Posições de cachorros dormindo - o que significam?

Posições de cachorros dormindo - o que significam?

Provavelmente você já conhece na perfeição as posturas preferidas que o seu cachorro usa na hora de descansar. Mas o que significam as posições dos cachorros dormindo? Neste artigo do PeritoAnimal vamos te mostrar as formas de dormir mais comuns dos cachorros e o seu possível significado.

Você deve recordar que o sono dos cachorros é imprescindível para o bem-estar deles. Por isso, você deve respeitar todos os momentos em que ele está descansando, ou seja, não o incomode! Continue lendo este artigo e descubra mais sobre as posições dos cachorros e veja imagens de cachorros dormindo engraçados!

1. Cachorro dormindo de barriga para cima

Esta postura é muito engraçada. Por vezes até nos questionamos se o cachorro está realmente cômodo dormindo deste jeito. Ao expor as partes mais vulneráveis, o cachorro expressa inconscientemente o bem-estar e falta de preocupação dele. Também pode ser utilizada por cachorros nervosos ou excitados. Cachorros que se sentem muito confortáveis onde estão, costumam adotar esta posição.

2. A bolinha - porque o cachorro dorme enrolado?

Esta posição é ternurenta para qualquer amante de animais. Podemos observar o cachorro em forma de ovinho e, em alguma ocasiões, até enrolado na própria cauda. É especialmente frequente em filhotes, mas também em cachorros adultos que gostam de se aninhar. Quando faz muito frio é muito comum os cachorros adotarem esta posição para manterem a temperatura corporal.

3. Cachorro a dormir de barriga para baixo

Esta posição é muito característica dos cachorros filhotes. Geralmente, podemos observar o cachorro adotando esta postura depois de uma atividade física intensa, como se caísse rendido de barriga para baixo.

Para além disso, esta posição é muito comum em cachorros braquicéfalos, que a utilixam para respirar melhor e resfriar o corpo diretamente em contacto com o chão. Alguns exemplos são o bulldog francês, o pug, bulldog inglês...

4. De lado

Esta é uma das melhores posições que o cachorro pode adotar para dormir já que lhe permite estar muito cômodo e se relaxar completamente. Significa que o cachorro se sente confortável e cômodo com tudo o que o rodeia. Para além disso, esta postura permite que alcancem etapas mais profundas (e reparadoras) do sono.

5. Postura convencional

Esta postura combina a "barriga para baixo" e "a bolinha" e é especialmente frequente em períodos de descanso curtos. Geralmente, os cachorros adotam esta posição quando estão relaxados e alerta ao mesmo tempo. Por exemplo, quando estão sozinhos em casa ou depois de comer.

6. Outras posições

Existem muitas posições que os cachorros podem adotar enquanto dormem, inclusive, alguns cachorros se movem durante o sono. É importante destacar que nem todas as posições têm um significado concreto, já que cada cachorro encontra a "postura" ideal para ele e que costuma repetir diariamente.

Horas de sono do cão

As horas de sono são são muito importantes para o cachorro, já que lhe permitem recarregar energia, assimilar tudo o que aprendeu durante o dia e oferecem o bem-estar que ele necessita. Por isso, é imprescindível que você deixe o seu cachorro descansar, especialmente se estamos falando de um filhote. Interromper as horas de sono de um cachorro pode provocar ansiedade, problemas na aprendizagem, carências na atividade física ou problemas de comportamento a largo prazo.

Você deve garantir que o seu cachorro dorme as horas necessárias e que o tempo de sono dele não é afetado por ruídos ou movimentos das pessoas. Assim, é recomendável que ele tenha uma cama num lugar afastado e tranquilo para ele descansar sem interrupções.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posições de cachorros dormindo - o que significam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.