Por que os gatos jogam as coisas no chão?

Por que os gatos jogam as coisas no chão?

Qualquer pessoa que partilha a sua vida com um gato já presenciou essa situação... Estar tranquilamente fazendo alguma coisa e de repente o seu gato jogou alguma coisa sua no chão. Mas, por que os gatos jogam as coisas no chão? É simplesmente para nos irritarem? Para chamarem a nossa atenção?

Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos os motivos desse comportamento tão normal nos felinos mas que sempre vemos como algo estranho. Continue lendo!

Não quero isso no meu caminho

Os gatos passeiam por onde querem e, se encontram alguma coisa no meio do seu caminho que impede a sua passagem, vão jogar isso no chão simplesmente para passar, isso de esquivar objetos não é com eles. Isto costuma passar especialmente se o gato tem excesso de peso, uma vez que será muito mais trabalhoso mover-se ou saltar e, logo à partida, ele nem pensa em tentar.

Que tédio, vou jogar isso fora daqui

Se o seu gato está entediado porque não libera toda a energia que tem brincando e fazendo exercício, é provável que queira destruir a sua casa. Além de arranhar e subir a todos os lados, é muito provável que decida estudar a lei da gravidade jogando para o chão tudo o que encontre que seja susceptível de ser derrubado, simplesmente para se entreter.

Estou aqui! Quero sua atenção!

Sim, é uma forma um pouco estranha de chamar a sua atenção, mas derrubar coisas é bastante normal quando o seu gato quer alguma coisa de você. Por que os gatos jogam as coisas no chão? Porque entre as muitas formas que têm de atrair a sua atenção, cada vez que derrubam alguma coisa você vai logo ver o que aconteceu, por isso talvez seja a forma mais eficaz de chamar o tutor.

Como evitar que o meu gato jogue as coisas no chão

Dependendo da causa pela qual joga as coisas no chão, pode fazer uma ou outra coisa. Se o gato derruba tudo o que se encontra à medida que vai caminhando pela sua casa, o melhor que pode fazer é remover tudo o que haja pelos lugares onde ele costuma passar. Por exemplo, se ele passa sempre por cima da mesa, deixe o caminho livre para que ele possa passar e de forma que não haja nada no meio que possa derrubar. E, claro, se o seu gato tem excesso de peso, ele deve seguir uma rotina de exercícios e mudar de dieta para que perca peso.

Se o problema é o tédio, você terá de fazer com que ele se canse e brincar com ele. Uma opção é disponibilizar mais brinquedos e até preparar um espaço de jogos próprio para que se distraia, como por exemplo um arranhador, uma vez que podem passar horas entretidos. Além disso, você pode poderá pendurar coisas para que ele se divirta mais ainda. No entanto, não se esqueça que os gatos precisam de alguém para brincar, caso não possa ser você, talvez seja o momento de adotar um melhor amigo para o seu gato.

Se o problema vem pela chamada de atenção, você precisa ter muito claro que o "NÃO" não vai servir de nada e, além disso, ele conseguirá o que quer: que você lhe dê atenção.

Se você vê que o seu gato derruba enquanto você olha fixamente esperando a sua reação, não lhe dê uma bronca e continue o que estava fazendo. O tutor deve ignorar este tipo de comportamento mas, por outro lado, deve passar mais tempo com ele quando se portar bem. Além de gerar um vínculo mais potente entre vocês, o seu gato aprenderá que quando se porta mal não consegue o que quer e, desse modo, a longo prazo deixará de fazer isso. Muito cuidado, uma vez que, ao ser ignorado, no começo ele pode ficar mais insistente. Um comportamento que acabará com o passar dos dias.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos jogam as coisas no chão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.