Partilhar

Por que os cachorros lambem?

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 março 2018
Por que os cachorros lambem?

Ver fichas de  Cachorros

Se você tem um cachorro ou já interagiu com algum, sabe que têm tendência para lamber. Mas o que isso significa?

Os cães possuem um sistema de comunicação limitado e, por isso, usam a linguagem corporal como podem para mostrar as suas emoções e sentimentos aos tutores. Neste artigo vai descobrir que os cachorros lambem por muitas razões, não só para mostrar o seu amor e carinho (algo que achamos adorável, claro!).

Continue lendo este artigo de PeritoAnimal para descobrir por que os cachorros lambem.

Também lhe pode interessar: Por que os cachorros lambem as orelhas

Diferentes significados das lambidas dos cachorros

Existem vários motivos que levam o cachorro a te lamber sem parar, manifestando o seu carinho e amor por você:

  • Gosta de você: Tal como os humanos, os cachorros mostram carinho e ternura beijando quem eles amam, devolva o beijo!

  • Medo: Uma lambida cuidadosa e fraca pode representar medo, receio ou submissão quando é acompanhado por orelhas ou cauda baixa. Ele mostra lealdade para que você não ralhe com ele.
  • Fome: Se vir que o seu cachorro lambe o focinho excessivamente enquanto abre a boca, isso significa que o seu pet tem fome. Tudo começa com a fase de filhote, em que os cachorrinhos lambem a boca para pedir à mamãe que regurgite a comida.
  • Limpar: Os cachorros são, geralmente, animais limpos. A mãe lava os seus filhotes assim que nascem e continua até atingirem a maturidade. Nessa fase, os cães se lambem uns aos outros para demonstrar afeto.
  • Procurar contacto: Se depois de ele te lamber você oferecer um carinho, o cachorro vai interpretar a lambida como uma forma de obter mimo.
  • Explorar: É comum um cão lamber algo que não conhece como método de investigação. Não esqueça que o olfato do cachorro é muito mais desenvolvido que o humano. Em alguns casos, o facto de os cachorros lamberem os proprietários pode ser um indício de que eles estão sofrendo de uma doença.
  • Chamar atenção: Se você se encontrar doente ou se ele simplesmente quiser ir passear, é normal o cão chamar a atenção com uma lambida marota por todo o rosto.
  • Lamber o ar: Neste caso, o seu cachorro está tentando tranquilizá-lo e pedir que você confie nele.
  • Lamber em excesso: Seu cachorro está inquieto, nervoso ou pode ter vontade de vomitar.

Não esqueça que a linguagem corporal do cachorro é muito extensa. Garantimos que, se você se esforçar por compreendê-lo, ele pode deixá-lo surpreendido. Continue navegando pelo PeritoAnimal para descobrir tudo sobre pets e criar uma relação única com o seu cachorro.

Por que os cachorros lambem? - Diferentes significados das lambidas dos cachorros

Por que meu cachorro...

Se é a primeira vez que você tem um cachorro e está um pouco perdido, não se preocupe. PeritoAnimal vai ajudá-lo com artigos que explicam o seu comportamento. Não hesite em visitar:

  • Por que os cachorros tremem: Alguns cães, especialmente os de raças pequenas, tendem a tremer. Descubra por que o fazem e como pode ajudá-los a ficar mais confortáveis, deixando de tremer.
Por que os cachorros lambem? - Por que meu cachorro...

E os gatos? Por que os gatos lambem?

Se gostou de descobrir por que os cachorros lambem, não hesite em continuar navegando pelo PeritoAnimal para descobrir por que os gatos lambem. Os felinos, apesar de serem mais independentes, também desejam mostrar o seu amor e expressar as suas emoções a quem os protege e cuida deles.

Por que os cachorros lambem? - E os gatos? Por que os gatos lambem?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros lambem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os cachorros lambem?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que os cachorros lambem?
1 de 4
Por que os cachorros lambem?

Voltar ao topo da página