Posso dormir com o meu coelho?

Posso dormir com o meu coelho?

Muitas pessoas são amantes dos coelhos e preferem tê-los como animal de estimação em vez de escolherem um cachorro ou gato. Estes animais parecem umas pequenas nuvens, são peludos e gordinhos como ursinhos de pelúcia que só apetece abraçar todo o dia. Por este motivo, há quem tenha a seguinte dúvida. "posso dormir com o meu coelho?"

Apesar de ser confortável para algumas pessoas, e passado algum tempo um coelho pode se acostumar a qualquer coisa, especialmente a salta desde uma determinada altura e depois regressar para se deitar a dormir, é importante ter em conta algumas considerações antes de o deixar dormir na cama. Assim sendo, se tem um coelho e é dos que se pergunta se pode dormir com ele, continue lendo este artigo do Perito Animal onde lhe dizemos o que é mais conveniente para o descanso e bem-estar do seu animal de estimação.

Dormir ou não dormir com o meu coelho?

A verdade é que não há nada transcendental que o proíba de dormir com o seu coelho, não será como dormir com um serpente ou com um lagarto. Tudo dependerá de como está educado o seu coelho, do quão limpo e saudável está. No entanto, por mais que tenha tudo o anterior, é fundamental que tenha em conta alguns aspetos prévios antes de tomar a decisão. No Perito Animal dizemos-lhe quais são:

  • O pelo e alguns germes dos coelhos podem, com o tempo, trazer problemas respiratórios e alergias. Se tem alergias, asma ou sintomas (espirros, nariz avermelhado), não deixe que o seu coelho durma na sua cama porque a sua condição pode piorar.

  • Os coelhos não dorme de dia ou de noite. São considerados animais crepusculares, ou seja, que são mais ativos ao amanhecer e entardecer. O seu coelho não seguirá o seu ritmo natural de sono. Como já foi dito anteriormente, estará muito ativo durante a noite (hora de pico entre as 00:00-02:00) e cedinho pela manhã (entre 5:00 e 6:00). Enquanto você quer dormir prazerosamente e descansar, o seu coelhinho vai estar correndo, saltando, mastigando, comendo e explorando, o que certamente interromperá o seu sono.

  • Se o seu coelho não está disposto a fazer as necessidades em um determinado lugar que você tenha destinado para isso, poderá escolher a sua cama como banheiro e durante a noite poderá urinar ou defecar nela. Além disso, lembre-se que o seu coelho também vai querer marcar território com a urina. Os coelhos podem ser treinados para fazer as suas necessidades em um determinado lugar, tal como os gatos, mas inclusivamente quando estão bem ducados podem ter alguns acidentes. No entanto, os coelhos são animais muito limpos, se dispõe de um lugar onde se possa acostumar, talvez nem precise de o educar.

O seu coelho é muito esponjoso e suave mas...

Certamente ao olhar o seu doce e adorável coelho quer oferecer-lhe os melhores cuidados e proporcionar-lhe toda a comodidade possível, daí que se pergunte se pode dormir com o seu coelho. No entanto, para decidir a opção mais adequada para si e para ele, não se esqueça dos seguintes pontos:

  • Os coelhos são travessos e, portanto, o seu irá procurar brincar consigo durante a noite. Poderá até morder-lhe as orelhas ou os dedos dos pés em busca de atenção.
  • Os coelhos são criaturas delicadas e um dos pontos que poderá preocupá-lo como dono de um coelho, é machucá-lo sem se dar conta ao se virar de noite durante o sono. Este medo pode ser reduzido se o animal é um coelho de raça muito grande, como o coelho flamingo gigante.
  • Se sente que deve dormir com o seu coelho, tente colocar o seu colchão no solo para a sua cama ter menos altura e desse modo possa evitar que seu coelho caia e se lesione.
  • Talvez um manhã se esqueça que o seu coelho se encontra muito confortável debaixo dos lençóis ou, simplesmente, não esteja prestando atenção, e é possível que o enrole entre o tecido, o meta na máquina de lavar, na roupa suja ou que o arremesse quando estiver arrumando a cama e o seu coelhinho saia voando.

Se depois de considerar os pontos anteriores decidiu que não pode dormir com o seu coelho, não se preocupe, existe outra alternativa. Muitas pessoas fazem esta pergunta porque não suportam ver o seu animal de estimação dormindo na jaula. Pois bem, para o evitar tem a opção de adquirir uma cama para coelhos e colocá-la junto à sua cama. Desta forma, embora não durma na mesma cama que ele, sentirá que o tem preto de si e que ele também desfruta de um confortável colchão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dormir com o meu coelho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.