Posso dar valeriana ao meu gato?

Posso dar valeriana ao meu gato?

A filoterapia (terapia natural através de plantas medicinais) alcança cada vez maior popularidade no âmbito veterinário, em parte graças aos proprietários que preferem optar por tratamentos mais naturais para restaurar a saúde dos seus pets. No entanto, cometem-se grandes erros ao pensar que as plantas medicinais são inócuas por serem naturais e também é comum, mas perigosos, pensar que o efeito de uma determinada planta é o mesmo em humano que nos animais.

Se convive com um felino e está a favor do uso de terapias naturais certamente que já se perguntou alguma vez: Posso dar valeriana ao meu gato? Essa é a questão que vamos resolver no seguinte artigo do PeritoAnimal, continue lendo!

Os efeitos da valeriana sobre os gatos

Existem numerosas plantas tóxicas para gatos mas a valeriana não é uma delas, de fato, esta planta foi incluída na Farmacopeia do Estados Unidos no ano de 1920 e desde então não se observou nenhum efeito tóxico produzido nos seres humanos ou animais. Isto não implica que a valeriana não possa interagir com outros fármacos, uma vez que é verdade que potencia o efeito dos medicamentos sedativos, portanto, a primeira recomendação é que consulte sempre o veterinário se o seu gato segue um tratamento farmacológico para saber se considera adequado dar-lhe valeriana.

Apesar de algumas fontes veterinárias considerarem que a valeriana pode ser útil para acalmar os gatos nervosos, o certo é que os efeitos principais desta planta sobre os nossos amigos felinos são bastante diferentes. A valeriana contém óleos voláteis que estimulam o sistema nervoso do gato de uma forma semelhante como o fariam os hormônios que o gato produz quando está no cio. Este efeito causa uma sensação de euforia, prazer e bem-estar.

Mesmo que atualmente exista controvérsia sobre se a valeriana ser sedativa ou não pra os gatos, o que é possível afirmar é que graças aos seus efeitos sobre o sistema nervoso central é uma boa planta para tratar o estresse em gatos.

Como dar valeriana a um gato

Devido ao efeito estimulante que a valeriana causa nos gatos, se o seu gato apresenta nervosismo o melhor é adquirir um produto apto para o uso em felinos que além de valeriana contenha outro tipo de plantas de caráter sedativo. E se o que quer é precisamente estimular o seu gato, pode dar-lhe valeriana como planta única, mas será igualmente recomendável adquirir um produto de uso veterinário.

Apesar de plantar ser a mesma independentemente da sua apresentação comercial, o certo é que os produtos veterinários apresentam formulas farmacêuticas que são muito mais confortáveis para administrar em um animal. Além disso, também devem estar acompanhadas da indicação da dose diária recomendada, a qual não deverá exceder-se. Igualmente, para cuidar do seu gato da forma mais responsável possível, recomendamos-lhe que antes de lhe administrar qualquer planta medicinal consulte o veterinário.

Valeriana para tratamentos curtos

Depois de ler os pontos anteriores, já consegue adivinhar que a resposta à pergunta, "posso dar valeriana ao meu gato?" é sim. No entanto, a valeriana não deve ser dada ao gato durante períodos de tempo muito longos, uma vez que pode ser viciante e bastará que você prepare uma infusão para que o seu gato não tire o olhe de cima de você.

O ideal é realizar tratamentos o mais curtos possíveis, visitando novamente o veterinário sempre que o sintomas não remitam.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar valeriana ao meu gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.