Por que os cachorros lambem os pés dos tutores?

Por que os cachorros lambem os pés dos tutores?

Não há dúvida de que um cachorro que lambe o seu tutor faz isso por ter gerado um importante vínculo afetivo com ele. Isto é um fato positivo para a relação entre o animal de estimação e seu companheiro humano, mas como acontece com todos os fatos positivos, quando se tornam excessivos, deixam de ter uma conotação tão positiva como era antes de cruzar a linha do excesso.

Levando em consideração que o comportamento canino de lamber é uma demonstração e um evidente parâmetro da existência de um grande apego, de um forte vínculo afetivo e de respeito entre o animal e seu tutor responsável, é hora de entender por que os cachorros lambem os pés dos tutores. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir a resposta!

Por que os cachorros lambem?

Você sabe por que os cachorros lambem? Esse comportamento de lamber dos cães para outros membros do seu grupo social (seja este grupo composto por humanos ou por outros cachorros) possui uma origem inata, evolutiva e hereditária. Lamber é um comportamento de reforço do vínculo afetivo e emocional entre os indivíduos pertencentes ao mesmo grupo social ou matilha.

A lambida canina dirigida para sua própria pelagem tem a função de mantê-la em perfeitas condições de higiene e sanidade. A lambida tem a capacidade de afastar ectoparasitas que habitam normalmente na pelagem e na pele dos animiais por por sua ação de arrastamento.

Embora estes parasitas sejam habitantes naturais, a falta de limpeza pelo cão através da lambida leva a um excesso na quantidade desses ectoparasitas, o que levaria à geração de uma dermatite em cães que, por sua vez, poderia levar à contaminação por bactérias, gerando uma infecção dermatológica grave. Desta forma, com a lambida o cachorro mantém distantes estes hóspedes que habitam a camada externa de seu corpo.

Atualmente é sabido que a saliva do cachorro contém uma série de substâncias químicas com propriedades bactericidas. Por isso, um outro motivo que explica porque os cachorros labem a si mesmos quando estão machucados é porque issopermite que as feridas sofridas na superfície da pele possam ser mais facilmente curadas. Quando o cão tem acesso às próprias feridas que são produzidas em uma briga ou em um acidente, ele tem mais chance de não contrair infecções.

Além do mais, os cachorros podem lamber a própria pelagem e suas feridas cutâneas, mas também podem fazer o mesmo naqueles indivíduos ou companheiros de grupo com os quais têm um forte e positivo vínculo afetivo.

Assim, repassando e de maneira geral, as principais razões que explicam por que os cachorros lambem, são:

  • Porque é um comportamento inato e hereditário
  • Para promover limpeza de sua pelagem e pele
  • Porque sua saliva possui propriedade bactericidas que ajudam na recuperação de feridas
  • Demonstração de carinho
  • Demonstração de vínculo afetivo

O que significa quando um cachorro lambe suas pernas e pés?

Agora que você já viu por que os cachorros lambem, vamos especificar ainda mais esse tipo de comportamento. A seguir, apresentamos alguns motivos que explicam por que os cachorros lambem os pés ou as pernas de seus tutores:

  • Demonstração de amor: um dos motivos principais pelos quais os cachorros lambem seus pés ou as pernas é porque está tentando demonstrar afeto por você. Em outras palavras, seu cachorro te ama.
  • Tenta chamar sua atenção: por outro lado, se o seu cachorro está com fome, sede, vontade de passear ou brincar, é provável que lamba seus pés para chamar sua atenção e transmitir essa necessidade.
  • Ansiedade: se seu cachorro te lambe compulsivamente, isso pode significar que, por algum motivo, seu cão está sofrendo de ansiedade. A ansiedade em cães pode aparecer por diversas razões, portanto, você deve avaliar o comportamento do seu companheiro peludo com seu veterinário.
  • Generalização do comportamento: também pode ocorrer que seu cachorro te lambe porque percebeu que você gosta disso, pois você o recompensa com carícias ou elogios, por isso continuará fazendo para agradá-lo. Isto é conhecido como generalização do comportamento. Para o tutor é agradável esse comportamento do seu cão para com ele e que, em vez de reprimi-lo, o recompensa com carícias ou elogios ao animal, reforçando esse comportamento e gerando um hábito em seu cão.
  • Fácil acesso: se seu cachorro quer lamber você por qualquer motivo, pode escolher seus pés simplesmente porque tem mais acesso a eles.

No entanto, se você acha que seu cachorro te lambe excessivamente ou passou a lamber muito mais de uma hora para outra, aconselhamos que você vá ao veterinário para poder avaliar a situação junto com o profissional. Por outro lado, pode ser útil ler este outro artigo sobre meu cachorro me lambe muito - por que e o que fazer.

Como evitar que o cachorro lamba seus pés?

Você já viu por que os cachorros lambem. Mas se você por algum motivo não quer seu cachorro fique lambendo seus pés, há algumas dicas que podem te ajudar nessa situação:

  1. Desvie a atenção dele: desviar o comportamento do cachorro para outra atividade pode ser uma boa solução para desacostumar seu peludo desse tipo de comportamento.
  2. Reforço positivo: o reforço positivo pode ser muito útil também para reeducar seu cachorro. Nossa dica é que você tenha petiscos em mãos e que o recompense quando não ele não te lambe. Desta forma, ele entenderá que se não o fato de não te lamber vai faz com que ele receba prêmios.
  3. Comandos básicos: também pode ser de grande ajuda educar seu cachorro com os comandos de obediência básicos. Isso tornará mais fácil, por exemplo, quando você disser "não", pois ao ouvir isso ele deixará de fazer o que estava fazendo.
  4. Consulte um etólogo: se você acha que as lambidas do seu cachorro se devem a um problema maior de ansiedade ou de comportamento, aconselhamos que procure ajuda de um profissional em comportamento canino.

Em qualquer um dos casos, a reeducação do cachorro é alcançada seguindo e respeitando a regra dos 3 P's: prática, paciência e perseverança. O cão é um animal nobre que, quando respeitado e com tempo, aprende com uma incrível facilidade e rapidez.

Se você preferir, assista ao seguinte vídeo em que resumidos os motivos que explicam por que seu cachorro te lambe:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros lambem os pés dos tutores?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Desmond Morris. (1996). Guía para entender a los perros. Ed. EMECÉ.
  • Konrad Lorenz. (1989). Cuando el hombre encontró al perro. Tusquets editores.
  • Konrad Lorenz. (1985). Consideraciones sobre las conductas animal y humana. Ed. Planeta-Agostini.