Por que o meu gato treme quando dorme?

Por que o meu gato treme quando dorme?

No PeritoAnimal sabemos que observar os gatos costuma ser uma diversão para a maioria das pessoas que têm a sorte de ter um felino em casa como companheiro. Não só são engraçados os seus movimento e elegância dos seus gestos, como além disso é encantadora a sua curiosidade e as sais curtas onde se costumam meter.

Se é dessas pessoas que gosta de os observar, certamente já reparou que por vezes os gatos tremem quando dormem, e já se deve ter perguntado qual é o motivo que os leva a fazer isso. Neste artigo respondemos a essa pergunta e explicamos porque os gatos tremem quando dormem, continue lendo!

Têm frio?

Esta pode ser uma das razões pelas quais o seu gato treme enquanto dorme. Lembre-se que os felinos têm uma temperatura corporal mais elevada do que a do ser humano, por volta de 39 graus centígrados. É por isso que em noites muito frias, e especialmente se o seu gato é de pelo curto, não é de estranhar que sinta algum frio no seu pequeno corpo. É fácil de reparar porque o seu tremer é muito particular, como calafrios, e tenta enrolar-se o melhor que conseguir sobre ele mesmo.

Nestes casos pode oferecer ao seu gato uma manta e uma cama mais abrigadas, colocando-as longe de correntes de ar ou janelas. Desta forma consegue dar-lhe o calor que ele precisa.

Está sonhando?

Esta é a segunda razão pela qual um gato pode tremer quando dorme. Diversos estudos indicam que a resposta a esta pergunta é afirmativa: os gatos, tal como os cachorros, sonham quando dormem.

Não podemos saber que tipo de sonhos se tratam, a sua estrutura nem o quão elaborados são, mas pelo que parece é a isso que se devem os movimentos corporais involuntários que têm enquanto dormem, que erradamente são interpretados como tremores.

Segundo diversos estudos, a atividade no cérebro dos gatos durante a etapa do sono profundo é muito parecida à que os humanos têm, sendo acompanhada não só por pequenos tremores nas extremidades, como também por movimentos nas pálpebras e inclusive nos músculos faciais. A este tipo de movimentos que levam a cabo de forma involuntária enquanto dormem chama-se sono REM, e indicam que o cérebro está trabalhando, de maneira que a imaginação está produzindo um sono na mente do ser que está a dormir.

O que sonha o seu gato? Impossível saber! Talvez imagine que persegue uma presa ou sonha com ser um grande leão, ou inclusivamente pode sonhar que está comendo um pouco do seu alimento favorito. O certo é que este tipo de movimentos enquanto dorme não devem provocar nenhum alarme.

Problemas de saúde?

Já alguma vez sentiu uma dor tão forte que, inclusivamente, enquanto está dormindo treme por causa disso? Pois os animais também passam pelo mesmo e, assim sendo, se as opções anteriores forem descartadas é possível que o seu gato trema enquanto dorme porque está sofrendo algum problema de saúde. Para o identificar, aconselhamos que consulte o nosso artigo sobre os principais sinais de dor em gatos, visto que se esta é a causa dos tremores, garantimos que virá acompanhada de outros sinais como miados, agressividade ou posturas anormais no felino.

Se o seu gato treme por dor, ou alguma patologia, não duvide e recorra ao veterinário o quanto antes, para que este determine o motivo exato e inicie o melhor tratamento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato treme quando dorme?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.