta o intestino grosso. Provoca diarreia crônica e perdas de sangue contínuas.
  • Entrópio: esta doença faz com que a pálpebra do cachorro se dobre para dentro do olho e, embora geralmente afete à pálpebra inferior, pode afetar qualquer uma delas. Provoca irritação, mau estar e inclusive incapacidade visual.
  • Hemivértebra em cães: consiste numa malformação vertebral, que em certas ocasiões faz pressão nos nervos da coluna. Pode provocar dor e incapacidade de locomoção.
  • Doença do disco intervertebral em cães: surge quando o núcleo pulposo das vértebras sobressai o se forma uma hérnia e pressiona a medula espinhal. Pode provocar dores de leves a graves na coluna, sensibilidade e falta de controlo do esfíncter.
  • Lábio leporino e fenda palatina: acontece durante o desenvolvimento embrionário e consiste numa abertura do lábio ou tecto da boca. Pequenos defeitos não implicam problemas de saúde, mas os mais graves podem originar uma secreção crônica, crescimento deficiente, pneumonia por aspiração e até mesmo, a morte do animal.

Outras doenças menos frequentes da raça

  • Deformações das pestanas: existem diferentes doenças relacionadas com as pestanas, como a triquíase e a distiquíase, que provocam irritação da córnea do cachorro, o que provoca um grande incômodo.
  • Cataratas: se trata da perda de transparência da lente do olho e pode provocar cegueira a largo prazo. Pode afetar apenas uma parte da lente ou toda a estrutura do olho.
  • Hemofilia: esta doença consiste numa função plaquetária anormal, o que implica que o sangue não coagula adequadamente. Provoca hemorragias internas e externas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Problemas da raça bulldog francês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.

Bibliografia
  • UPEI - University of Prince Edward Island