Porque meu cachorro uiva quando fica sozinho?

Porque meu cachorro uiva quando fica sozinho?

Cada vez que sai de casa é um autêntico drama. O seu cachorro uiva com uma grande intensidade e isso parte seu coração, além de não saber o que fazer para melhorar a situação. Por que meu cachorro uiva quando está sozinho? Esta é uma pergunta muito comum que se responde com duas palavras: ansiedade de separação.

A ansiedade de separação adota muitas formas, uma delas é o uivado ou choro quando fica sozinho em casa. O seu cachorro sente-se abandonado e a sua forma de o verbalizar é uivando. No entanto, se na sua presença lhe proporciona atenção, educação, rotina e o exercício necessário, perder por umas horas o seu melhor amigo humano não serão tão insuportável.

A boa notícia é que existem várias técnicas que pode experimentar para tentar reduzir ou eliminar o uivado quando fica sozinho e, fazer com que o seu cachorro fique menos apegado e mais independente. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal se o seu cachorro é um uivador profissional e encontrar descobrir as causas e soluções para este problema.

Os cães e a rotina

Para os cães as rotinas são muito importantes porque lhe dão estabilidade e segurança. Estabeleça rotinas confiáveis e firmes para a vida do seu cachorro. As horas de passeio, a dieta, as suas horas de saída e chegada, os passeios noturnos e hora de ir para a cama. Se um dia não realizar o passeio da manhã ou o da tarde, mais ou menos à mesma hora, não tem problema, no entanto tente que isto não se converta em uma constante.

O seu cachorro pode inclusive começar a uivar de repente se existir alguma mudança na sua rotina como mudanças na dieta, um novo companheiro de casa, mudanças no seu horário de trabalho que modifiquem os seus horários de passeio, entre outros. Quando isto ocorrer dê tempo ao seu cachorro para se adaptar às novas dinâmicas, isto poderia demorar algumas semanas. Alguns cães adultos recém chegados a casa podem uivar no início, quando ficam sozinhos, uma vez que se estão habituando à sua nova casa. É importante ressaltar que as mudanças são difíceis para os cães e isto causa-lhes ansiedade e desequilíbrio.

Saídas falsas

Por um lado será fundamental manter rotinas claras e delineadas, especialmente de passeio, comida e sono, no tanto pode realizar pequenas mudanças nas suas saídas pessoais. Enquanto estiver no processo de adaptação deverá realizar muitas "saídas falsas" antes de sair definitivamente. Faça este processo por etapas:

  1. Faça tudo como se fosse sair de casa, abra a porta, mas não saia.
  2. Saia pela porta e volte logo.
  3. Volte a sair, espere 5 minutos e regresse.
  4. Volte a sair, espere 10 minutos e regresse.
  5. Volte a sair, espere 20 minutos e regresse.

Deve realizar esta rotina diariamente, espaçando cada vez mais a sua saída de casa. No início pode não funcionar, mas se for persistente, a longo prazo o cachorro perceberá que sempre que você sair de casa vai voltar e, isso faz com que sofra menos.

Exercício, a chave do silêncio

No PeritoAnimal estamos sempre dizendo que o exercício é a base do dia a dia de um cachorro. Fazer exercício diariamente duas vezes por dia, pela manhã e pela tarde, vai fazer com que o seu cachorro se sinta menos aborrecido, menos estressado e mais cuidado.

Se o seu cachorro uiva demasiado, tente proporcionar-lhe uma caminhada longa e ativa todos os dias antes de sair de casa para acalmar a sua ansiedade e estar cansado no momento da sua saída. Preferirá dormir ao invés de uivar na porta desesperadamente. Lembre-se que fazer o exercício libera serotonina no cérebro do seu cachorro, isto produzirá uma sensação relaxante nele.

Recursos eletrônicos

O seu cachorro vai ter que ficar sozinho, isso é um fato. No entanto, para se sentir um pouco acompanhado e não acabar em choro quando sair pela porta fora, deixe o rádio ou a televisão ligada antes de sair de casa. Isto irá proporcionar-lhe uma certa sensação de que não se encontra totalmente sozinho. Escolha de preferência um canal em que hajam pessoas falando, não o deixe com uma música pesada como rock metal, porque isto pode alterar os seus nervos e conseguir o efeitos contrário. Também pode experimentar música relaxante para cães, mais uma forma de o ajudar a estar tranquilo.

Vários tipos de brinquedos

Uma boa forma de conseguir que o seu cachorro não esteja pendente de latir ou uivar será proporcionar-lhe vários tipos de brinquedos, incluindo os mordedores ou bolas com sino. No entanto, o mais recomendável é o kong, que ajuda a tratar a ansiedade de separação.

O ideal é que deixe um bom número de brinquedos ao seu alcance, especialmente aqueles que, como o kong, são relaxantes e expelem comida. Isto irá distraí-lo cada vez que se mova pela casa, fazendo esquecer-se de uivar.

Não faça um drama

Não faça um drama todos os dias. Se se despedir do seu cachorro como se fosse a última vez que o vai ver na vida, ele irá entendê-lo dessa forma. Os cachorros são animais sensíveis e inteligentes e captam todas essas mensagens. Quando for o momento de sair, pegue nas suas coisas e saia sem abraços longos nem beijos eternos. Faça como faz com a sua família, despeça-se normalmente e saia pela porta.

Deve fazer o mesmo quando chegar a casa. Não faça uma festa de boas vindas. Aja normalmente e o seu cachorro verá a sua chegada como algo normal, em que não tem de fazer um grande alvoroço. Crie estas dinâmicas e a sua ansiedade diminuirá porque ele verá que o fato de você sair e voltar é algo normal.

Embora seja muito difícil para você, tente ignorar qualquer busca por atenção desesperada, como os saltos e correr por todos os lados como um louco. Espere que se acalme (5 minutos) e recompense-o com amor e afeto com uma energia tranquila e assertiva. Aproveite para desviar o estado de ansiedade com um curto passeio para fazer todas as necessidades.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro uiva quando fica sozinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.