Partilhar
Partilhar em:

Porque meu cão tem a pele seca

Porque meu cão tem a pele seca

Ver fichas de  Cachorros

Por vezes os cachorros sofrem por ter a pele seca e isso pode levar a calos ou a coçar-se de forma excessiva, o que lhes provoca feridas. A rapidez do tratamento irá permitir-nos resolvê-lo de forma eficaz e evitar que piore.

É fundamental conhecer algumas raças que são mais propensas a sofrer de pele seca, como é o caso dos cães sem pelo. Lembre-se que é importante levar o seu amigo de quatro patas ao veterinário para se certificar que não se trata de uma alergia ou de outro problema de saúde.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar a resposta à pergunta de porque seu cachorro tem a pele seca, analisando algumas causas e o tratamento mais indicado para isso.

Também lhe pode interessar: Problemas de pele do Shar Pei

Umidade

Durante os dias de chuva é normal que o nosso cachorro se molhe. Também pode acontecer irmos com ele à praia ou ao rio. Como consequência disso, o seu animal pode sofrer do aparecimento de fungos ou irritação da sua pele.

Especialmente aqueles cachorros com uma pele delicado como é o caso do Shar Pei ou cachorros de pelo muito comprido, que podem ficar molhados por muito tempo. Ao chegar a casa deverá ajudá-lo a eliminar a umidade com uma toalha para evitar a posterior secura. Confira bem as zonas de difícil acesso como as almofadas das patas ou as axilas, entre outros.

Parasitas externos

As pulgas e carrapatos provocam secura na pele do seu animal. Veja bem o seu pelo para ver se pode estar sofrendo do aparecimento destes incômodos hóspedes.

Se for assim, não hesite em se informar sobre como eliminar as pulgas de forma adequada. Utilizar uma pipeta ou uma coleira será fundamental para evitar o seu reaparecimento.

Mudar de xampu

Se mudou recentemente o xampu do seu cachorro pode ser esta a causa da sua pele estar seca. Lembre-se que a pele de cada cachorro é especial e diferente da de outras raças.

Identifique como é a pele do seu cachorro para se certificar que lhe está administrando um xampu adequado. Se tiver dúvidas pode esclarecê-las com o veterinário. Para a próxima sessão de higiene do seu cão será fundamental usar um xampu dermoprotetor ou hipoalergênico que não cause incômodos na sua pele.

Colônias

Algumas colônias para cães não estão compostas apenas por produtos naturais. Isso pode ser um problema para aqueles que tiver a pele minimamente sensível.

Descubra como fazer um perfume natural para cachorros em sua casa. Mas é importante que não o aplique até que o seu pet esteja completamente recuperada da secura.

Frio

Os cachorros de pelo muito curto ou aqueles em que o seu pelo tenha sido cortado de forma excessiva, no inverno podem sofrer de secura devido ao frio. É importante que os cachorros que tremem, quando saírem à rua possam desfrutar do calor de um casaco.

Banhos excessivos

Não podemos dar banhos muito seguidos como fazemos conosco. O habitual é dar-lhes banho de forma mensal embora existam algumas raças em que o deverá fazer a cada 2 ou 3 meses.

Porquê? Os cachorros têm uma camada de proteção natural na sua pele que os isola do exterior. Ao dar-lhe banho eliminamos esta camada que se regenera de forma natural. No entanto, se abusarmos da aplicação de água e xampus podemos provocar complicações na seu pele que acabem em pele seca. Descubra alguns conselhos para o banho do seu cachorro em casa no nosso artigo.

Se o seu cachorro se sujar demasiado e de forma muito seguida pode evitar o banho escovando-o com mais regularidade e com o uso de toalhitas para bebê.

Falta de conforto

Proporcionar ao nosso cachorro uma cama confortável e limpa é essencial para evitar o aparecimento de calos nos cotovelos. Por vezes é o próprio cão que não quer deitar-se na sua cama, é normal que isto aconteça por exemplo no verão, para isso pode utilizar um lençol velho de algodão que o isole minimamente do solo e que não seja excessivamente quente.

Alergias e outras doenças

O aparecimento de alergias são normalmente causadas pela ingestão de um alimento novo, pó, objetos sintéticos ou outras causas. A secura também pode ser um sintoma de doença. Se observar vermelhidão ou ardor, leve-o ao veterinário para descartar um possível problema de pele.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu cão tem a pele seca, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Porque meu cão tem a pele seca

Muito útil

Porque meu cão tem a pele seca
1 de 9
Porque meu cão tem a pele seca