Problemas de comportamento

Por que o meu gato foge de mim?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 18 setembro 2023
Por que o meu gato foge de mim?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A pergunta "por que o meu gato foge de mim?" deve ser uma das perguntas mais frequentes entre os tutores que têm um gato pela primeira vez. A tendência de ver o animal como um cachorro pequeno, ou alguns erros de novatos que costumamos cometer, mesmo quando já somos veteranos, podem fazer com que o nosso pet nos rejeite cada vez que tentarmos mostrar o nosso afeto com carinhos.

Este artigo do PeritoAnimal tentará explicar algo mais sobre o peculiar caráter dos gatos e as consequências que este pode ter na interação entre humanos e felinos.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato urina em mim?

Índice

  1. Não são cachorros pequenos
  2. O momento errado
  3. Zonas proibidas e permitidas
  4. Um caráter marcado
  5. A dor

Não são cachorros pequenos

Sabemos que são carnívoros, que são o segundo animal de companhia mais frequente nas nossas casas, que nos recebem ao chegar a casa fazendo-nos sentir especiais e que, cada um à sua maneira, desfrutam da nossa companhia. Mas os gatos não são cachorros pequenos de tamanho reduzido, uma questão óbvia que muitas vezes nos esquecemos. Do mesmo modo que insistimos com as crianças para que não incomodem os animais, manipulando-os sem advertência ou de uma forma insistente, devemos compreender que ter um gato é como ter um chefe exigente: ele decidirá praticamente tudo o que diga respeito à interação entre ele e o seu humano.

Para os gatos, a nossa casa é a casa deles, e são eles que permitem a convivência com eles. Marcam as pessoas como o território deles diariamente, se roçando nas nossas pernas, o que nós entendemos como um sinal de carinho, e no mundo deles é mesmo... mas um carinho em particular que deixa bem claro quem manda. Por ele, e no que a carinhos se refere, devemos entender que será o gato quem decide como e quando se deixará acarinhar e/ou manipular, mostrando o seu desacordo ou conformidade com múltiplos sinais de linguagem corporal felina (posição das orelhas, movimentos do rabo, pupilas, sons...) que nos indicam quando terminar ou continuar a sessão.

Mas o meu gato é como de pelúcia...

Com certeza, mas isso não significa que existam muitos gatos que sejam autênticos sacos de mimo peludos que se comportem como o mais calmo dos cachorros. O caráter varia muito segundo o tipo de gato predominante e existem já muitos estudos que diferenciam o gato europeu do gato americano neste sentido.

Anos de seleção conseguiram felinos de companhia de menor tamanho e de carácter mais parecido com o de um cachorro em alguns lugares do mundo. Contudo, o chamado gato romano (o mais comum na Europa), não é assim tão diferente dos que saltavam nos celeiros há algum séculos, e a sua personalidade não é semelhante à dos gentis e enormes gatos norte-americanos.

Por que o meu gato foge de mim? - Não são cachorros pequenos

O momento errado

Temos uma grande tendência para tentar tranquilizar o nosso gato com carinhos quando o vemos numa situação estressante, mas isto pode provocar ainda mais ansiedade, fazer com que nos evite e, por isso, fazemos com que o nosso gato fuja de nós.

Todos temos presente a imagem do nosso gato olhando pela janela, mastigando o ar enquanto olha fixamente para uma pomba. Nesse instante, é possível ver a cauda dele se movendo ansiosamente. A nossa tentativa de fazer um carinho pode, possivelmente, acabar numa mordida, já que nessa situação transitória (ou em outras similares), o pobre gatinho se encontra um pouco frustrado para além de concentrado e a última coisa que precisa é de uma mão que se apoie nas suas costas ou cabeça.

As novidades são difíceis de assimilar por parte dos gatos, assim que perante visitas, alterações na decoração, ou mudanças, é normal que nos evitem quando nos empenhamos em acarícia-los para acalmar, sem dar previamente espaço e tempo para se habituarem.

Se acaba de passar por uma situação muito traumática (uma visita ao veterinário, por exemplo), é lógico que demore umas horas a perdoar esta nossa traição, nos evite ou nos ignore, do mesmo modo que, quando temos de lhe dar uma medicação vários dias, vai acabar por mudar de habitação sempre que nos vir entrar.

Zonas proibidas e permitidas

Os gatos se mostram muito receptivos aos carinhos em certas zonas e bastante relutantes em outras partes do corpo. As zonas mais aceites são:

  • O pescoço.
  • Atrás das orelhas.
  • Mandíbula e parte da nuca.
  • Parte posterior do lombo, exatamente onde começa a cauda.

Regra geral, os gatos odeiam que lhes façamos carinho na barriga, é uma postura indefesa, que não lhes dá muita tranquilidade. Assim, se o tenta fazer e se pergunta porque é que o seu gato não o deixa, aqui tem a resposta.

As laterais são zonas delicadas também e que não é hábito os gatos gostarem de carinho nessas zonas. Assim, para que o nosso felino nos deixe partilhar o seu espaço, devemos começar calmamente a identificar as zonas que o incomodam durante o toque.

Com certeza existem tutores sortudos com gatos que os deixam fazer carinho à vontade sem que deixem de ronronar por um só minuto e todos temos muita inveja deles! Mas quase todos nós, comuns mortais, tivemos ou temos um gato "normal", que nos deixou vários recados em forma de mordida no dia ou na semana em que não estava com disposição para carinhos.

Por que o meu gato foge de mim? - Zonas proibidas e permitidas

Um caráter marcado

Tal como cada cachorro, cada humano ou cada animal em geral, cada gato tem um caráter próprio, definido pela genética e o ambiente em que ele foi criado (filho de uma mãe medrosa, a convivência com outros gatos e pessoas no seu período de socialização, situações estressantes na sua etapa crítica de desenvolvimento...)

Assim, encontraremos gatos muito sociáveis e sempre dispostos a interagir com carinhos e outros que simplesmente nos farão companhia a um par de metros de distancia, mas sem nos dar grande confiança. Costumamos associar estes casos a um passado incerto e traumático, no caso dos gatos vira-lata, mas este tipo de personalidade tímida e matreira pode ser encontrada em gatos que tenham partilhado a sua vida com humanos desde o primeiro minuto de vida e que têm irmãos da mesma ninhada relativamente sociáveis.

As nossas tentativas para acostumar o gato à manipulação podem agravar a sua desconfiança, funcionando exatamente ao contrário do que desejamos, sendo que no final nosso gato acabará por sair debaixo da cama para comer, usar a caixa de areia e pouco mais.

Como se pode modificar o caráter de um gato?

Existem alterações comportamentais que se podem solucionar com a ajuda de etólogos e ou medicação, mas se o nosso gato é esquivo e tímido, não podemos mudar ele, podemos simplesmente ajudar fomentando os momentos em que se aproxime de nós e nos adaptando a eles. Ou seja, em vez de tentar mudar o nosso gato, podemos ajudar a que ele se adapte, e se isso falhar, nos adaptamos nós à situação.

Por exemplo, muitos gatos adoram ir para o colo do seu dono quando ele está em frente ao televisor, mas se levantam de imediato se ele lhe começar a fazer carinho. Logicamente, o que se deve fazer nestes casos é desfrutar dessa interação passiva, igualmente reconfortante, e não insistir no que ele não gosta, mesmo que nunca cheguemos a descobrir o motivo.

E as hormonas...

Se a nossa gata não está castrada, e chega o momento do cio, pode passar de tudo: desde gatas ariscas que se tornam super mansinhas, até gatas muito sociáveis que começam a atacar todo o ser humano que se mova. E de carinhos, nem falar!

Os gatos machos podem fugir nos nossos carinhos quando não estão castrados e chega a época do cio porque costumam estar mais ocupados a marcar território, afugentar a concorrência, escapar pela janela (com trágicos resultados muitas vezes) e seguir os seus instintos, do que a socializar com pessoas.

A dor

Caso o seu gato sempre se tenha deixado acarinhar sem problema algum, com os seus dias melhores e piores, mas agora foge dos carinhos ou é violento quando você tenta tocar (ou seja, observamos uma mudança de caráter evidente), pode ser um sinal clínico claro de dor e, por isso, a resposta à pergunta "porque o meu gato foge de mim" se encontra entre as seguintes causas:

  • Artrose
  • Dor em alguma parte do corpo
  • Queimaduras locais que podem surgir devido à aplicação de algum fármaco
  • Feridas que se escondem sob da pelagem...etc.

Neste caso será necessária uma visita ao veterinário, quem descartará causas físicas e procurará, uma vez eliminadas estas possibilidades, as causas psíquicas, com a ajuda da informação que você providenciar. Recomendamos que leia o artigo do PeritoAnimal sobre os 10 sinais de dor em gatos para complementar esta informação.

A demência nos gatos não está tão bem documentada como nos cachorros, mas também é possível que, com os anos, os gatos mudem de costumes tal como os cachorros. Embora nos continuem a reconhecer, o passar dos anos podem torná-los um pouco mais especiais e ele decidir acabar com os carinhos, ou opte por evitar, sem nenhuma evidência de dor física ou sofrimento psíquico... simplesmente porque se tornou mais resmungão, como alguns humanos. Contudo, é necessário comprovar que a origem dessem comportamento não é uma doença física ou mental.

Por que o meu gato foge de mim? - A dor

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato foge de mim?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Cristiano
Por essas e outras que o cachorro será sempre o melhor amigo .. em casa tem uma gata, peguei ela abandonada na floresta, quando filhote a 3 anos, chego em casa e ela corre e eu sempre a deixei no espaço dela sem a perturbar... em compensação, peguei um cachorro abandonado quase morto, hoje ele está ótimo, chega e vem todo me agradando e pedindo que eu sente para deitar em meu colo , é nítido o agradecimento e companheirismo.... já procurei toda forma de contato com a gatinha, mas agora o máximo é alimento e água.. ela escolheu como quer viver realmente...
Fernando
Falou tudo, meu amigo...
A sua avaliação:
Débora
Tenho uma gata que foi castrada recentemente, tive que dar remédios pra ela durante 10 dias devido ao procedimento, agora ela simplesmente foge de mim. Não sei o que fazer, ela sempre foi mais apegada a mim, agora ela foge. Isso vai passar ? Ela vai voltar ao normal comigo ?
A sua avaliação:
Izabelle
Bom dia,meu gato sempre foi tranquilo ,durante a noite ele sempre saiu e de dia ele ficava em casa tranquilo,porém de uma dias pra cá ele não vem em casa nem para comer está sujo e agitado o tempo todo miando,minha casa e sobrado então consigo acompanhar ele nos telhados,sei que está sempre por perto ,mas ele não vem comer e quando vem fica miando desesperado e não deixa ninguém chegar perto ,estou preocupada. Será o caso de levar no veterinário?
A sua avaliação:
Monica
Olá!
Tenho uma gatinho que criei desde os 17 dias, agora ele está com 1 ano e 1 mês. A questão é que ele não é castrado e andava miando muito durante o dia e à noite. Descobrimos quando mandei castrar que ele só tinha uma saquinho o outro esta interno, mas o veterinário disse que ele estava bem. Acontece que não tenho como fazer os exames agora pq onde moro não tem o atendimento e a cidade mais próxima fica a 45 km, e tudo está parado por conta vírus. No dia 08/06 coloquei ele numa caixinha e fui ao veterinário para vacina, no meio do caminho ele fugiu e não achamos mais. Hoje dia 25/06 achamos ele, só que quando chamamos ele se escondeu na garagem de uma casa, ficou olhando mas não veio. Gostaria de entender esse comportamento todo, pois estamos muito tristes com a rejeição e não sabemos o que fazer. Me ajudem por favor!
Sandra
Vai ter que conquista lo aos poucos. Dando comida e petiscos. Não sou veterinária, mas sempre tive muitos gatos. Os gatos se assustam facilmente com mudanças na rotina.
A sua avaliação:
bernadete
minha gata sempre ficou comigo na loja durante o dia e a noite ia pra casa comigo. ela da uma voltinha e volta sempre passava o dia assim. Ha dois dias ela sumiu mas esta vivendo numa garagem do vizinho onde tem outros gatos e vem comer depois que fecho a loja a comida que coloco pros gatinhos de rua ela me vê e foge nao consigo entender ficou na loja por dois anos e agora foi embora? sera que ela volta?
Marta
Ola tudo bem o meu gato está desaparecido já faz um mês e meio estou sofrendo muito Será que ele volta para casa sempre ele sai e volta mas agora não voltou ainda estou desesperada pois amo demais meus animaizinhos de estimação
A sua avaliação:
Silvana
Olá, Boa tarde! Adorei o artigo.
Bom eu tenho um gato de 6 meses chamado Kiko, eu o peguei com 1 mês e ele é um gato bem diferente, ele de uns meses pra cá toda vez que ele vê eu ou meu marido ele corre e se esconde, depois ele vem se aproximando para vê se estamos mexendo com comida, ele não gosta de carinho (aproveitamos para fazer carinho quando ele está sonolento), ele não roça, nunca fez isso e quando damos um pedacinho e carne ele morde a carne e rosna para gente, já pensei em doar ele mas amo muito, pois vi ele crescer, se tiver um artigo com esses sintomas do Kiko para eu entender e lidar com ele me mande por favor. Obrigada!
Mara
Tenho o mesmo "problema" com o meu Niko, e ele está com a msm idade, acabei de castra-lo e estou tendo que medica-lo e isso tá fazendo com que ele desconfie mais ainda de mim. O seu já "melhorou"? Eu acho bem estranho o fato dele não se esfregar e não gostar de deitar no colo.
A sua avaliação:
Gabriel
Olá!

Adotei um gato a uns três meses, estávamos indo muito bem, ele estava até ficando na cama comigo... agora parece que ele perdeu a confiança em mim...

Me deixa fazer carinho, ele adora, mas quando estou na sala ele fica miando sem para no quarto aí quando eu vou para o quarto ele foge para sala e fica miando na sala...

SOCORRO OQ EU FAÇO...

Vou me mudar para uma casa nova e compartilhada, se ele ficar assim as pessoas irão nos despejar...

Moro em Londres e aqui é quase impossível achar lugar que aceite pet, esta foi s única casa que aceitavam ele, estou morrendo de medo de nos despejarem...

Será que ele realmente não gosta ou não confia em mim?
Por favor, me ajudem!!!
Franciele Rodrigues
Gostaria de tirar uma dúvida.
Tenho três gatos, dois machos e uma fêmea castrada.
Os machos ainda não foram castrados, porém o mais velho não se interessa pela gata. Ele é muito tranquilo, a relação deles é muito confortável.
Diferente do mais novo que não deixa ela em paz. (Cio) Mudamos a pouco tempo de residência e ela não para de fugir de casa para o telhado do vizinho, fica dentro do forro escondida, mas fica chorando e miando direto como se quisesse voltar pra casa mas não pode. Tenho pensado que ela foge porque o irmão não deixa ela em paz um minuto. Será que pode ser isso? Estou tentando providenciar com dono do apartamento as telas urgente, e até inprovissei uma na sala, mas o mínimo descuido e ela sai e não quer voltar.
A sua avaliação:
guilherme
ola. hoje eu sem querer bati no meu gato agora esta fugindo de mim. Porem quando esta na janela ele deixa eu fazer carinho nele mas quando esta no chao ele foge de mim , dei ate o brinquedo dela mas ela nao fica mais minha amiga. OQUE EU FAÇO
Fernando
Aconteceu o mesmo comigo...
A sua avaliação:
Wallison
Ola eu sou Wallison,eu tenho uma gata de tres cores que se chama Safira, ela sempre foi mansinha,e muito,ja q ate a barriga ela nunca importou de eu acarinhar. E ela é castrada a mais de 1 ano mais de uns dias pra ca ela esta fugindo de mim. Se ela esta na cama e vou ate ela carinhar ela ate deixa mais costuma levantar e sair mais se ela simplesmente me ver ela foge e não deixa eu carinhar ela de jeito nenhum mais meu pai ela ainda deixa. Oq devo fazer? Eu amo a Safira e não quero q ela deixe de gostar de mim :(
Luísa Savala
Oi Wallison! O mais indicado é você buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ana Pereira
Eu tenho 7 gatos, todos mimados, mas tenho uma gatinha que foge de nos, sempre desconfiada de tudo e todos... Quando consigo apanha-la até que é meiguinha. Gostava que ela fosse como os outros. Alguma dica, de como acalmar a gata de modo a que ela perceba que ninguém lhe vai fazer mal?
Obrigada
Luísa Savala
Oi Ana! Veja as dicas dos nossos artigos sobre acalmar um gato nervoso e como ganhar a confiança de um gato pois podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/acalmar-um-gato-nervoso-21507.html
https://www.peritoanimal.com.br/como-ganhar-a-confianca-de-um-gato-22810.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Evaldo Nunes Spínola
O meu gato foi castrado a mais de um ano e ele ficou super dócil e caseiro, porém, de uns 3 meses para cá, ele tem fugido de casa, principalmente, à noite. O cio dos gatos se afloram mesmo depois de eles serem castrados ou isto é normal ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Evaldo! O seu gato pode estar fugindo simplesmente por gostar de dar voltas de noite. É um comportamento muito normal nos gatos que são seres naturalmente notívagos e muito territoriais. De qualquer forma, o facto de estar castrado diminui a probabilidade de se meter em brigas com outros gatos por questões reprodutivas. Leia este artigo sobre as vantagens e desvantagens de deixar ele sair: https://www.peritoanimal.com.br/e-ruim-nao-deixar-sair-o-seu-gato-para-a-rua-21239.html
1 de 4
Por que o meu gato foge de mim?