Partilhar

Prevenir a obesidade em gatos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 dezembro 2017
Prevenir a obesidade em gatos

Ver fichas de  Gatos

A obesidade é algo que nos deve preocupar a todos e não apenas por nós mas também no caso dos nossos pets. Neste artigo do PeritoAnimal queremos que você se informe sobre como prevenir a obesidade em gatos.

Existem felinos mais propensos a esta doença dependendo da sua raça, idade, tamanho e problemas de saúde crônicos. Se a saúde do seu gato o preocupa, leia e informe-se sobre como pode prevenir a obesidade nele e ajudá-lo a estar mais saudável e forte perante outras possíveis doenças derivadas deste transtorno alimentar.

Também lhe pode interessar: Exercício para gatos obesos

Detetar a obesidade em gatos

Se o seu gato está menos ativo que o habitual, vê que aumentou o tamanho da sua barriga, parece ter sempre fome e por isso come demasiado e, além disso ao tocar-lhe no lombo nota que lhe custa sentir as costelas, é porque o seu gato tem sobrepeso ou, dependendo da quantidade de gordura acumulada, obesidade.

Sabe-se que a esterilização causa um aumento do risco de sofrer deste transtorno de alimentação, mas isto não significa que um animal esterilizado vá ser obeso, mas sim que ao diminuir as suas hormonas e retardar o seu metabolismo, o animal queima menos calorias e gorduras, pelo que a esterilização aumenta as chances, nada mais. Continua sendo da nossa responsabilidade que os nossos pets tanto esterilizados ou não estejam fortes e saudáveis e que, não cheguem a ser obesos. Também sabemos que, no caso dos gatos, existe uma maior predisposição a acumular gorduras nas fêmeas.

O excesso de gordura desnecessária e acumulada nos nossos gatos causa-lhes uma série de doenças derivadas desta e diminui significativamente a sua expectativa de vida. É fundamental que nas visitas regulares ao veterinário especialista, o gato seja sempre pesado para assim fazer-se um seguimento do seu peso e evolução. Não controlar o peso do gato é um dos erros mais comuns dos tutores de gatos.

De seguida, vamos lhe explicar como pode prevenir a obesidade no seu amigo peludo, evitando tudo o que possa levar a um excesso de peso e, assim melhorar a sua saúde e poder desfrutar da companhia que oferece um felino feliz e saudável. A melhor prevenção perante transtornos alimentares é dar uma boa educação alimentar ao nosso gato desde muito pequeno. Por isso, podemos prevenir este problema de alimentação com uma dieta adequada e exercício.

Prevenir a obesidade em gatos - Detetar a obesidade em gatos

Prevenir a obesidade com uma alimentação adequada

Devemos pensar sempre que a nutrição do nosso gato dependerá sempre das necessidades que tiver. Por isso, se sabemos que o nosso companheiro não realiza uma grande quantidade de exercício, devemos proporcionar-lhe comida com um conteúdo moderado de calorias. Pelo contrário, se o nosso gato tiver um importante gasto calórico diário devemos dar-lhe comida alta em calorias, entre outras coisas.

Geralmente os gatos domésticos não saem de casa e por isso o seu nível de gasto energético é baixo. Assim, devemos dar-lhes ração light ou baixa em calorias além de dividir a quantidade ideal de ração por peso e idade, em duas ou três vezes por dia ao invés de lhe dar uma grande quantidade de comida, pensando que o nosso gato saberá dividir a ração por ele próprio. Se optar por lhe dar uma ração de conteúdo calórico normal ou alto, devemos aumentar o exercício que o nosso gato realizar. É muito importante evitar que o nosso amigo coma entre horas, ou seja, devemos marcar-lhe as horas das duas ou três refeições, todos os dias à mesma hora e fora dessas horas retirar-lhe a comida.

As mudanças de quantidade de alimentação ou de aumento de exercício devem ser sempre graduais para evitar possíveis problemas e danos para o nosso gato.

Quanto às guloseimas ou prêmios que lhe podemos dar, devemos espaçá-las muito no tempo e utilizá-las como apoio positivo a um comportamento desejado e não para mostrar o nosso afeto, uma vez que se fizermos desta última forma estaremos dando comida a mais, pois estes prêmios contêm muitas calorias e gordura em excesso. No caso do seu gato já estar obeso, deve retirar-lhe as guloseimas por completo. Veja o nosso artigo sobre Dieta para gatos obesos.

Prevenir a obesidade em gatos - Prevenir a obesidade com uma alimentação adequada

Prevenir a obesidade com exercício

Para qualquer animal o exercício é fundamental para se manter saudável e evitar muitas doenças. Os felinos não são exceção e, por isso devem fazer um mínimo de atividade física diária adaptada à sua idade e condição física. Caso o seu gato nunca saia de casa, é muito importante que o faça correr e brincar consigo ou com outros animais em casa e com brinquedos, além disso pode criar para ele circuitos e zonas de brincadeira com estímulos para reforçar o exercício.

É fácil brincar com um gato, como já sabemos é muito fácil chamar-lhes à atenção com o movimento e as luzes. Se o nosso gato já sofrer de obesidade, verá que se mantiver uma alimentação adequada e realizar mais exercício, em poucos dias verá como baixa de peso de forma saudável.

No caso de brincar com o seu felino no exterior ou o deixar sair livremente, não saia com ele nas horas de mais calor, pois pode sofrer de um golpe de calor entre outros possíveis problemas. Além disso, como referimos antes, é muito importante ter presente que se devemos realizar um aumento de exercício este seja de forma progressiva e não repentina para evitar danos no nosso gato. Veja o nosso artigo sobre Exercício para gatos obesos.

Prevenir a obesidade em gatos - Prevenir a obesidade com exercício

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Prevenir a obesidade em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Prevenir a obesidade em gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Prevenir a obesidade em gatos
1 de 4
Prevenir a obesidade em gatos

Voltar ao topo da página