Partilhar

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 novembro 2017
Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?

Ver fichas de  Cachorros

No PeritoAnimal sabemos que se o seu cachorro é o seu melhor amigo, com certeza se divertirá não apenas compartilhando momentos com ele, como também achará engraçado e curioso muitas das coisas que faz, pois por vezes eles têm certos comportamentos que são intrigantes para os seres humanos.

Apesar de todos os séculos que já passaram no processo de domesticação, o cachorro ainda conserva comportamentos próprios do seu instinto, que demonstra na sua rotina diária. Um destes comportamentos é o que às vezes faz você se perguntar por que os cachorros dão voltas antes de deitar. Para esclarecer sua dúvida, continue lendo este artigo!

Os cachorros dão voltas por segurança e instinto

Os cachorros ainda conservam muitos hábitos provenientes dos seus antigos ancestrais, os lobos, por isso é normal vê-los realizando ações relacionadas a certos comportamentos que estão mais relacionados com a vida selvagem do que com a existência cômoda em casas humanas. Neste sentido, o seu cachorro pode estar dando voltas antes de deitar como uma forma de relembrar a necessidade de detetar qualquer inseto ou animal selvagem que possa estar escondido na terra e que poderia atacá-lo de surpresa.

Para além disso, a ideia de dar círculos também é achatar um pouco o espaço em relação ao resto do terreno, pois assim consegue criar uma espécie de buraco em que o cão pode proteger o seu peito e, assim, os seus órgãos vitais. Isto também lhe permite determinar em que direção está o vento, pois se estiver em um clima quente dormirá com o vento soprando em direção ao seu nariz, como uma forma de se manter fresco. Enquanto que se viver em um clima frio irá preferir fazê-lo com o vento soprando para suas costas, como uma forma de conservar o calor proveniente da sua própria respiração.

Por outro lado, dar círculos no sítio no qual deseja dormir também permitir espalhar o seu cheiro no lugar e marcar o seu território, avisando os outros que esse espaço já tem dono, sendo ao mesmo tempo mais fácil para o cachorro localizar o seu lugar de descanso novamente.

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar? - Os cachorros dão voltas por segurança e instinto

Por comodidade

Tal como você, o seu cachorro também quer descansar na posição mais cômoda e confortável possível, por isso é normal que tente achatar a superfície sobre a qual quer dormir com suas patas, para ter uma cama mais fofa. Não importa o quão confortável seja a cama que você comprou para ele, o seu instinto irá levá-lo a querer fazê-lo à mesma, por isso não é de estranhar você ver o seu cachorro dando voltas antes de deitar. Além disso, também é possível ver o seu cão arranhando a sua cama, por este mesmo motivo.

Quando se deve preocupar?

Embora dar voltas no lugar de dormir seja normal no cachorro, também é verdade que se se tornar em uma atitude obsessiva, na qual o seu cachorro não se deita, pode ser devido a alguma preocupação que sente ou um quadro de estresse que esteja sentindo. Recomendamos que consulte o seu veterinário para poder determinar a raiz do problema e resolvê-lo a tempo, assim como consultar o nosso artigo sobre transtornos obsessivos nos cachorros para encontrar a resposta à pergunta de por que o seu cachorro dá voltas antes de deitar.

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar? - Quando se deve preocupar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?
1 de 3
Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?

Voltar ao topo da página