Por que os cachorros arranham a cama antes de dormir?

Por que os cachorros arranham a cama antes de dormir?

Quantas vezes viu o seu cachorro arranhando a cama quando se vai deitar e se perguntou por que faz isso? Este comportamento, embora nos possa parecer estranho ou compulsivo, tem as suas explicações.

Em geral, esta atitude provém dos seus instintos mais primários, umas técnicas que os lobos utilizam para marcar o seu território ou regular a temperatura. No entanto, também pode ser um sinal de ansiedade ou outros problemas.

Se alguma vez se perguntou por que os cachorro arranham a cama antes de dormir, continue lendo este artigo do Perito Animal em que lhe damos as respostas para que entenda melhor os costumes do seu amigo patudo.

Marcar o território

Este é um costume instintivo que provém do lobo, o primo afastado dos cães. Já deve saber que os cães gostam de marcar o seu território com urina, do mesmo modo gostam de o fazer com a sua cama. Nas almofadinhas das suas patas têm umas glândulas que emitem um odor especial e único, desta forma, ao arranharem a cama espalham o seu cheiro e os outros cães podem reconhecer a quem pertence esse lugar.

Danos nas unhas

Uma das razões por que os cachorros arranham a cama antes de dormir pode ser simplesmente por terem as unhas demasiado compridas e só estão tentando encontrar qualquer coisa para as limpar. Para o solucionar basta manter as unhas do nosso pet curtas, cortando-as nós mesmos, e se não souber como o fazer deve recorrer aos serviços de um veterinário.

Libertar energia

Quanto dos cães não fazem exercício suficiente podem arranhar a cama para libertar a energia acumulada. No entanto, isto é um sinal de ansiedade, uma vez que o nossos amiguinhos precisam de correr e gastar energia. Devemos ter cuidado uma vez que isto pode desencadear problemas físicos e psicológicos no cachorro.

Regular a temperatura

Este também é um costume instintivo, já reparou alguma vez em como os cachorros, quando estão no campo, arranham a terra e se deitam em um buraco? É uma forma de se manterem frescos nas regiões onde faz calor, e quentinhos nas zonas onde faz frio. Eles levam esse mesmo costume para a cama, arranhando-a antes de dormir para tentar regular a temperatura corporal.

Conforto

Esta é a resposta mais óbvia à questão por que os cachorros arranham a cama antes de dormir. Tal como as pessoas, gostam de ajeitar a sua almofada para a tornar mais confortável antes de dormirem. É a sua maneira d reorganizar o lugar onde dormem para estarem o mais confortável possível. Neste artigo ensinamos você a fazer uma caminha para cachorro passo a passo para que a arranhe o que quiser e durma confortável e ao seu gosto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros arranham a cama antes de dormir?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.