Posso dar atum em lata para meu gato?

Posso dar atum em lata para meu gato?

O atum é um dos peixes mais saudáveis em termos nutricionais. Não só fornece proteínas, como também contém gorduras benéficas para a saúde do gato. Além disso, os gatos adoram este alimento, só que essa não deve ser uma desculpa para dar qualquer tipo de atum ao seu felino.

É certo que os gatos podem comer peixe, contudo, incluir este alimento na dieta exige um certo cuidado. Você deve ter em conta vários fatores, como o fato da dieta do gato não poder ter o peixe como base. Será que posso dar atum em lata para meu gato? Esse artigo do PeritoAnimal responde à sua questão e explica tudo em detalhe!

O atum que o seu gato mais gosta é o menos recomendado

Independentemente dos nutrientes que o peixe oferece e do fato de ser benéfico para a dieta felina quando é oferecido do jeito certo, a verdade é que os gatos amam este alimento.

Pelos comentários e dúvidas de muitos tutores, é fácil notar que os felinos ficam loucos e soltam seu lado comilão quando alguém abre uma lata de atum em conserva, embora esse seja o pior jeito de dar atum para gato.

Confira em seguida porque dar atum em lata para meu gato não é uma boa opção para oferecer este alimento:

  • O atum em lata contém mercúrio, um metal pesado que costuma ser encontrado principalmente no peixe azul e que é tóxico quando entra no organismo do gato em grandes quantidades, podendo chegar a afetar o sistema nervoso.
  • A embalagem enlatada contém Bisfenol A ou BPA, outro tóxico cujos efeitos ainda estão sendo estudados. O simples fato de o atum ter entrado em contato com o BPA é suficiente para que arraste vestígios do mesmo para o organismo do gato.
  • Geralmente, estas conservas de atum contêm altos níveis de sódio, o que não é adequado para o gato, podendo comprometer a saúde geral dele.

Posso dar atum para meu gato de outro jeito?

Em seguida, sugerimos as opções adequadas para que você possa dar atum ao seu gato. Contudo, tenha sempre em conta que, nestes casos, o conteúdo de mercúrio é menor mas não é inexistente e, por isso, é necessário moderar o seu consumo.

O primeiro jeito de dar atum a um gato (e o mais recomendado) é oferecer o peixe cru. Contudo, isto só é válido quando o peixe é fresco e proveniente da pesca mais recente, o que nem sempre é possível. Quando o atum não é fresco mas sim congelado, você deve esperar que ele congele totalmente para não alterar as suas propriedades e, posteriormente, cozinhar ligeiramente o peixe (nunca deve ficar tão cozinhado como se fosse preparado para consumo humano).

Conselhos para dar atum para gato

Você pode incorporar o atum na dieta do seu gato do jeito anterior. Contudo, tenha sempre essas informações em conta:

  • O atum cru não deve ser oferecido diariamente, já que o excesso de peixe cru pode provocar um défice de vitamina B1. O peixe não deve ser o alimento principal do seu gato - qualquer tipo de peixe apenas deve ser oferecido ocasionalmente.
  • Não é uma boa ideia oferecer apenas peixe azul ao felino. Embora as suas gorduras sejam muito saudáveis, também é o peixe que aporta mais mercúrio.

Não esqueça que o seu gato também desfrutará da proteína de outros alimentos como a carne e os produtos lácteos não pasteurizados.

Outra pergunta bastante comum dos tutores de gato é: "Posso dar mel para gato?" Leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar atum em lata para meu gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.