Preparando a casa para a chegada do cachorro

Preparando a casa para a chegada do cachorro

Saber como receber o filhote de cachorro em casa será fundamental para ele perceber a casa de forma positiva. Por esse motivo, no PeritoAnimal vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber para a sua chegada, todos os objetos e a aprendizagem necessária.

Não se pode esquecer que o filhote, apesar de ser jovem, está aprendendo tudo o que vê à sua volta. Uma atitude relaxada e positiva com ele farão com que no futuro seja um cachorro com estas caraterísticas incutidas.

Continue lendo e aprenda a preparar a casa para a chegada do cachorro, com dicas e conselhos úteis para saber o que deve ou não fazer.

O que precisa para cuidar de um filhote de cachorro

Quando uma família decide ter um bebê, é normal refletir antes sobre todo o processo que está para acontecer. Também é normal se preparar com o tempo suficiente para ter tudo pronto na hora da sua chegada. Pois bem, um filhote de cachorro também precisa de todos estes passos. O ideal é que na sua chegada já esteja tudo pronto para o receber com muito entusiasmo e carinho.

Existem várias coisas que uma família deve preparar antes da chegada do filhote a casa. De seguida, vamos explicar-lhe todas estas coisas e porque são tão importantes:

1. Prepare a cama do seu cachorro

A cama do seu filhote de cachorro deve ser confortável, pode escolher aquela que mais gostar, mas certifique-se de que é um lugar confortável no qual possa dormir e relaxar de forma cômoda. Escolha um sítio quente e calmo para situar a sua cama.

Não se esqueça que o cachorro pode se sentir triste à noite. É habitual ver os filhotes chorarem à noite por se sentirem sozinhos e longe da sua mãe e irmãos. Neste momento pode levá-lo até à sua cama para o acalmar, mas tenha em conta que quando for grande pode ser que já não queira que ele continue dormindo na sua cama. Por esse motivo, não o deixe subir para a sua cama enquanto filhote se depois não o vai deixar fazer isso. Adicione almofadas, peluches e mantas para tornar mais agradável o espaço para dormir do seu cachorro.

2. Escolha o lugar onde vai fazer as suas necessidades

Não se esqueça que os filhotes não podem sair à rua até o veterinário autorizar. Isto porque ainda não foram administradas todas as vacinas necessárias e, os filhotes são suscetíveis a contrair qualquer doença pela fragilidade do seu sistema imunológico. Por esse motivo, deve escolher um lugar da casa no qual o cachorro vá aprender a seguir as suas indicações e a aprender a fazer as suas necessidades no banheiro, por exemplo.

Para o ensinar deve antecipar o momento de o fazer. A vantagem que tem é que costuma ocorrer em determinados momentos como depois de comer, depois de dormir, depois de o estimular... Com o tempo adquirem certos hábitos ou determinados movimentos que vão ser muito úteis para poder entendê-lo e levá-lo rapidamente para o jornal. Se o fizer no sítio certo deve premiá-lo com carícias, palavras como "muito bem" ou algum prêmio em forma de guloseima para cães, mas sem abusar.

No caso do filhote fazer as suas necessidades num sítio em que não deve porque não chegou a tempo, não lhe dê bronca. É um filhote e não vai perceber que fez mal, por isso afaste-o simplesmente e limpe bem o local onde fez as necessidades, tente que não fique qualquer resíduo de cheiro, caso contrário ele vai sentir o seu cheiro nesse sítio e pode fazer aí de novo necessidades.

3. Coloque o comedouro e bebedouro

É fundamental que o seu filhote tenham sempre água fresca e limpa. Isso é imprescindível para estar bem hidratado e evitar sofrer de um golpe de calor. Estes objetos devem estar sempre no mesmo sítio para que o cachorro se possa orientar na sua nova casa, algo que levará alguns dicas.

A comida que lhe der deve ser específica para filhotes de cachorros, uma vez que apenas este preparado contém todos os nutrientes que deve receber. Além disso, lembre-se que existem alimentos específicos para cachorros de tamanho grande ou para cachorros pequenos, confira sempre a embalagem primeiro.

Por último, recomendamos que adote bons hábitos desde o princípio: é recomendável que o cachorro receba o seu alimento entre uma e duas vezes por dia, mas no caso do filhote é mais habitual que sejam duas vezes. No entanto, é fundamental controlar bem as quantidades e não deixar o seu comedouro cheio e sempre à sua disposição.

4. Mordedores e brinquedos

É fundamental que antes da chegada do cachorro a casa tenha adquirido alguns brinquedos para ele. Devem ser todos específicos para a sua idade. Muitos servirem para aprender a morder corretamente, como é o caso dos mordedores. Outros podem ser jogos de inteligência, para fomentar desde o início a ativar o seu cérebro. Se não sabe a idade exata do seu cachorro, leia o nosso artigo sobre esse tema.

Além disso, é bom brincar com ele diretamente. Você não deve ficar obcecado ou nervoso, forçá-lo ou puxar-lhe as orelhas. Deve fomentar uma boa atitude para que na sua etapa adulta também a tenha. Explique às crianças de casa estas mesmas regras. Deve incentivar o filhote a brincar e a exercitar-se mas sempre sem o forçar, também precisa de descansar muitas horas.

5. E o mais importante... a sua educação!

Não se esqueça que os objetos mencionados anteriormente são imprescindíveis, mas também o é a sua educação e adestramento. O filhote precisa de ordem e de uma rotina marcada que lhe proporcione estabilidade e felicidade.

Durante a educação do filhote será imprescindível definir regras com todos os membros da família, proporcionar uma correta socialização para evitar medos e comportamentos não desejados e mais à frente deverá conhecer os comandos de adestramento básicos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Preparando a casa para a chegada do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.