Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!

Chega a hora de se deitar e quando você se enfia na cama tem companhia: o seu gato. Não sabe porquê, mas todas ou quase todas as noites o seu gato deita-se com você. A verdade é que é bastante relaxante e agradável dormir com a companhia de um gatinho e por isso não os tiramos da cama, mas, porque vêm eles dormir conosco? Se quer saber os 5 motivos pelos quais o seu gato dorme com você, não perca este artigo do PeritoAnimal.

Comodidade, companhia, calor... São vários os motivos pelos quais o seu gato dorme com você e aqui tem a explicação completa.

1. Pela temperatura

Os gatos adoram o calor. Se reparar estão sempre procurando os lugares da casa mais quentinhos para se esconderem e passar um tempo tranquilos. Perto do aquecedor, entres as almofadas ou em qualquer canto onde bata o sol. Assim sendo não é de estranhar que o seu gato procure você na hora de dormir, quer que lhe dê calor para estar mais confortável ainda.

2. O conforto

Embora sejam brincalhões e, por vezes muito ativos, a verdade é que os gatos são preguiçosos e podem dormir até 15 horas por dia. Embora possam deitar-se nos lugares mais inesperados, evidentemente estão mais confortáveis dormindo em uma cama fofinha, por isso um dos motivos pelos quais o seu gato dorme com você é simplesmente pelo conforto.

3. Você transmite segurança

Embora pareçam relaxados, os gatos estão constantemente em estado de alerta, por isso saltam ao mínimo gesto que você faça perto deles. A relação com o seu gato é muito importante, provavelmente considera você mais um da família, por isso gosta de dormir com você e sente-se mais seguro e relaxado quando dorme aos seus pés na sua cama. Se baixa e guarda e descansa ao seu lado é porque se sente muito seguro perto de você.

4. A territorialidade

Pode ser que um dos motivos pelos quais os seu gato se deite com você seja porque considera que a cama é sua e é ele quem o deixa dormir ai. A parte positiva disto é que o seu gato gosta o suficiente de você e confia em você para o deixar dormir ao seu lado.

5. Gosta de você

Sim, os gatos podem parecer muito ariscos e independentes, mas isso é apenas uma fachada. A verdade é que o gato também gosta de companhia, sobretudo, se você passa muito tempo fora de casa terá muitas saudades suas.

Os gatos costumam deitar-se juntos quando estão em ninhadas para partilharem calor e companhia, assim sendo, se ele se esfrega, lhe dá pequenas cabeçadas, lhe lambe e se deita com você é porque o considera como outro gato. Parabéns! Isso significa que tem uma relação perfeita com o seu companheiro felino.

É bom dormir com um gato?

Dormir com um gato tem vantagens e inconvenientes, como tudo. Se o gato passa longos períodos na rua ou você é alérgico não é recomendável que durma na sua cama.

No entanto, se não sai de casa e está vacinado e desparasitado não existe nenhum problema, na verdade pode ajudar a fortalecer o vosso vínculo e você dormirá mais facilmente, mais relaxado e mais feliz. Lembre-se que escovar o pelo do seu gato com regularidade fará com que o descanso na cama seja mais higiênico e não solte tantos pelos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o seu gato dorme com você - 5 motivos!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.