Por que os gatos se lambem

Por que os gatos se lambem

O seu gato passa horas e horas lambendo-se a si próprio? Começou a lambê-lo a si como se o quisesse lavar? No PeritoAnimal queremos ajudá-lo a descobrir os motivos que levam os felinos a lamber constantemente e esclarecer todas as suas dúvidas a este respeito.

Os gatos são animais que precisam de se limpar para eliminar a possível sujidade acumulada no seu pelo, parasitas ou pelo morto. No entanto, este não é o único motivo que os leva a lamber a todo o momento. Ao contrário do que muitos pensam, os felinos são seres agradecidos com seus donos se os tratarem adequadamente e lhes proporcionarem uma vida digna. Continue lendo este artigo para descobrir todas as causas que propiciam este tipo de comportamento e poder resposta à pergunta por que os gatos lambem.

A língua do gato

Antes de falarmos nas causas que fazem os gatos se lamber constantemente a si próprios ou, inclusive, aos seus donos, é fundamental falar das caraterísticas da sua língua.

Com certeza que se sua língua entrou em contato com sua pele notou que a sensação que causa não é de suavidade, pelo contrário. Enquanto que a língua do cachorro é lisa e suave como a nossa, a do felino é áspera e rugosa, porquê? Muito simples, a parte superior da língua dos gatos está coberta por um tecido espinhoso chamado de papilas cônicas. Esse tecido, em aparência, não é nem mais que pequenas espinhas formadas por queratina, a mesma substância que compõe as nossas unhas, colocadas por filas na mesma direção.

Estas pequenas espinhas permite-lhes beber água com mais facilidade e, sobretudo, assear-se e eliminar a sujidade acumulada entre o seu pelo. No entanto, ao atuar como pente, isto faz com que o animal engula uma grande quantidade de pelo morto e, por conseguinte, apareçam as temidas bolas de pelo.

Agora que sabemos como é a língua do gato, por que lambem tanto?

Por higiene

Como todos sabemos, os gatos são animais excessivamente limpos por natureza. Por isso mesmo e, a não ser que o seu pelo se tenha sujado demasiado, é que eles precisam que nós lhe demos banho. Assim, se vir que o seu gato lambe constantemente as patas, o lombo, a cauda ou a barriga, não se preocupe, ele está simplesmente cuidando da sua higiene eliminando o pelo morto, os possíveis parasitas e a sujidade acumulada.

Prestar atenção ao comportamento do gato é fundamental para se aperceber das possíveis anomalias que possam surgir nele. Por isso, é muito importante observar com que frequência se lambe e qual a intensidade. Os animais, tal como nós, são seres de rotinas que também costumam realizar as suas tarefas sempre da mesma forma. Se vir que o seu gato deixa de se lamber a si mesmo e esse descuido da sua higiene diária vem acompanhado de apatia em geral ou tristeza,, não hesite em ir o quanto antes ao veterinário para ser examinado, pois pode estar desenvolvendo alguma condição.

Como demonstração de carinho

Como referimos antes, os gatos são animais que precisam de se manterem sempre limpos, no entanto e embora sejam consideravelmente flexíveis, não têm a capacidade de alcançar todas e cada uma das partes do seu corpo. Ao nascerem, é a mãe a responsável por os manter limpos lambendo-os constantemente. A partir das três semanas de vida, os gatos começam a se limpar sozinhos e a lamberem-se entre eles, tanto para lavar aquelas zonas inalcançáveis, como as orelhas e o pescoço, como para reforçar o vínculo entre os membros do grupo de gatos.

Neste ponto, os gatos além de assearem os seus irmãos, também irão lamber a mãe para lhe demonstrar o seu afeto. Desta forma, se o seu felino convive apenas consigo, sem a presença de outro gato, e se lambe, não estranhe pois é um bom sinal. O fato do seu gato lhe lamber as mãos, os braços ou inclusive, o rosto, quer dizer que considera você como parte do seu grupo, e quer demonstrar o quanto gosta de você.

Sim, apesar da fama que têm, os gatos também podem ser carinhosos. De fato, são muitas as demonstrações de afeto que podem mostrar aos seus donos se estes o tratarem adequadamente, proporcionando-lhe os cuidados básicos que precisam, a comida adequada, brinquedos para libertar a energia acumulada, arranhadores para lixar suas unhas e uma caixa de areia para fazer suas necessidades.

O seu gato sofre de estresse?

No primeiro ponto falamos da importância de prestar atenção ao comportamento do seu gato. O desenvolvimento de uma condição de caráter grave pode provocar uma perda de ânimo que pode levar o gato a descuidar-se da sua higiene. Mas, e se acontecer o contrário? Limpar-se de forma excessiva?

Se o seu gato passou de se assear de forma normal a fazê-lo com uma intensidade maior e a todas as horas, é provável que esteja sofrendo de um quadro de estresse ou ansiedade. Tenha em conta que os felinos costumam se assear, além de por higiene, para relaxar. Lamber causa-lhes tranquilidade, calma e serenidade. Por este mesmo motivos, por vezes os gatos mamam no cobertor. Desta forma, quando se sentem estressados recorrem a lamber em busco de alívio e para voltar a encontrar essa paz que tanto precisam.

Se suspeita que o motivo da resposta à pergunta por que o seu gato se lambe é este, é imprescindível que tente encontrar o foco de estresse e, sobretudo, consulte o veterinário o quanto antes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos se lambem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.