Partilhar

Porque os cachorros abanam o rabo

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 14 julho 2016
Porque os cachorros abanam o rabo

Ver fichas de  Cachorros

"Os cachorros abanam o rabo quando estão felizes e o mantêm para baixo quando estão tristes", quantas vez lhe disseram isto quando você perguntou porque os cachorros abanam o rabo? Sem sombra de dúvidas, esta é uma das crenças sobre o comportamento canino mais difundidas a nível mundial. No entanto, os motivos que levam os nossos amiguinhos peludos a agitar, erguer ou esconder o seu rabo vão muito além disso.

Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe com detalhe os motivos que levam os cachorros a agitar a cauda para que aprenda a interpretar cada um dos seus movimentos. Continue lendo e descubra porque os cachorros abanam o rabo.

O rabo do cachorro, a parte mais expressiva do seu corpo

Junto com as orelhas, o cachorro utiliza o rabo para expressar todas as suas emoções, sentimentos e estados de ânimo, por isso entender cada um dos seus movimentos pode ajudar-nos a interpretar o que o nosso amigo nos tenta dizer. Além disso, alguns movimentos que faz com o seu rabo estão diretamente relacionados com o processo de socialização, assim sendo, amputá-la não só representará um ato cruel para com o animal, mas também o impedira de se relacionar com outros cães, animais de estimação e pessoas corretamente.

Por outro lado, o rabo do animal não é mais que a continuação da coluna vertebral. Desta forma, o rabo (cauda) do cachorro é formada por vértebras caudais ou coccígeas, podendo ter entre 20 a 23. Independentemente da forma como o cão tenha o rabo (reto, curvo ou enroscado), por se tratar do final da coluna vertebral ajuda-o a manter o equilíbrio, sendo este outro motivo de peso para evitar a sua amputação.

O cachorro abana o rabo para a esquerda ou para a direita?

Um estudo realizado por uma equipa de cientistas da Universidade de Trento afirma que em função da direção para onde o cachorro abana o rabo expressam uma ou outra emoção. Segundo a sua investigação publicada no ano de 2013, isto é o que os cães expressam:

  • Quando o cachorro abana o rabo para a direita está recebendo um estímulo positivo e, portanto, as emoções que sente são positivas.
  • Quando o cachorro abana o rabo para a esquerda as emoções sentidas são totalmente contrárias e, por conseguinte, encontra-se diante de estímulos negativos.

Por que isso acontece?

Os cientistas que levaram a cabo o estudo afirmam que o cérebro dos cachorros segue a mesma organização que o nosso, por isso contam com um hemisfério direito e outro esquerdo, com funções distintas. Além disso, o hemisfério direito dos cães também é responsável pelos movimentos que realiza na zona esquerda do seu corpo, e o esquerdo da parte direita. Desta forma, quando a parte esquerda do cérebro recebe um estímulo positivo, emite a ordem e faz com que o rabo do cão se desloque para a direita. O mesmo acontece quando o estímulo é negativo, o hemisfério direito faz com que o rabo se mova para a esquerda.

Abanam o rabo para expressar felicidade

O estudo anterior nos ajuda a saber se o nosso cachorro quer expressar emoções negativas ou positivas, mas não que classe de emoções exatamente, por isso é fundamental seguir indagando os diferentes motivos que podem levar o cachorro a abanar o rabo, assim como reparar em outros sinais do seu corpo. Assim sendo, quando o nosso cachorro abana o rabo de um lada para o outro energeticamente e, além disso, dá pequenos saltos, ladra ou tenta balançar-se sobre nós, está nos dizendo que está feliz, alegre e excitado. Esta atitude é vista, sobretudo, quando voltamos a casa depois de algumas horas, quando nos dispomos a dar um passeio com ele ou quando lhe vamos oferecer comida.

Quando querem brincar

Quando os cachorros abanam o rabo em círculos e, além disso, brincam ou mexem as suas patas dianteiras de um lado para o outro, isso indica-nos que têm vontade de brincar conosco. Se é o momento adequado, não duvide e comece o vosso jogo preferido. Pode brincar com brinquedos para cães, ensiná-lo a ir buscar a bolo ou a correrem juntos em um espaço aberto. Lembre-se que dedicar um período de tempo por dia para brincar com o seu amiguinho de quatro patas é fundamental para o manter ativo e também para fortalecer o vosso vínculo.

Porque os cachorros abanam o rabo - Quando querem brincar

Para mostrar a sua autoridade

Se o seu cachorro mantém o rabo levantado, totalmente erguido, e as orelhas retas para cima, está adotando uma atitude autoritária para mostrar a outro cão, pessoa ou animal que ele é quem manda no pedaço. alguns cachorros têm um caráter mais submisso e outros um mais dominante. Se o nosso cachorro pertence ao segundo grupo, será fundamental que continue a trabalhar na sua socialização para evitar que ele vire agressivo.

Porque os cachorros abanam o rabo - Para mostrar a sua autoridade

Abana o rabo para se comunicar com outros cachorros

De ambos os lados do ânus, os cachorros contam com as chamadas glândulas anais. Nelas, gera-se uma substância lubrificante que usam para defecar sem dificuldades. No entanto, esta não é a única função que têm, visto que as glândulas anais proporcionam a cada cão um cheiro único. Ao agitarem o rabo, o cão que o faz desprende o dito aroma para se identificar e captar a atenção dos cães que se encontram à sua volta. Alguma vez se perguntou porque os cães se cheire entre eles? Aqui tem a resposta!

Além de permitir que os cães se comuniquem entre eles, os cães abanam o rabo para desprender o seu particular aroma com fins reprodutivos. Desta forma, quando as fêmeas se encontram no cio não é de estranhar que persigam os machos com o rabo totalmente erguido e realizando efusivos movimentos de um lado para outro. Se quer evitar uma possível gravidez, tenha em mente que as esterilização é a melhor solução.

Quando se sente tranquilo e está relaxado

Quando um cachorro se encontra tranquilo, relaxado e à vontade, tende a deixar o seu rabo para baixo mas longe das patas. É possível que acrescente algum outro movimento lento de um lado para o outro, mas nunca com rapidez nem efusividade. Desta forma, vemos que quando os cães mantêm o rabo para baixo não indicam necessariamente medo nem representa uma resposta a um estímulo negativo. Se quer conhecer as raças de cachorro mais calmas, não perca este artigo!

Porque os cachorros abanam o rabo - Quando se sente tranquilo e está relaxado

Está triste e tem medo

Se o cão tem o rabo entre as patas e as orelhas para trás, está nos mostrando que sente medo, está triste ou assustado. Em especial quando se produz este último estado, o cão apresenta, também, o pelo eriçado e treme. Para estes casos, será fundamental prestar atenção às possíveis causas que podem estar gerando tristeza ou medo no nosso companheiro. Para mais informação, consulte o nosso artigo em que lhe explicamos o que fazer quando o seu cachorro está triste.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os cachorros abanam o rabo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Porque os cachorros abanam o rabo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Porque os cachorros abanam o rabo
1 de 4
Porque os cachorros abanam o rabo

Voltar ao topo da página