Porque gatos trazem animais mortos?

Porque gatos trazem animais mortos?

No momento em que um gato traz um animal morto para a nossa casa, tudo muda. Começamos a olhar para o nosso felino de forma diferente. Deixa-nos assustados. Provavelmente, se isso aconteceu com você, ficará perplexo e se perguntará o motivo por trás desse fato.

Embora pareça um pouco assustador, a verdade é que o seu gato se sente muito bem e feliz em trazer-lhe um animal morto. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra porque gatos trazem animais mortos.

Um predador doméstico

Cerca de 4000 anos atrás, começaram a domesticar os gatos, no entanto, e hoje em dia, podemos observar que o felino não é um animal particularmente dócil e submisso. Pelo menos, não aconteceu da mesma forma que com outros animais.

Os instintos do gato começam a se desenvolver antes que o filhote abra os olhos. Estimulado por diferentes sons, o gatinho responde e interage para alcançar a sobrevivência.

Não é de surpreender que o gato tenha um instinto especial de caça. A sua destreza e predisposição genética fazem dele um caçador habilidoso que rapidamente descobre como capturar brinquedos, bolas de lã ou pequenos animais, como passarinhos. No entanto, nem todos os gatos matam as suas presas. Por quê?

Como aprendem a matar? Eles precisam fazer isso?

Uma rotina de vida relaxada, comida, água, amor... Tudo isso proporciona ao gato segurança e bem-estar que o afastam de certa forma dos seus instintos primários de sobrevivência. Então, por que os gatos trazem animais mortos? Que necessidade eles têm?

De acordo com um estudo, os gatos aprendem de outros gatos a habilidade de matar as suas presas. Geralmente, a mãe é quem ensina a matar as presas, garantindo assim a sua sobrevivência, mas, também pode ser ensinado por outro gato de sua relação.

Seja como for, o gato domesticado não precisa caçar a comida, por isso, geralmente observamos dois tipos de comportamento: eles brincam com as suas presas ou nos presenteiam.

Presente de gato

Como mencionamos anteriormente, o gato pode brincar com a sua presa ou nos entregar. Brincar com o animal morto tem um significado claro, o gato não precisa se alimentar, então, ele desfrutará do seu troféu de outra maneira.

O segundo caso não é tão claro, muitas pessoas sustentam a teoria de que o animal morto é um presente que representa afeição e admiração. Entretanto, existe um segundo raciocínio que indica que o gato está nos ajudando a sobreviver porque ele sabe que não somos bons caçadores e, por isso, muitas vezes recebemos presente de gato.

Esta segunda explicação acrescenta que, dentro de uma colônia, os gatos ensinam uns aos outros por costume social. Além disso, sugere que as fêmeas castradas podem ter maior predisposição para "ensinar" a matar, já que é algo inato em sua natureza e que só podem transmitir com quem convivem.

Como evitar que o gato nos leve animais mortos

Por mais desagradável que seja, esse tipo de conduta não deve ser reprimida. Para o gato é um comportamento natural e positivo. Nos mostra que somos parte da sua família e, por essa razão, uma má resposta pode gerar desconforto e desconfiança em nosso animal de estimação.

No entanto, podemos fazer algumas melhorias nos detalhes da sua rotina para evitar que isso aconteça, ou pelo menos da forma atual. Aqui estão os conselhos do Perito Animal:

  • Uma vida caseira: evitar que o seu gato saia ao exterior será uma boa medida de prevenir que nos presenteie animais mortos. Lembre-se que manter o felino longe da vegetação rasteira e da sujeira das ruas impedirá que ele sofra uma infestação por parasitas, algo muito benéfico tanto para ele como para você. Adaptar-se a uma vida familiar será fácil se o seu amigo peludo tiver tudo o que precisa à sua disposição.
  • Brinque com o seu gato: muitas pessoas desconhecem a variedade de brinquedos para gatos que existem no mercado. Temos infinitas possibilidades que devemos experimentar com ele.

Lembre-se que os gatos podem passar sozinhos algum tempo, no entanto, a principal coisa que realmente os motiva é a sua presença. Arranje um espanador com corda que você pode mover e incentivar o seu gato a se movimentar para caçá-lo. Garantimos que a brincadeira vai durar muito mais tempo.

Você tem um truque para evitar isso? Uma experiência que você deseja compartilhar? Não hesite em comentar no final deste artigo para que o Perito Animal e outros usuários possam ajudá-lo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque gatos trazem animais mortos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.