Porque os peixes de aquário morrem?

Porque os peixes de aquário morrem?

Se gosta de peixes de certeza que tem um aquário e se for assim, o mais provável é que já tenha passado por um mau momento ao ver morrer algum dos seus animais de estimação. Mas não se preocupe mais, porque no PeritoAnimal vamos ajudá-lo a entender porque os peixes de aquário morrem e o que deve fazer para reduzir ao máximo as chances disto voltar a acontecer.

Um aquário saudável, colorido e cheio de vida é tudo o que precisa em sua casa para relaxar e sentir alguma paz de vez em quando, por isso o melhor que pode fazer para agradecer aos seus pets por este benefício é cuidar deles como é devido. Cuidar bem dos seus peixes envolve muito mais que vigiar a sua alimentação, um ambiente limpo, o controle da água, temperatura, entradas de luz e outros aspetos básicos para a correta manutenção de um aquário.

Se quer saber em detalhe quais são as principais causas da morte dos peixes em aquários e o que deve fazer para melhorar a qualidade de vida dos seus nadadores preferidos, continue lendo e descubra porque os peixes de aquário morrem rápido.

Peixes estressados e doentes

Os peixes são animais muito sensíveis e uma das causas mais comuns de morte dentro dos aquários deve-se a doenças, produzidas entre outras coisas, pelo estresse que sofrem.

Peixes doentes

Quando for adquirir os seus pets a uma loja especializada, deve estar muito atento aos sintomas mais comuns que o avisam que um peixe está estressado ou doente.

As caraterísticas visíveis de doença que deve procurar são:

  • Pontos brancos na pele
  • Barbatanas picadas
  • Aquário sujo
  • Pouco movimento
  • Peixe nadando de lado
  • Peixes flutuando de cabeça

Se vir que algum dos peixes que quer comprar tem alguma destas caraterísticas, recomendamos não o fazer. Mesmo que nem todos os peixes demonstrem estes sintomas, se compartilharem o aquário com peixes doentes, o mais provável é que todos acabem infetados.

O choque entre peixes

Outro aspeto importante que deve ter em conta para que os seus peixes não se estressem e fiquem doentes, é ao trazê-los da loja para casa. Mais para a frente vamos falar do tema da água, mas quanto ao transporte recomendamos ir diretamente para casa depois de comprar os peixes e por conseguinte, evitar sacudir a bolsa com os animais lá dentro.

Outro motivo que gera muito estresse nos peixes é a conglomeração de indivíduos. Quando há muitos peixes concentrados em pequenas dimensões, pode-se dar o caso de se magoarem entre si, aumentando consideravelmente o seu nível de estresse.

Pode ser que o seu aquário seja grande o suficiente, mas saiba que deve ter cuidado na hora da limpeza e da mudança de água, porque é nesse momento que os peixes se costumam juntar em cubos ou o espaço do seu aquário ficar reduzido pela perda de água. Evite que esta situação se prolongue demasiado, uma vez que estes choques entre peixes e o estresse que isto envolve, pode favorecer o aparecimento de outras doenças.

Animais sensíveis

Bonitos mas muito delicados. Evite a todo o custo que os seus peixes sofram episódios de estresse, desta forma conseguirá prevenir o aparecimento de outras doenças e mais importante, a sua morte prematura.

Como já referimos, os peixes são animais muito sensíveis e assustadiços, por isso bater no vidro do aquário de forma constante não é nada bom para a sua saúde, lembre-se que quanto mais estresse sofrerem, mais chances têm de desenvolver doenças e morrer. Quanto aos flashes aplicamos a mesma regra, evite assustar os seus peixes. Enquanto a sua qualidade de vida for ótima, a sua esperança de sobrevivência aumentará.

A água: o mundo dos peixes

Outra das causas da morte dos peixes no aquário está diretamente relacionada com o seu meio de vida: a água. O tratamento incorreto da água, tanto em temperatura, limpeza e adaptação, pode ser mortal para os nossos pets, por isso revise bem este ponto sobre o que tem de fazer para manter a água do aquário em boas condições.

Controle de amoníaco e oxigênio

Dois fatores muito presentes na vida dos nossos peixes, o oxigênio é a vida, e se o amoníaco não é a morte, está muito perto de o ser. O envenenamento por amoníaco e o afogamento por falta de oxigênio são duas das causas mais comuns da morte de peixes em aquários.

Para evitar que os seus peixes se afoguem, tenha em conta que a quantidade de oxigênio que pode se dissolver na água de um aquário é limitada. Consulte bem a quantidade e o tamanho dos peixes que pode ter segundo o tamanho do seu aquário.

O excremento dos peixes, a decomposição da comida e mesmo morte de seres vivos dentro do aquário, desprendem amoníaco, por isso se não quer que os seus peixes morram antes do normal deve manter o aquário limpo.

Para tirar o excesso deste resídio tóxico será suficiente fazer mudanças parciais de água de forma regular e ter instalado um bom filtro para o seu aquário, que além de proporcionar oxigênio se encarregue de eliminar todo o amoníaco estancado.

Água limpa, mas não tanto

Manter a água de um aquário não é algo tão simples como parece. Além da ajuda que proporciona um filtro de qualidade, a água de um aquário precisa de ser renovada com uma determinada frequência e se nos lembrarmos que os peixes são animais muito sensíveis, este processo costuma ser traumático para eles.

Na hora de renovar a água de um aquário, além de ter em conta o que mencionamos sobre não juntar demasiados peixes em espaços reduzidos, deve conservar pelo menos 40% dessa água "velha" e completar com água nova. Caso contrário, os peixes não se adaptariam à mudança e acabariam por morrer. Esta água velha deve ter sido tratado para eliminar a maior quantidade de amoníaco possível para poder misturá-la com a nova e, assim renovar o meio líquido do seu aquário.

Por outro lado, a água nova para o aquário nunca deve ser água da torneira, o cloro e a cal concentradas na água, que para os humanos é inofensivo, poderia matar os seus peixes. Utilize sempre água potável e se possível, tente que não tenha nenhum tipo de aditivos.

Outro aspeto importante é o de utilizar materiais excessivamente limpos. Tente que os cubos onde colocará a água e os peixes, tenham um pouco dessa água velha ou pelo menos confirme que não tem restos de sabão ou produtos de limpeza. Em todo o caso, não se esqueça que nunca poderá usar os mesmos produtos para limpar a sua casa para limpar o aquário ou o material que estiver em contanto com os peixes.

Vida longa do peixe

Apesar de dominar as artes do cuidado dos peixes, é possível que algum morra ocasionalmente ou que adoeça sem aviso. Não se preocupe, às vezes os peixes morrem sem causa aparente.

O mais importante é que tenha em conta os aspetos que referimos. Se sabe que os peixes são animais sensíveis e delicados, mas os trata de forma brusca, então tem a resposta à pergunta de porque os peixes de aquário morrem rápido.

As nossas últimas recomendações são:

  • Mexa neles de forma suave e delicada na hora de mudar a água do aquário.
  • Se adquirir peixes novos, não os coloque de forma violenta no aquário.
  • Se tiver visitas ou houver crianças pequenas em casa, evite que batam no vidro do aquário.
  • Não se exceda na quantidade de comida que aumentam o nível de amoníaco e o aparecimento de bactérias na água.
  • Não junte peixes incompatíveis dentro do mesmo aquário.
  • Consulte as especificações de água, temperatura, nível de luz e de oxigênio recomendadas para os tipos de peixes que tem.
  • Se for decorar o seu aquário, compre objetos de qualidade e verifique se são aptos pra aquários e não contêm agentes contaminantes.

Se você tem ou pretende adquirir peixes arco-íris, aprenda como cuidar deles.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os peixes de aquário morrem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.