Por que os gatos têm medo de pepino?

Por que os gatos têm medo de pepino?

Com certeza você já viu um vídeo que anda circulando pela internet no qual se vêm vários gatos a ficarem assustados com pepinos. Este famoso vídeo que se tornou viral não nos deveria causar tantas gargalhadas, porque lembre-se que os gatos se assustam com facilidade e embora possa parecer engraçado, para eles não é.

No PeritoAnimal vamos explicar-lhe este fenômeno. Descubra o que acontece com os pepinos e os gatos, porque dão tantos saltos e como é que uma verdura tão inofensiva pode provocar esta reação nos nossos animais de estimação.

A curiosidade matou o gato

Se tem um gato como animal de estimação saberá muito bem quão curiosos são e que, precisamente esta curiosidade inata é o que os faz meterem-se às vezes em problemas. Não se esqueça que estas pequenas feras têm um instinto predador, fazem as coisas às escondidas e gostam de investigar tudo.

Estudando um pouco a linguagem corporal dos gatos pode saber se o seu amigo está aborrecido, feliz, se está investigando algo, atento ao que está acontecendo ao seu redor ou se algo o surpreendeu porque não estava à espera. Os gatos gostam de ter o seu meio controlado e qualquer coisa (objeto, som, cheio, etc) que seja desconhecido pode representar um perigo iminente.

Nos vídeos que se tornaram tão populares, um objeto desconhecido aparece do nada mesmo atrás do gato e, sem dúvida que, estes representam uma ameaça para o felino que não o esperava, provocando uma ação evasiva imediata.

O pepino do terror

A verdade é que os gatos não têm medo dos pepinos. Os pepinos são uma verdura inofensiva que nada tem a ver com a reação de fuga imediata dos gatos.

Devido à agitação que se causou pelo vídeo viral de gatos vs. pepinos, apareceram alguns especialistas tentando arranjar uma luz a este respeito. O biólogo Jerry Coine, fala sobre a sua teoria de "medo do predador", onde explica que a reação dos felinos perante os pepinos está diretamente relacionada com o medo que lhes pode gerar enfrentar predadores naturais como as serpentes.

Por outro lado, o especialista em comportamento animal, Roger Mugford tem uma explicação mais simples para o fenômeno, afirmando que a raiz deste comportamento tem a ver com o "medo do desconhecido" ao invés do medo que os gatos têm dos pepinos.

Com certeza que, o seu gato ficará igualmente surpreendido se encontrar uma banana, um abacaxi, um urso de pelúcia, sempre e quando se trate de algo que nunca viu e que tenha invadido o seu espaço sem que ele desse conta.

Confira as frutas que gatos podem comer nesse artigo do PeritoAnimal.

Não assuste o seu gato, isso não é bom!

Os gatos são animais solitários e muito cautelosos, uma vez que já passam há algum tempo tentando entender o comportamento estranho dos humanos com quem compartilham o seu território. Lembre-se que nós seres humanos somos um dos animais mais sociáveis da natureza, ao contrário do seu gato, que de certeza isto não lhe parece ser muito normal.

Por muito engraçado que possa parecer, assustar o seu gato não é algo positivo para ninguém. O seu animal de estimação deixará de se sentir seguro em casa e se, além disso, o assustar enquanto come, pode colocar em risco a sua saúde. A zona da comida é uma das zonas mais sagradas para os gatos, nelas sentem-se tranquilos e relaxados.

As reações que se observam nos vídeos não deixam ver que estes gatos estão sob muito estresse, algo que não é bom para nenhum ser vivo e muito menos para os felinos que são por natureza desconfiados e assustadiços.

Existem muitas formas de se divertir com um animal de estimação, existem muitos brinquedos para gatos com os quais pode passar momentos de entretenimento com o seu pequeno amigo, por isso pense muito bem nas consequências antes de tentar se divertir à custa do sofrimento do animal que tanto gosta.

Poderá também lhe interessar: Os gatos sabem quando temos medo?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos têm medo de pepino?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.