Por que os cachorros uivam



Ver fichas de Cachorros
O uivar dos cachorros é uma das caraterísticas mais primárias destes animais que nos lembra de forma inevitável os seus antepassados, os lobos. A maioria das vezes o uivar do nosso cachorro é inexplicável, não sabemos porque o animal reage deste modo nem o que o leva a fazer estes sons. No entanto, há algumas causas comuns para esta reação, por isso no PeritoAnimal vamos lhe explicar com detalhe por que os cachorros uivam e quando se trata de algo ao qual deve prestar atenção.
Para chamar a atenção e comunicar
Os adoráveis cachorros que conhecemos hoje em dia descendem dos lobos, o seu caráter e a sua aparência física foi se modificando com o passar dos séculos graças à domesticação do homem, no entanto ambos os animais compartilham ainda muitas caraterísticas primitivas como a necessidade de viver em matilhas ou os uivados.
Desta forma, um dos motivos pelos quais o cachorro uiva é para comunicar com a sua matilha ou com outros cachorros, do mesmo modo que fazem os lobos. Trata-se de um som de aviso no qual indica a outros cachorros que se encontram ali, que esse é o seu território, mas ao mesmo tempo é uma forma básica de captar a atenção da sua matilha, ou seja, dos seus donos.
Quando um cão uiva pode estar querendo chamar a sua atenção do mesmo modo que o faz ao ladrar, especialmente se cada vez que faz este ruído você vai consolá-lo. O cachorro sabe que se uivar o seu dono vai dar-lhe atenção, por isso alguns cães usam-no como forma de manipulação quando os latidos ou o choro não funcionam.

Uivar por ansiedade
Quantas vezes já ouviu um cachorro uivar enquanto os seus donos não estão em casa? Esta forma de comunicarem é tão comum para alguns animais como os latidos excessivos quando ficam sozinhos, e trata-se de uma via na qual o cachorro manifesta que se sente ansioso ao estar sozinho e separado do seu dono.
A ansiedade por separação é um problema importante em muitos pets, que sofrem de forma extrema quando os seus donos os deixam sozinhos para ir por exemplo trabalhar. Isto traduz-se em um comportamento que pode ser destrutivo, mordendo móveis e objetos, ou no qual o animal passe o dia todo a ladrar e a uivar para tentar comunicar com o sono ausente.
Deixar o seu cachorro com brinquedos adequados para se divertir na sua ausência, e levá-lo a passear e brincar com ele pelo menos duas vezes por dia é fundamental para reduzir ao máximo a ansiedade e dar ao seu pet a qualidade de vida que merece. Não se esqueça que os cachorros precisam de atividade para queimar energia e estarem saudáveis física e mentalmente.
Como resposta a outro som
Já reparou que muitas vezes quando uma sirena toca o seu cachorro uiva? Isto também acontece com alarmes e com determinados sons fortes ou agudos, e não é uma casualidade. Tudo se deve ao ouvido agudo e sensível destes animais que é capaz de captar frequências que nós humanos não conseguimos.
Perante estes sons tão particulares que o animal identifica com um som idêntico ao de um uivado, parece que o pet não pode fazer outra coisa que responder ou imitar estes sons. Os pesquisadores não têm claro porque acontece, no entanto acreditam que se deve ao modo no qual o animal interpreta estas frequências auditivas.
Uivar por dor
Este é talvez um dos pontos aos quais deve prestar mais atenção, se o seu cachorro sofrer de um golpe, alguma queda ou lesão e começar a uivar de forma constante, é muito provável que ele esteja ferido e tenha alguma lesão. Neste caso é importante levar o animal a um veterinário para uma revisão imediata.
Do mesmo modo, se detetar que o seu cachorro está fraco, apático, que deixou de comer ou que apresenta um comportamento estranho e pouco habitual que além disso está acompanhado do uivar, é conveniente uma revisão médica para descartar alguma doença.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros uivam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.