Partilhar

Porque o cachorro bebe muita água?

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 18 julho 2017
Porque o cachorro bebe muita água?

Ver fichas de  Cachorros

Para além de vigiar que o seu cachorro come adequadamente, você deve prestar atenção à quantidade de água que ele ingere. Ele deve ter sempre disponível água fresca e limpa e você deve certificar que ele bebe a quantidade necessária.

A água é o nutriente essencial mais importante para a sobrevivência de todos os organismos. Cerca de 70% do peso corporal do cachorro é composto por água. Através deste artigo do PeritoAnimal, você vai ficar percebendo se o seu cachorro está bebendo a quantidade de água necessária de água. Porque o cachorro bebe muita água? Continue lendo para descobrir.

Também lhe pode interessar: Meu gato bebe muita água, é normal?

As funções da água para o cachorro:

Antes de você entrar em pânico e começar a pensar que está perante um sinal clínico de doença, é importante conhecer as funções da água, para que você consiga associar e detectar as possíveis patologias associadas ao desiquilíbrio dela.

Algumas das funções da água são:

  • O transporte de nutrientes e outros produtos para filtrar.
  • A participação em reações metabólicas celulares.
  • Fazer parte da estrutura de órgãos e tecidos.
  • A proteção e amortecimento dos órgãos.
  • A termorregulação.

A origem da água corporal provém do consumo da mesma, da ingestão de alimentos e das reações metabólicas que ocorrem no organismo. Por sua vez, as perdas de água ocorrem através da urina, das fezes, dos pulmões e da pele. No caso dos cachorros, a eliminação da água através da pele é mínima já que os cachorros apenas suam pela língua e pelas almofadinhas, onde possuam as glândulas sudoríparas.

Porque o cachorro bebe muita água? - As funções da água para o cachorro:

Porque o meu cão bebe muita água? É normal?

Existem alguns aspectos a ter em conta relacionados com o consumo de água, que nem sempre são sinais indicativos de doença:

  • Os cachorros mais jovens consomem mais água do que os mais velhos.
  • Quanto mais o cachorro pesar, mais água ele vai beber.
  • As cachorras grávidas ou lactantes têm uma maior necessidade de ingestão de água do que as cadelas em outros estados fisiológicos.
  • Os cachorros que praticam mais exercício físico precisam beber mais água do que os cachorros mais sedentários.
  • Os componentes da ração diária de alimento que consome o cachorro, determinam a ingestão de água. Quanto mais matéria seca contém o alimento, mais fibra e mais sódio o mesmo contém, sendo que o cachorro vai consumir proporcionalmente mais água.
  • A temperatura e a umidade caraterísticas do local onde vivemos vai influenciar a ingestão de água. Assim, em lugares com uma baixa umidade e mais quentes, os cachorros vão beber mais água.
  • As próprias caraterísticas da água (temperatura, sabor, cheiro, limpeza) que os cachorros têm à disposição, influenciam a ingestão.

Para além disso, é muito importante ressaltar que determinados tratamentos farmacológicos como os corticoides ou os diuréticos também provocam uma maior ingestão de água.

Quantidade de água que um cachorro deve beber por dia

Que quantidade de água um cachorro deve beber por dia? Se o cachorro não tem nenhum problema, vai existir um equilíbrio entre os ganhos e as perdas de água e vai precisar de cerca de 70 ml de água por kg de peso por dia.

Se existir alguma patologia que provoque um aumento das perdas de água, consequentemente existirá uma maior necessidade de ingestão de água. Esta patologia se denomina de polidipsia. A polidipsia costuma estar acompanhada por poliúria (o cachorro urina mais) e pode estar acompanhada e outros sinais clínicos.

A ingestão de água é regulada pela hormona antidiurética que é libertada pela hipófise e se dirige para os rins, que atuam concentrando a urina. Este eixo pode funcionar mal em qualquer um dos pontos devido a doenças como:

  • Diabetes mellitus
  • Intoxicações
  • Infecções como piometra
  • Hiperadrenocorticismo
  • Falha renal
  • Hipercalcemia
  • Alteração hepática
Porque o cachorro bebe muita água? - Quantidade de água que um cachorro deve beber por dia

Cachorro bebe muita água e urina muito

Se você acha que o seu cachorro bebe demasiada água e para além disso está vomitando, está triste, come pouco e urina transparente, deve visitar rapidamente o seu veterinário de confiança.

O especialista poderá avaliar, mediante diferentes provas de diagnóstico qual é a causa que está fazendo com que o cachorro ingira mais água e definir um tratamento adequado. Não tente aplicar no cachorro um tratamento por conta própria ou medicar o cachorro sem a supervisão do médico veterinário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o cachorro bebe muita água?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre Porque o cachorro bebe muita água?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Porque o cachorro bebe muita água?
1 de 3
Porque o cachorro bebe muita água?

Voltar ao topo da página