Por que os cachorros lambem as orelhas

Por que os cachorros lambem as orelhas

Os cães se comunicam de diversas maneiras: eles podem te acordar pela manhã com seus latidos, ou tentar chamar sua atenção para pedir comida. Um dos métodos que eles utilizam com mais frequência para se comunicar são suas lambidas. Isso também acontece com você?

É normal que seu cachorro lamba lugares como seu rosto, as mãos e os pés, mas existe um lugar em particular que parece ser seu favorito. Você já se perguntou por que seu cachorro gosta de lamber suas orelhas? Aqui no PeritoAnimal nós te explicamos. Continue lendo!

Por que os cachorros lambem os donos

Antes de descobrir por que seu cachorro lambe suas orelhas e outras partes do corpo, é necessário conhecer a motivação principal dos cães para esta ação. Alguma vez você já se perguntou o que eles ganham com tantas lambidas e lambidelas? Além disso, existem mais de 10 tipos de lambidas distintas, como saber realmente o que elas significam?

O olfato e o paladar são os dois sentidos que o cachorro utiliza com maior frequência para conhecer o mundo que o rodeia. Você se lembra que quando era um cachorrinho ele mordia tudo o que encontrava pela frente? Isso se deve em parte ao crescimento dos dentes, mas em parte também ao fato de a boca, e com ela a mastigação, ser uma das "pontes" para explorar o que o cachorro tem ao seu redor. E o mesmo acontece com os bebês humanos!

Por isso, uma das razões que leva seu cachorro a lamber tudo é simplesmente conhecer aquilo que está diante dele. Além disso, os cachorros também lambem seus entes queridos como uma expressão de afeto, ou até mesmo como uma maneira de demonstrar submissão e respeito.

Por que cachorro lambe o rosto do dono

Sabemos que nossos amigos caninos são especialistas em nos fazer sentir bem, por isso, se você se pergunta por que os cachorros lambem seus donos, deve saber que eles estão demonstrando todo o carinho, amor e afeto que sentem por você. Este comportamento é comum quando você chega em casa, momento em que seu cão está muito feliz por te ver e quer te dar super boas-vindas. Existe maneira melhor de ser recebido?

Por que cachorro lambe a boca do dono?

Uma das razões pelas quais um cachorro lambe a boca do tutor é porque está com fome e quer que você sirva sua comida. Esta lambida é instintiva e eles a utilizam principalmente quando estão começando a ingerir comida sólida, para que sua mãe regurgite o alimento que será para ele.

Os cachorros adultos podem fazer isso por diversos motivos, desde uma demonstração de carinho, porque sabem que isso te agrada, ou para mostrar um sinal de calma quando os estamos estressando ou inquietando. Também podem lamber a nossa boca como uma forma de chamar nossa atenção ou para nos acordar de manhã.

Por que cachorro lambe o pé do dono

Existem diversos motivos que fazem com que um cachorro possa nos lamber os pés, e na maioria dos casos isso se deve ao odor que eles exalam. A transpiração expulsa sais que os cachorros acham irresistíveis, ainda que para nós eles sejam desagradáveis. Também podem lamber nossos pés como brincadeira, como forma de experimentar novos cheiros ou para chamar nossa atenção.

Por que cachorro lambe as mãos do dono

Os cães são muito curiosos, eles gostam de explorar e conhecer tudo o que os rodeia. Isso inclui os humanos que vivem na casa e suas visitas. Esta é uma das razões pelas quais seu cachorrinho lambe suas mãos.

Embora muitas vezes ignoremos isso, as mãos podem revelar muito sobre o que fazemos durante o dia, os lugares em que estivemos e as coisas que tocamos. Quando o cachorro te lambe, pode sentir o gosto de algumas dessas atividades, então sua lambida é uma tentativa de conhecer um pouco sobre a sua rotina. Assim como no caso anterior, eles podem fazer isso como mais uma maneira de explorar seu sabor.

Por que cachorro lambe as orelhas do tutor

As orelhas são provavelmente uma das partes do corpo que mais chamam a atenção de nossos cachorros. Eles costumam lambê-las com frequência, sejam as de seus donos ou de outros cachorros. Alguns dos motivos que explicam por que meu cachorro gosta de lamber minhas orelhas são os seguintes:

  • Afeto: assim como acontece com o rosto, a lambida na orelha pode ser uma maneira de expressar seu amor por você. Se você pensar com cuidado, perceberá que quando seu fiel amigo faz isso, você responde com carinhos e afagos, o que o encoraja a continuar te lambendo constantemente.
  • Higiene: os cães lambem as orelhas uns dos outros como medida de higiene e podem tentar fazer o mesmo com você. Isso significa que você está sujo? Não necessariamente! Para os cães, é apenas uma maneira de evitar o acúmulo de cera, por isso este mimo tem como objetivo ser preventivo para você.
  • Gosto bom: pode parecer um pouco desagradável, mas uma das razões pelas quais os cães gostam de lamber as orelhas é porque eles gostam do sabor. Lembre-se que nossos amigos caninos conhecem o mundo através dos sentidos do olfato e paladar, porque estes são muito desenvolvidos, por isso não é estranho que gostem de nos lamber constantemente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros lambem as orelhas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.