Problemas de comportamento

Por que os gatos mordem os tutores?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 3 fevereiro 2021
Por que os gatos mordem os tutores?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quem tem ou alguma vez teve um gato, sabe que têm um comportamento muito complexo. Existem gatinhos muito carinhosos, outros bastante independentes e até gatos que mordem!

A causa da mordida não é sempre a mesma e, por essa razão, escrevemos este artigo no PeritoAnimal. Vamos rever algumas das situações que provocam a mordida do gato e analisar diferentes situações para ajudar você a encontrar uma solução ou resposta para esse problema.

Continue lendo e descubra de uma vez por todas: Porque os gatos mordem os tutores? E, também, quais as causas e as soluções para este problema?

Também lhe pode interessar: Por que os gatos mordem nossas mãos?

Índice

  1. Descubra a personalidade do seu gato
  2. Gatos que atacam os tutores
  3. Mordidas durante a brincadeira
  4. Mordidas de afeto
  5. Mordida por medo
  6. Comportamento dos gatos

Descubra a personalidade do seu gato

Cada gato tem uma personalidade concreta e única. Por esse motivo, nem todos os gatos apreciam os mesmos gestos ou respondem do mesmo jeito perante uma comunicação social, seja connosco ou com outra pessoas. Você deve se esforçar para entender o que ele gosta ou não, como deve lhe tocar e quais são as zonas favoritas dele.

Por que os gatos mordem os tutores? - Descubra a personalidade do seu gato

Gatos que atacam os tutores

Enquanto alguns gatos adoram os carinhos intermináveis nas orelhas ou nas costas, outros odeiam. É esse o caso do seu gato? Você deve aprender a comunicar com o seu gato e a interpretar se ele está chateado ou se simplesmente é um aviso para que você pare de tocar naquela zona.

Se você está relaxado, fazendo carinhos no seu gato e, de repente, ele morde a sua mão... é porque algo não está bem: você abusou. Perante uma situação assim, é melhor você ficar quieto e esperar que o gato desvie a atenção para outra coisa. Pare de fazer carinho e tente manter a situação calma e tranquila.

É importante que observe a linguagem corporal do gato, especialmente se ele morder sem aviso prévio. Se prestarmos atenção, saberemos se o gato está verdadeiramente incomodado ou se é apenas um aviso sem importância para que deixemos de incomodá-lo.

Por que os gatos mordem os tutores? - Gatos que atacam os tutores

Mordidas durante a brincadeira

Muitas pessoas ensinam os seus gatinhos a brincar de uma forma muito ativa com as mãos, brinquedos e outros objetos. Se reforçarmos este comportamento, especialmente com as mãos, estamos aumentando a chance do nosso gato continuar com esse comportamento quando chegar à idade adulta. O problema é que mordida de um gato adulto, ao contrário de um filhote, já machuca.

Se não conseguimos evitar esse problema a tempo e agora o nosso gato adulto demonstra esse comportamento durante a brincadeira, é essencial tentar mudar esta realidade. Para isso, devemos utilizar brinquedos, nunca as mãos, ação que podemos reforçar positivamente com petiscos e snacks para gatos.

Alguns brinquedos, como os espanadores ou a bolas com sino, desviam facilmente a atenção do gato pelo ruído que fazem. Experimente utilizar esses!

Por que os gatos mordem os tutores? - Mordidas durante a brincadeira

Mordidas de afeto

Alguns de nós temos uma relação maravilhosa com o nosso gato e por isso nos perguntamos "Porque é que o meu gato me morde?" Provavelmente, é amor!

Pode nunca ter acontecido com você mas, por vezes, os gatos mordiscam as nossas pernas, braços e mãos perante uma situação que lhes causa felicidade: quando lhes damos comida ou fazemos carinho, etc.

Costumam ser mordidas leves que não provocam dor (embora algumas vezes sentimos dor se o gato está muito excitado e morde com mais força) e costuma acontecer quando sentem necessidade de expressar a felicidade deles. Perante esta situação, devemos diminuir a intensidade dos carinhos ou mesmo parar. Também devemos premiar a brincadeira afetiva sem mordidas com snacks próprios para gatos. Assim, o seu gato vai aprender mais rápido como você deseja que ele se comporte.

Por que os gatos mordem os tutores? - Mordidas de afeto

Mordida por medo

Os gatos podem morder caso se sintam assustados, ameaçados ou em perigo. Embora o mais comum seja utilizarem as unhas, mordidas também são uma defesa que eles podem utilizar. Identificar um gato assustado é bastante fácil: orelhas para trás, arrepios, movimentos repetitivos, etc.

Por que os gatos mordem os tutores? - Mordida por medo

Comportamento dos gatos

Existem casos nos quais não somos capazes de identificar porque o gato me morde, por isso temos de recorrer a um especialista, como o caso dos etólogos, veterinários especializados em comportamento animal.

É importante saber que um problema de agressividade deve ser solucionado o quanto antes, especialmente se não sabemos se o nosso gato vai atacar ou não. Embora se trate de um animal pequeno, o gato é capaz de machucar bastante. Não deixe passar muito tempo e tente solucionar o mais rapidamente possível!

Por que os gatos mordem os tutores? - Comportamento dos gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos mordem os tutores?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
40 comentários
A sua avaliação:
Maíra
Meu gato Tem 2 anos e me deu 3 arranhões,eu tava Acariciando ele e ele me Arranhou chegou á sair sangue,POR FAVOR ME AJUDEM😥
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maíra. Recomendamos que leia o seguinte artigo sobre um gato agressivo - causas e soluções: https://www.peritoanimal.com.br/gato-agressivo-causas-e-solucoes-21337.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Thaís Marielle Martins
Minha gata tem 7 meses ama me morde pra chamar minha atenção qnd quer brincar
A sua avaliação:
Sônia Raquel Mayta Apaza
Boa Tarde, tenho dois gatos machos, um preto e branco e outro siamês, pois então o siamês sempre me morde quando eu faço um movimento ou brusco/lento com meu braço e não larga, e ele m9rde com força como se não quisesse que fugisse, e necessário que eu tente abrir a boca dele pra tirar os dentes mas mesmo depois de tirando ele vai começar a me seguir e tentar me morder novamente, oque será que pode ser? Poderiam me ajudar pfv
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Sônia. Tudo bem? Alguns gatos são mais agressivos que outros. Neste artigo falamos sobre as causas e soluções para um gato agressivo: https://www.peritoanimal.com.br/gato-agressivo-causas-e-solucoes-21337.html.
Esperamos que seja útil!
Lucas
Talvez ele acha q vc ta brincando cm ele, ai ele te morde, ou ele nao quer q vc faça carinho
A sua avaliação:
Denise Magalhães
Meu gato está com 5 meses , embora adore fazer um chamego e ficar junto de mim, há momentos em que morde inesperadamente. Isso acontece, geralmente, quando ele está se divertindo com os brinquedos dele. De repente ele larga a bolinha ou outro brinquedo e parte para me morder. Costumo borrifar água, no início deu certo, agora ele acha que é brincadeira. Que outras medidas posso tomar para que ele não cresça agressivo?
Rafael
NUNCA se deve borrifar água, isso só vai piorar o temperamento dele
A sua avaliação:
Bianca
Adotei um gato há um ano, ele veio bebê pra cá. Desde miudinho sempre foi muito apegado mas tb sempre mordeu. Hoje ele tem um ano e pouco e continua a mesma coisa, vive grudado na gente, anda atrás, dorme no meu peito, nas minhas pernas, pede carinho, mas aí, sem mais nem menos, me dá um bote. Morde minhas pernas de deixar roxo e tirar sangue, e se morde a primeira vez, não quer parar. Morde muito tb meus braços e até meu rosto algumas vezes. Depois dorme encostado em mim como se nada tivesse acontecido. Sinceramente não sei o que fazer.
Laine Maturana
Tenho exatamente a mesma situação...
Elisabete
Estou passando por isso também, estou toda mordida, toda arranhada. Quando ele morde parece que quer minha atenção, mas isso é o tempo todo. Não sei mais o que fazer.
A sua avaliação:
Raquel Ribeiro
Olá,

O meu gato morde-me muito. Em casa somos 3 mas ele morde-me mais a mim.
Muitas vezes chega a fazer sangue.
Sou eu que estou mais tempo com ele e brinco mais com ele mas uso os brinquedos dele.
Já tentei, desde que ele era pequeno, usar um spray com água, ameaçar com um chinelo mas nada resulta.
Ele já tem 2 anos.
Não sei o que fazer.
Ainda hoje, estava a arrumar as minhas coisas para o dia seguinte e atacou-me nas pernas por trás.
Luncely
Jogar spray de água e ameaçar com chinelo, só vai piorar a relação de vocês, e de qualquer animal, ele pode te morder com frequência por causa dessas atitudes, ou de afeto, quando ele for te morder, não deixe e diga não sem gritar, se ele continuar vá embora, se não o recompense com petiscos e elogios.
A sua avaliação:
Isabel Cristina De Freitas
Preciso de ajuda, há 3 semanas adotei um gatinho, e minha gata sempre me mordeu, mas agora ela não deixa eu chegar perto dela, morde c força, machuca, fura meu braço ou mão, estou mt triste, acredito que seja ciumes, mas estou saindo com ela para passear, fico o tempo todo querendo agrada-la, mas ela rosna e morde, me ajudem!
A sua avaliação:
Alberto e Thiago
porque quando dimanhâ o gato morde meu pè
Luncely
Esta brincando com você
A sua avaliação:
Alícia
Parece que minha gata está tendo uma competição por território comigo (assumi isso depois de ler os posts aqui)

Sempre a noite costumo assistir algum seriado e nesse momento minha gata deita no canto da cama. Quando desligo a teve e vou tirar ela dali pra por pra fora de quarto e fechar a porta ela começou a me morder sempre nesse momento, se não morde na hora de tirar, no momento que ponho ela no chão ela se vira e me morde e me dá patada. Mas percebo que apenas dizer um "não" e deixar ela ali sem dar atenção (que funciona pra outras coisas) nesse caso só está piorando o comportamento.
Camila
Tadinha ela não quer sair do quarto e ficar sozinha...
Vera lucia
Meu gato fica me dando mordidinhas e miando e segurando meu braço, porque ele faz isso?
nicole
Por que meu gato mia e depois me morde? Tipo ele mia conto eu vou encostar nele ele mia e morde por que?
Livia
Tenho uma gata que adotei já adulta, faz quase 2 anos. Sei que ela morava aqui na rua e o dono foi embora deixou outra pessoa cuidando, ela vivia aqui em casa e ela acabou me adotando. Recentemente ela tem feito ataques de mordida do nada. Por ex. Estou sentada ela ven e morde meu pé ou tornozelo. Não sei se ela quer que eu faça algo pra ela mas normalmente tem água, comida e acesso livre para a rua. Realmente nao sei. Ja tive outros gatos mas nenhum fazia isso.
Luísa Savala
Oi Livia! Como mencionamos no artigo: existem casos nos quais não somos capazes de identificar porque o gato te morde, por isso você deve recorrer a um especialista, como o caso dos etólogos, veterinários especializados em comportamento animal. É importante saber que um problema de agressividade deve ser solucionado o quanto antes, especialmente se você não sabe o seu gato vai atacar ou não. Embora se trate de um animal pequeno, o gato é capaz de machucar bastante. Não deixe passar muito tempo e tente solucionar o mais rapidamente possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marcos Roberto
tenho dois gatos um casal e sai irmãos, o macho e calmo e dócil, a fêmea já estranha ela é agitada, parece sempre tá ligada no 220 e quando vem procurar carinho não gosta que encosto nela ela vem surrando e mordendo devagar bem estranho e depois deita junto e dorme, mas encostar nela não deixa
Romeu Trevizan
Olá, bom dia!
Nosso gato morde quando fizemos carinho e quando brincamos com certa violência. Tentamos por várias maneiras e não conseguimos exito.
Ele tem em torno de 4 anos, pesa quase 8 Kg é um gato acho até sem raça definida. A pergunta é: Há chance de ainda reverter esse comportamento felino, de ele morder e aranhar do nada?
Grande abraço...Romeu!!
Luísa Savala
Oi Romeu! Confira algumas informações sobre o que fazer quando o gato morde e arranha: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
O mais importante é você saber qual a origem desse comportamento para saber como atuar com o seu pet. Por isso, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança,.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eliane Pereira
Desculpe, mas você enrolou e não disse o porquê de os gatos não gostarem que se toque na barriga deles.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eliane! Esse não é o tema desse artigo. Talvez você esteja buscando esse: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-gatos-nao-gostam-de-carinho-na-barriga-22809.html
Ju
Meu gato e mto agressivo. Nao aceita carinho e é mto traiçoeiro. Só deixa acaricia-lo qdo está com sono e olhe lá. Corre atrás e morde de verdade, até parece que tem raiva da gente. Ele é que tem que pedir carinho, que é mto raramente. QDO CHEGAMOS EM casa, ele vem fazer carinho , se esfrega nas nossas pernas mas logo sai. Ele não deixa nenhum adulto estranho entrar em casa que logo avança , mas por incrível que parece com criança ele é tranquilo.
Um detalhe...Ele ainda não é castrar o.
A sua avaliação:
CÁTIA MAYER
Olá! Adotamos um gatinho ontem que estava abandonado na rua, estava muito machucado e extremamente desnutrido. Hoje pela manhã ele estava bem e miou muito até descobrimos que ele queria nossa atenção, carinho. Eu, na minha inocência fiz muito carinho, ele pedia com a cabeça e a patinha mais carinho, até que eu levei uma mordida na mão, muito forte, sangrou bastante, mais tarde ele me pediu mais carinho e fiz de novo, levei outra mordida na mão, meu marido passou por ele caminhando e ele mordei ele no pé, tbm forte, sangrou! O que pode ser isso? Precisamos de ajuda pra conseguir lidar com ele, estamos com receio de chegar perto!
Luísa Savala
Oi Cátia! Existem vários motivos que fazem seu gatinho reagir dessa forma, principalmente por ter sido abandonado, ele pode estar com medo. O importante é ter paciência e passar confiança muita. Este artigo pode te ajudar com algumas questões: https://www.peritoanimal.com.br/socializar-um-gato-adulto-20990.html
Boa sorte!
A sua avaliação:
Lara
O meu gatinho me morde bem forte às vezes, balança a cabecinha de um lado pro outro, tentando arrancar um pedaço de mim, e até faz um rugidinho, mas ele era assim desde bebezinho com os irmãos. Mordia todos, implicava com todos kkkkkk Eu acho que é da personalidade dele, não tem jeito. Mas ele é muito carinhoso também. Eu acho que ele empolga às vezes kkkkkkkkk
Helena
Meu gato me morde todo dia de manhã, são mordidas que machucam e ele só para quando eu levanto da cama. Vcs sabem pq ele faz isso? E se tem alguma forma de fazer ele parar.
Lara
O meu faz isso também, mas é pra me acordar. Aí eu escondo debaixo da coberta e ele acaba desistindo. :D
Fernanda Souza Gama Tenorio
Tenho uma gata que adotei tem 1 mês. Ela tem 3 meses. Ela é meio bipolar. Uma hora quer carinho, adora um colo, outra hora ela tá mordendo. Já até machucou meu pai. É ela não se dá bem com outros animais. Poderia me dar uma ajuda no que posso fazer para diminuir ou acabar com esse comportamento?
1 de 7
Por que os gatos mordem os tutores?